quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Discos comprados 07

Ai, meu Deus! E já tem gente reclamando do ritmo mais lento das postagens... Volto a explicar: é que estou trabalhando muito e, por isso, me sobra menos tempo para o blog. Continuo adorando compartilhar minhas coletâneas, divulgar meus artistas preferidos, montar discos etc. Só que preciso trabalhar, para ter dinheiro para comprar os discos, não é mesmo, minha gente? Falando em comprar discos, os dias têm sido de muitos lançamentos. Lá seguem mais quatro!

PRA SE TER ALEGRIA - AO VIVO NO RIO - Roberta Sá - Nunca neguei: Roberta é, das novas, a minha preferida. Canda lindamente, tem um repertório ao mesmo tempo moderno (sem ser modernoso) e tradicional, se cerca de músicos excepcionais e tem uma simpatia sedutora. Seus discos de estúdio são sensacionais, desses que a gente tem vontade de escutar inteiro, sem pular faixa nenhuma. Só que, por ser um retrospecto de seus trabalhos anteriores, o show registrado ao vivo em CD e DVD não consegue ser assim tão sensacional... porque a maioria das faixas todo mundo já conhece. Claro, tem (muita) gente que vai comprar o disco justamente por isso, mas que é gostoso ouvir coisas novas, ah, isso é! As únicas faixas inéditas do disco são os sambas "Agora sim" e "Samba do balanço", sendo que o primeiro é incomparavelmente melhor que o segundo. Como bônus, o disco traz quatro gravações de estúdio, com participações especiais de Chico Buarque, Ney Matogrosso, António Zambujo, Ymaandú Costa e do Trio Madeira Brasil.

ELAS CANTAM ROBERTO CARLOS - Vários artistas - Não há necessidade de explicar de que disco se está falando, né? O duro foi selecionar apenas cinco faixas para esta coletânea que tem ares de amostra grátis. Optei simplesmente por incluir alguns dos números que mais me agradaram no show - vi pela TV e não no Theatro Municipal, infelizmente. E quero comentar aqui dois pontos importantes. O primeiro é a respeito do acabamento físico do disco... que coisa bem cuidada! Não, não temos ousadias. Não, não temos verniz, faca ou nada do gênero. Temos apenas um disco duplo, caprichado, com tudo bem simples (como costuma acontecer nos discos do Rei)... Mas em volume farto (são dois encartes, um para cada volume): com muitas páginas, todas cheias de fotos bem tiradas, com muitas informações etc. E quero comentar também a qualidade do som do disco (duplo, por sinal). Como pode, ainda hoje, com tanta tecnologia a favor, um registro ao vivo trazer falhas na captação? Pior: a captação do áudio ficou a cargo da Rede Globo e, talvez por isso mesmo, o som não esteja em níveis excelentes! Sem falar nos cortes abruptos, nos aplausos sobrepostos etc... mas vale o registro desse momento histórico, lindo e emocionante!

CANTANDO ROBERTO RIBEIRO - Leandro Sapucahy - Os tributos em forma de disco geralmente homenageiam compositores (Fulano canta Noel, Beltrano canta Chico, Sicrano canta Caymmi etc.), restando raras as vezes em que um intérprete recebe tal tipo de homenagem. Só que Roberto Ribeiro era tão cheio de personalidade, tinha um timbre tão encantador, defendia um repertório tão coeso, que faz sentido que o jovem e badalado Leandro Sapucahy devote ao mestre um disco-tributo. Os arranjos são bastante honestos, deixando claro que se trata de um disco de samba, sem firulas, sem vontades de inventar, sem nada a mais ou a menos. O repertório, claro, é perfeito, juntando sucessos óbvios de Roberto (como "Acreditar", "Todo menino é um rei" e "Meu drama") a composições menos conhecidas (casos de "Tempo é" e "Propagas"). Só que Leandro não tem a voz que tinha o homenageado e, em alguns momentos, se for feita a comparação, chega-se a pensar em como seria bom se fossem relançados os discos do próprio Roberto Ribeiro... Então é assim: o novo disco de Leandro é muito bom! Dá para ouvir, cantar, apreciar mesmo. Mas ele serve, antes de tudo, para lembrar e fazer ouvir o grande cantor que foi Roberto Ribeiro.

ROMANCE VOL. II - Marisa Orth - A inteligência, o humor, a ironia, o deboche e a perspicácia, características marcantes da atriz Marisa Orth, aparecem também no seu lado cantora. Aliás, nem dá para separar exatamente uma coisa da outra. Cantando, Marisa não deixa de interpretar - no que acerta, já que voz propriamente dita ela não tem. O que ela tem são músicas quase sempre divertidas e dramáticas e uma banda que lhe sustenta bem. E - deve ser dito - um material gráfico de primeira linha, feito pelo extraordinário Gringo Cardia. Embora o clima sugerido pela capa e pelo encarte remeta inevitavelmente a um ambiente de boate, de glamour, de hotel chique, de cabaré, não esperem por uma crooner tradicional, dessas de voz pesada e sedutora. Esperem, isso sim, por um disco quase pop, mas com momentos de profunda criatividade!

1. MAMBEMBE - Roberta Sá e Chico Buarque
2. VOCÊ NÃO SABE - Hebe Camargo
3. ESTRELA DE MADUREIRA - Leandro Sapucahy
4. INSANIDADE TEMPORÁRIA - Marisa Orth
5. PEITO VAZIO - Roberta Sá e Ney Matogrosso
6. PROPOSTA - Zizi Possi
7. ACREDITAR - Leandro Sapucahy
8. LAMA - Marisa Orth
9. EU JÁ NÃO SEI - Roberta Sá e António Zambujo
10. SUA ESTUPIDEZ - Alcione
11. VAZIO - Leandro Sapucahy
12. DEMAIS - Marisa Orth
13. MODINHA - Roberta Sá e Yandú Costa
14. DESABAFO - Fafá de Belém
15. INGENUIDADE - Leandro Sapucahy
16. I'M NOT IN LOVE - Marisa Orth
17. AGORA SIM - Roberta Sá
18. AS CURVAS DA ESTRADA DE SANTOS - Paula Toller
19. MEU DRAMA - Leandro Sapucahy
20. AS DORES DO MUNDO - Marisa Orth

Link para baixar a coletânea: http://www.4shared.com/file/129798879/f90cf300/Discos_comprados_07_-_mpbrunoblogblogspotcom.html.

26 comentários:

contatos imediatos disse...

Muito legal! Só acho que, embora a música seja linda, Hebe Camargo poderia dar lugar na seleção a outra diva! Ana Carolina, por exemplo, levantou a platéia com "Força estranha"...

Acima de uma seleção de bom gosto, você nos presta um serviço de divulgação, Bruno! Obrigado duplamente!

Apolinário Jr.

JORGE LOPES disse...

Assisti a gravação do DVD da Roberta Sá e lá mesmo senti falta de composições novas, mas acho q valeu como registro de seus cds antigos. E tb faltou emoção nos registros de estúdios. Espero que não demore a vir um dvd com mais inéditas.
Parabéns pelo excelente trab que vc faz aqui. Abraços

Karen Lemos disse...

Que maravilha, Bruno!!

Muito obrigada por compartilhar conosco. Esse cd/dvd Roberta Sá me interessou, adoro ela!!

um beijo

holden disse...

Você mostrou, de novo, que tem bom gosto musical e excelente percepção daquilo que é bom. Ana Carolina levantou a platéia, e indiscutivelmente é uma diva, mas a versão dela para Força Estranha, estava longe da emoção que ela passa em outras músicas. Sobrou voz, mas faltou sangue à veia.
Por outro lado, emoção de sobra teve na interpretação da Fafá para Desabafo e você perfeitamente a incluiu entre as melhores. Eu não canso até hoje de ver o vídeo e escutar a música.

Anônimo disse...

Adorei. Apenas faltou Fruto Proibido da Rita Lee na regravação da Maris Orth. É possível incluir em outro post?

Anônimo disse...

faz uma coletânia de marisa monte?!

Anônimo disse...

paula toller cantando as curvas da estrada de santos ficou tão chocho...

Robson Saldanha disse...

To com quem falou aí em cima.

Faz uma coletânea de Marisa Monte! =)

Anônimo disse...

Bruno..tudo bem q vc agora tá meio sem tempo, mas ficar desde o dia 2 sem postar nada é sacanagem!! Vc tava indo tão bem...

Bruno disse...

Oi, pessoal!!! Estou em uma viagem a trabalho e, assim que voltar, coloco novidades no blog!!! Aguardem, por favor!
Abraçooooo
Bruno

Anônimo disse...

ATUALIZA, POR FAVOR, BRUNO!
se possível, com partes do EDU KRIEGER, CDzão, bom mesmo.

Anônimo disse...

Esse site já era... O cara começa legal e acaba assim. É a cara do Brasil e de brasileiro mesmo!! Seria mehor deletar o site.

Dj Girl disse...

Coloquei seu blog na lista do meu, alem de segui-lo agora ele vale + um clique.
Passa lá depois e dá uma olhadinha, não to conseguindo colocar banners nele pois meu html ta dando problemas mas depois vemos isso.

bj

Dj Girl disse...

Coloquei seu blog na lista do meu, alem de segui-lo agora ele vale + um clique.
Passa lá depois e dá uma olhadinha, não to conseguindo colocar banners nele pois meu html ta dando problemas mas depois vemos isso.

bj

Saddi disse...

AAAAA eu adoro seu blog.

Vc tem um bom gosto muito requintado quando escolhe as músicas para montar suas coletâneas.

Muito legal, parabéns.

Ahh se der passa nos meus blogs ok?! Grande abraço.

WWW.EUOSSOMP3.BLOGSPOT.COM
WWW.SOMDENOVELAS.BLOGSPOT.COM
WWW.PINTALEGAL.BLOGSPOT.COM

Róger

João Garrido disse...

Grande Bruno, abandonou o blog? Estou sentindo falta das excelentes coletâneas.

Jorge disse...

Eu gosto da Roberta Sá, mas não sei se ainda era a hora de registrar em DVD. Apesar que por outro lado, o show tá bem legal. Eu vi o primeiro show dela grande, com esse cenário, no Canecão. Gostei. Mas acho que ela pode - e deve - trabalhar mais, pra crescer, principalmente na desenvoltura no palco.

contatos imediatos disse...

Bruno!

Gostaria de convidá-lo a participar de uma discussão que também tem a ver com o "MPBRUNO"!

Deixo o link do post abaixo para que possa manifestar sua opinião, que tenha certeza, será muito importante pra nós:

http://dapoesiaaocaos.blogspot.com/2009/10/quinta-do-caos-compartilhar-x-piratear.html

Te espero lá.
Apolinário Júnior.

Anônimo disse...

Esse site deveria ser desativado. Abandono total. Logo vi pela cara do cara que era fogo de palha.

Anônimo disse...

Pois é.
Diante de alguns comentários desastrosos postados acima, penso que, mesmo em tempos virtuais, ainda vale o que minha mãe sempre disse: quem não sabe o que diz, fica calado!

João Garrido disse...

Poxa Bruno, o blog é tão bom!
Não abandona ele cara!

Anônimo disse...

VOLTA BRUNOOO!!!

Mercedes disse...

Todos los dias espero tu vuelta Brunon, tu musica es muy legal

Naira,a mãe do Théo disse...

bruno, atualiza os links das coletaneas especiais da alcione e simone, por favor vai.........

Anônimo disse...

Volta Bruno!!!!
Volta BRuno!!!
Não deixa morrer um dos melhores blogs de mpb que existem!!!!!!

Mariana disse...

Pompissss!!!!!!