domingo, 18 de julho de 2010

Raízes [e frutos] da MPB 06 - Lupicínio Rodrigues

Depois de dois dias sem postar (por conta de trabalhos a serem entregues, noites mal dormidas, prazos etc.), cá estou eu devolta, com o sexto volume da coleção que homenageia os maiores compositores da velha guarda da MPB. E, preparem-se, porque Lupicínio permitiu-me montar uma coletânea muito bonita (graças à quantidade imensa de gravações que suas obras receberam e seguem recebendo)... bem variada, bem surpreendente, com gente da antiga e da moderna, mas tudo com aquele acabamento quase desgraçado da maioria das suas composições.

Reparem bem na faixa "Exemplo", interpretada com maestria pelo grande Jards Macalé, que muitos não gostam de ouvir. Dispam-se dos preconceitos, ouçam com calma (reparem no arranjo) e vejam se, por trás da aura amalucada, não se esconde um ótimo cantor. Notem também o tom abolerado que Tânia Alves dá à já surrada "Vingança" - fica um clima de deboche no ar, mais leve, mais divertido. A faixa menos conhecida - mas que não chega a ser rara, diga-se a verdade - talvez seja "Esses moços", com Leny Andrade. E, me Deus, como ela canta bem! Desbancou nomes de peso, como Gilberto Gil. Destaque também para "Nunca", na voz da sublime Alaíde Costa, acompanhada pelo insubstituível piano de João Carlos Assis Brasil.

Como não queria deixar "Loucura" de fora e também como achava que a interpretação de Bethânia para "Ela disse-me assim" assim uma coisa divina, ousei juntar as duas gravações em um medley - desculpem-me os puristas; deleitem-se os bethanetes! E que se feche o disco com uma gravação inusitada de Rita Lee (com voz dobrada e tudo) para "Felicidade". Até a próxima!

1. NERVOS DE AÇO - Simone
2. SE ACASO VOCÊ CHEGASSE - Eduardo Canto
3. NUNCA - Alaíde Costa
4. VOLTA - Noite Ilustrada
5. FUGA - Altemar Dutra
6. ESSES MOÇOS - Leny Andrade
7. HÁ UM DEUS - Joanna
8. QUEM HÁ DE DIZER - Jussara Silveira
9. CASTIGO - Lupicínio Rodrigues
10. BRASA - Orlando Silva
11. MARIA ROSA - Elis Regina
12. JUDIARIA - Lupicínio Rodrigues
13. CADEIRA VAZIA - Andrea Pinheiro
14. VINGANÇA - Tânia Alves
15. FOI ASSIM - Elymar Santos
16. EXEMPLO - Jards Macalé
17. AVES DANINHAS - Dalva de Oliveira
18. ELA DISSE-ME ASSIM / LOUCURA - Maria Bethânia
19. UM FAVOR - Áurea Martins
20. FELICIDADE- Rita Lee

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi bruno tudo bem? Aproveitando o espaço tem uma postagem do ano passado do dia 24 de julho é do especial da Simone, o link estar vencido daria pra atualiza-lo. Adoraria ter aquela conletânia, Obrigado...Adoro seu blog é tudo de bom, Parabens. Antonio Carlos, SP.

Juvas disse...

Primeiro nota Mil o "nosso" Blog!
Bruno não consigo baixar nada do 4shared será que estou bloqueando com o meu firewall? (Uso o Comodo).
Grande abraço!