Zizi Possi é a voz da perfeição. Sua voz tem um timbre que nem parece voz de gente, parece cristal, parece instrumento musical, parece qualquer coisa de divino. Excetuando-se algumas faixas dos seus discos dos anos 80, tudo o que ela gravou é de extrema qualidade, sempre com uma marca própria de elegância, sofisticação e bom gosto. Quem nunca ouviu seus discos Sobre todas as coisas, de 1991, e Valsa brasileira, de 1993, precisa parar e escutá-los com calma. São verdadeiras aulas do que é boa música. Os repertórios dos discos de Zizi são variados, dando voz a nomes nitidamente elitizados - como Chico Buarque e Edu Lobo -, lapidando pérolas de autores menos associados à MPB - caso de Cartola e Nelson Cavaquinho -, sem deixar de surpreender o público com novas interpretações para músicas latinas ou nordestinas.
A coletânea de hoje procura reunir os fonogramas dispersos de Zizi, muitos deles gravados para trilhas de filmes, peças ou novelas. Tem também as incursões da cantora pelos indefectíveis songbooks e mais uma ou outra joia rara. Devo dar crédito aqui ao jornalista e pesquisador musical Rodrigo Faour - amigo especial -, que vive se dedicando à nossa música brasileira, produzindo discos maravilhosos, montando coletâneas sensacionais, criando discos coletivos deslumbrantes e promovendo relançamentos encantadores. Algumas faixas da coletânea de hoje foram tiradas do disco Pérolas raras, de 2006, que trazia várias gravações esquecidas de Zizi e que eram até então inéditas em CD. Aprendam: qualquer coisa que leve o nome do Rodrigo é coisa boa!
1. ROSA DOS VENTOS - Faixa gravada especialmente para a trilha sonora da novela Os mutantes - Caminhos do coração, de 2008.
2. SEMPRE NÃO É TODO DIA - Canção de Oswaldo Montenegro e Mongol gravada em 1987 para o disco com a trilha da peça Aldeia dos ventos.
3. COM AÇÚCAR, COM AFETO - Do Songbook Chico Buarque, volume 8, lançado em 1999.
4. EU ANDO OK - Gravação feita especialmente para a trilha da novela Pé na jaca, de 2006.
5. COISA MAIS DOIDA - Faixa de 1982, extraída da trilha sonora do filme Os Vagabundos Trapalhões.
6. COPO VAZIO - Do Songbook Gilberto Gil, volume 3, lançado em 1992.
7. I GOT IT BAT AND THAT AIN'T GOOD - Participação de Zizi Possi no disco Ellingtonia, dos Heartbreakers, de 1989, com canções de Duke Ellington.
8. NÃO TEM SOLUÇÃO - Gravação, também de 1989, feita para o disco Grandes Autores - Dorival Caymmi, incluída em 1993 na trilha sonora da novela Olho no olho.
9. QUANDO O AMOR ACONTECE - Do Songbook João Bosco, volume 1, lançado em 2003.
10. O CIRCO MÍSTICO - Participação de Zizi Possi no disco com a trilha donora do balé O grande Circo Místico, de 1983, de autoria de Chico Buarque e Edu Lobo.
11. SOL E CHUVA - Faixa composta para a trilha do balé Dança da meia-lua, gravada em 1988.
12. MEIA NOITE - Do Songbook Edu Lobo, volume 1, lançado em 1995.
13. LUZES E SOMBRAS - Faixa gravada por Zizi para a trilha sonora do filme Oriundi, de 2000.
14. FLORES E JARTINS - Gravação de 1982, realizada para o especial de televisão Viagem encantada.
15. BEATRIZ - Do Songbook Chico Buarque, volume 2, lançado em 1999.
16. VIDA DE BAILARINA - Faixa de 1988, gravada exclusivamente para a trilha sonora da novela Vida nova.
17. A FORÇA - Gravação feita em 1979 para a trilha sonora da novela O todo poderoso.
18. LÁBIA - Participação de Zizi Possi na trilha sonora do musical Cambaio (2001), de Chico Buarque e Edu Lobo.
19. TEREZINHA - Faixa extraída do disco com a trilha sonora da peça Ópera do malandro, de 1979.
20. SILVANA - Gravação de 1984, feita especialmente para a trilha sonora da novela Vereda tropical.
21. THE LONG AND WINDING ROAD - Participação de Zizi no disco coletivo O submarino verde e amarelo, gravado ao vivo em 1999.
Link para baixar a coletânea: http://www.4shared.com/file/121998340/ae4dd891/Zizi_Especial_-_mpbrunoblogblogspotcom.html.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Tá chique pra caramba, Bruno voce é um luxo só sobre todas as coisas.
Oi Bruno
Tens certeza que a música "Flores e Jardins" foi mesmo de um especial de TV?
Eu tenho este LP e não sabia disso... O disco é promocional da Johnson & Johnson e o que consta no verso é o seguinte:
"Este disco foi produzido originalmente como parte das comemorações à inauguração da nova fábrica de produtos para crianças da Johnson & Johnson em Jaguariúna, São Paulo. Novembro de 1982."
Abraços
Boa noite Bruno, será que poderia atualizar o blog e postar novamente este lindo cd? Ficaria muitíssimo grato!
Luiz Roberto - São José dos Campos-SP
Olá Bruno, que trabalho fantástico o seu. Estava justamente buscando canções de Zizi que não tenho para completar minha discografia dela, quando acho esse disco... pena o link estar desativado. É possível reativá-lo?
De qualquer maneira, estou favoritando seu blog!
Postar um comentário