segunda-feira, 26 de julho de 2010

Raízes´[e frutos] da MPB 12 - Dorival Caymmi


Caymmi é o máximo! E, para falar dele, eu nem sei por onde começar. Estudei tanto a vida e a obra deste gênio para elaborar minha dissertação de mestrado que, agora, quando preciso escrever umas poucas linhas, me sinto perdido. Só me lembro de ter uns oito anos e estar andando na praia entre meu avô e minha avó: ele, desafinadíssimo, tentando cantar "Marina", mas só se lembrando de uma parte da letra, e ela tentando pôr ordem naquilo, marcando compassos, regrando o ritmo, ajustando as notas. De lá para cá foi tudo tão natural que o tempo nem parece ter passado. Caymmi tem essa magia, de subverter qualquer noção de tempo que se possa ter. Compõe ao seu tempo, lança disco ao seu ritmo, faz uma música que parece etérea, não se materializando em lugar nenhum que não nos nossos corações.

Procurei aqui não repetir nenhum fonograma já incluído na coletânea O bom velhinho, postada há alguns meses, também em homenagem a Caymmi. Aos fãs de Dorival ou da boa MPB, recomendo o download! Se naquele disco tínhamos, por exemplo, "O mar" na interpretação respeitosa de Sérgio Ricardo, temos aqui o próprio Caymmi defendendo sua obra mais significativa. Assim também é que entram aqui seus três filhos, Nana, Dori e Danilo, defendendo cada um um clássico de papai.

Caymmi dizia, sem modéstia nenhuma, que quem melhor cantava as suas canções era ele mesmo. Eu tenho que concordar, embora os maiores cantores da nossa música (para não falar todos) já tenham criado para as canções de Caymmi versões sensacionais: de Carmen a Roberta, de Francisco a Diogo, sem falar em Gal, Bethânia, Caetano, Gil, Milton, Fafá etc. Caymmi é eterno.

1. VOCÊ JÁ FOI À BAHIA? - Margareth Menezes
2. NOITE DE TEMPORAL - Angela Maria
3. O MAR - Dorival Caymmi
4. O QUE É QUE A BAIANA TEM? - Rita Lee
5. O SAMBA DA MINHA TERRA - Novos Baianos
6. ACALANTO - Roberto Carlos
7. DORA - Milton Nascimento e Gilberto Gil
8. MARINA - Danilo Caymmi
9. MARACANGALHA - Diogo Nogueira
10. JOÃO VALENTÃO - Ná Ozzetti
11. SAUDADE DA BAHIA - Moinho
12. ... DAS ROSAS - Ana Salvagni
13. ORAÇÃO DE MÃE MENININHA - Daniela Mercury
14. SAUDADE DE ITAPOÃ - Nana Caymmi
15. MORENA DO MAR - Maria Bethânia
16. NEM EU - Adriana Maciel
17. ROSA MORENA - Zé Renato
18. SÁBADO EM COPACABANA - Cláudio Nucci
19. VOCÊ NÃO SABE AMAR - Jussara Silveira
20. QUEM VEM PRA BEIRA DO MAR - Dori Caymmi

Um comentário:

Unknown disse...

Oi, Bruno,

tudo bem? Nao foi possivel baixar o link do Caymmi. Abraços e obrigado por mais esta nova "coleçao".