terça-feira, 20 de julho de 2010

Raízes [e frutos] da MPB 07 - Adoniran Barbosa

Tenho um carinho especial por Adoniran Barbosa - foi com ele que aprendi a gostar de música. Eu não tinha oito anos ainda e, até hoje não sei como, comecei a gostar de Adoniran. Claro que o que primeiro me encantou foram os clássicos ("Saudosa maloca", nesta coletânea cantada de forma genial por João Bosco, "Trem das onze", em uma interpretação inusitada de Maria Gadu, e "Samba do Arnesto", em gravação clássica de Rita Lee)... e admito que, criança, sentia uma certa tristeza ao ouvir canções como "Acende o candeeiro" e "Já fui uma brasa" - o arranjo vocal e a melodia, por alguma razão, me punham melancólico.

Mas o tempo foi passando, fui adquirindo discos, CDs, lendo livros e hoje, posso dizer, conheço muita coisa deste compositor genial. Para esta coletânea usei muitas faixas dos memoráveis discos Adoniran Barbosa - O poeta do Bexiga e Adoniran - 100 anos, como o "Samba italiano", defentido pela ex-Trem da Alegria Patrícia Marx e "Aguenta a mão, João", sintomaticamente apresentada pelo grupo Fundo de Quintal, do primeiro; e "As mariposas", com a sempre debochada Mart'nália, do segundo. Também procurei gravações mais ousadas, justamente os casos das faixas interpretadas por Cida Moreira e Edson Cordeiro.

Como dizem alguns, Adoniran é o cronista de uma São Paulo que não existe mais. Que não existe mais na realidade, na concretude do cotidiano. Mas que continua existindo nas suas canções.

1. TIRO AO ÁLVARO - Diogo Nogueira
2. SAUDOSA MALOCA - João Bosco
3. PROVA DE CARINHO - Cida Moreira
4. IRACEMA - Beth Carvalho
5. TREM DAS ONZE - Maria Gadu
6. DESPEJO NA FAVELA - Edson Cordeiro
7. BOM DIA, TRISTEZA - Maria Bethânia
8. AGUENTA A MÃO, JOÃO - Fundo de Quintal
9. SAMBA DO ARNESTO - Rita Lee
10. AS MARIPOSAS - Mart'nália
11. TORRESMO À MILANESA - Marcelinho Moreira
12. VILA ESPERANÇA - Demônios da Garoa
13. SAMBA ITALIANO - Patrícia Marx
14. MULHER, PATRÃO E CACHAÇA - Quinteto em Branco e Preto
15. FICA MAIS UM POUCO AMOR - Demônios da Garoa
16. APAGA O FOGO, MANÉ - Martinho da Vila
17. ABRIGO DE VAGABUNDO - Clara Nunes
18. NÓIS VIEMO AQUI PRA QUÊ? - Adoniran Barbosa
19. UM SAMBA NO BEXIGA - Adoniran Barbosa
20. VÉSPERA DE NATAL - Marcos Sacramento

2 comentários:

Daniel disse...

Amigo eu não entendi. Como que o seu CD da coleção tem 20 músicas do Adoniran, SE no site oficial da coleção diz que o repertório do CD é de 14 músicas ??

Muito estranho isso. Abraço

Anônimo disse...

Nao foi possivel baixar