quinta-feira, 22 de julho de 2010

Raízes [e frutos] da MPB 09 - Ary Barroso


Às vezes eu esqueço que fiz meu mestrado sobre Dorival Caymmi, e passa pela minha cabeça a ideia de que Ary Barroso é o nosso maior compositor. Sei lá... eleger "o maior", "o melhor", "o mais importante" talvez nem seja algo possível, em se tratando de arte. Mas como não considerar esta hipótese para alguém que compôs "Aquarela do Brasil", "No tabuleiro da baiana" e "Isto aqui o que é?"? Isso sem falar em clássicos absolutos como "No rancho fundo", "Camisa amarela", "É luxo só" e "Na Baixa do Sapateiro"! Isso sem mencionar diamantes do quilate de "Três lágrimas", "Tu" e "Maria"! Enfim, por qualquer ângulo que se olhe, Ary é um compositor descomunal e montar este volume da série Raízes [e frutos] da MPB foi um trabalho simplesmente de eliminação... porque eram tantas músicas sensacionais, em gravações dos mais variados tipos e estilos, que foi difícil ficar só com 20. E já tem mais um livro na minha fila de leituras: a biografia de Ary Barroso, escrita por Sérgio Cabral. Só me falta tempo!

Baixem e ouçam a coletânea, cheia de gravações diferentes das que todos estamos costumados a ouvir! Saem as Elizeths, as Dalvas, os Franciscos e os Silvios de sempre e entram os mais atuais Zé Renato, Rosa Passos e Jane Duboc. Sempre com espaço para um Cauby mais surpreendente, uma Angela Maria mais dramática ou um Nelson Gonçalves mais emotivo! E reparem também nas gravações raras de "Risque", com Elba Ramalho, e "Pra machucar meu coração", em dueto de Ney Matogrosso e Paulinho da Viola. Sensacionais! E livrem-se do preconceito para ver como Ary consegue dignificar nomes até como os de Alexandre Pires, Elymar Santos e Fábio Jr. Viva Ary Barroso!

1. AQUARELA DO BRASIL - Alexandre Pires
2. NO TABULEIRO DA BAIANA - João Gilberto, Maria Bethânia, Caetano Veloso e Gilberto Gil
3. MORENA BOCA DE OURO - Cauby Peixoto
4. RISQUE - Elba Ramalho
5. É LUXO SÓ - Elza Soares
6. POR CAUSA DESSA CABOCLA - Eliete Negreiros
7. NA BAIXA DO SAPATEIRO - Daniela Mercury
8. FOI ELA - Rosa Passos
9. TERRA SECA - Angela Maria
10. FOLHA MORTA - Elymar Santos
11. NA BATUCADA DA VIDA - Ná Ozzetti
12. MARIA - Jane Duboc
13. CAMISA AMARELA - Vânia Abreu
14. NO RANCHO FUNDO - Fábio Jr.
15. INQUIETAÇÃO - Zezé Gonzaga
16. FACEIRA - Zé Renato
17. PRA MACHUCAR MEU CORAÇÃO - Paulinho da Viola e Ney Matogrosso
18. TRÊS LÁGRIMAS - Nelson Gonçalves
19. TU - Dorival Caymmi
20. DEIXA O MUNDO FALAR - Olívia Byington

5 comentários:

Caio Xavier disse...

Mais uma grande coletânea! Obrigado Bruno. Ei, cadê o MPBruno no Twitter??

Natival disse...

Bruno, muito joia esta sequência Raízes e Frutos! Parabéns!

Fiquei na curiosidade de uma coisa: esse dueto de Paulinho e Ney foi do "Prêmio Tim Ary Barroso"? Se sim, você tem outros arquivos deste programa? Gostaria de "Na Batucada da vida" com Zélia Duncan e Luiz Melodia. Abraço!

Bruno disse...

Oi, Caio! Muito obrigado pelo elogio e, sabe, nunca pensei em fazer um twitter para o blog! Fica a dica, né? Vou estudar o assunto! Obrigado!!!!!

Bruno disse...

Natival, esta faixa é exatamente deste show a que você se referiu, sim. Eu QUASE inclui a gravação da Zélia Duncan e do Luiz Melodia, mas não achei a qualidade técnica satisfatória!
Abraço e obrigado pela visita!!!

Lu Oliveira disse...

Olá,
Achei esse post enquanto procurava conteúdos relacionados ao Ary Barroso. Muito bacana!
Abraços,
Lu Oliveira
www.luoliveiraoficial.com.br