domingo, 4 de julho de 2010

Agosto 2009

Amigos queridos, voltei!

E, antes de explicar qualquer coisa, preciso agradecer a todos os que continuaram entrando aqui neste modesto espaço, me mandando e-mails, pedindo a minha volta, comentando as coletâneas ou simplesmente aparecendo. É por causa de vocês - e também pelo amor à MPB, claro - que resolvi voltar a postar. O tempo das tormentas tudo indica que deve ter passado e vão me sobrar, se tudo cer certo, algumas horinhas semanais que pretendo dedicar ao blog.

Volto retomando minhas coletâneas mensais, que, como sempre, misturam novidades com pérolas raras, velharias com temas bregas etc. Espero que gostem, que baixem, que indiquem o blog aos amigos, que comentem e que sejam felizes! E, sempre que for possível, vou pondo mais coisas aqui!

Beijos a todos!

1. MULATO BAMBA - Marcos Sacramento - A sutileza da letra quase esconde, mas, se a gente reparar direitinho, este samba (do início do século passado, diga-se) fala de um mulato gay, que, apesar das investidas femininas, prefere andar por entre alfaiates. Marcos Sacramento, como sempre, mandando ver no vocal, tendo como fundo um arranjo sensacional, se não me engano, de Mauricio Carrilho.

2. ACESA - Alcione - E a Marrom veio com mais um disco de inéditas - quase um milagre, em meio a tantos registros ao vivo - e o que se viu foi o de sempre: baladas melosas, sambas medianos e uma ou outra surpresa. O colunista e bloqueiro Mauro Ferreira já anunciou que a cantora deve lançar em breve, e pela Biscoito Fino, um disco como crooner. Que venha logo!

3. TRISTE DESVENTURA - Leandro Sapucahy - Mais uma do disco em que Leandro canta sucessos de Roberto Ribeiro. E, outra vez, fica claro que uma voz (a daquele) não está no mesmo patamara da outra (a deste). Mas o arranjo tradicional e a qualidade do samba compensam!

4. MIGALHAS - Simone - Ah, como é bom reencontrar a cigarra cantando. E como faz bem vê-la com um repertório renovado, né? Esta faixa, na minha opinião, é uma pérola, um achado: letra tocante, melodia linda, arranjo sublime e a Simone... bem, a Simone é o que todos já conhecemos.

5. SONETOS - Fagner - O disco do Fagner de onde saiu esta faixa é uma coisa sensacional! São tantas faixas boas, que a gente se surpreende! Esta, em especial, é extremamente melodiosa e romântica. Impossível não gostar!

6. TUDO QUE SOU - Aline Calixto - Vi, uma vez, Aline cantando esta música no Jô, com uma desenvoltura, com uma graça, com uma beleza e com uma afinação que me impressionei! Daí a comprar seu disco foi questão de horas e, claro, adorei! Ela consegue se distanciar um pouco do samba feito em série pasteurizada pelas ditas novas cantoras.

7. DONA CILA - Maria Gadú - Avós são entidades. Presentes, ausentes, doces ou amargas, quem tem pelo menos uma sabe do peso que essas mulheres têm. E a Gadú deve saber bem disso, porque fez esta canção em homenagem à sua avó, por ocasião do seu falecimento. Lirismo puro...

8. A CASA É SUA - Arnaldo Antunes - O eterno ex-Titã lançou um disco todo dedicado ao rock de estilo Jovem Guarda. A crítica adorou, comentou positivamente, mas eu só consegui gostar de uma ou outra faixa. Esta, por exemplo, é uma delas: animada, divertida, com melodia um pouco mais elaborada do que o que se faz normalmente nesta seara.

9. INQUIETA, TONTA E ENCANTADA - Maria Rita - Há uns anos, Carlos Rennó fez versões para as canções de Cole Porter e dos irmãos Gershwin e surpreendeu a todos com um disco sensacional, o inesquecível Canções, versões. Agora ele fez algo parecido, trazendo para o universo da MPB canções americanas de compositores judeus. Não deu tão certo e, para o meu gosto, a única faixa realmente boa do disco é esta, com Maria Rita se afirmando de fato como uma grande cantora.

10. ME DÁ UM CHEIRO - J. Velloso - O sobrinho de Caetano e Bethânia continua com tudo! Segue compondo pequenas joias, de imensa simplicidade e rara beleza! Incrível como esse pessoal do Recôncavo Baiano consegue fazer maravilhas com estruturas poéticas e harmônicas tão simples, né?

11. NÃO QUERO VOCÊ ASSIM - Cida Moreira - Fazia tempo que não me emocionava tão profundamente com uma gravação. As palavras de Paulinho da Viola caíram perfeitas na voz dramática de Cida e não há como não sentir um nó na garganta no fim da faixa, quando a cantora faz seu laiaraiá... palmas também para o belíssimo arranjo e para o mentor desta junção, o produtor Thiago Marques Luiz.

12. AGORA SIM - Roberta Sá - Depois de alcançar merecido sucesso, Roberta Sá resolveu gravar em CD e DVD um de seus mais lindos shows. A presença em cena da cantora é cativante, sua voz é realmente brilhante, mas o repertório - por embaralhar músicas dos dois primeiros discos oficiais de Roberta - não trouxe quase nada de novo. Destaca-se apenas este samba, composto pela própria artista, de imensa sutileza. Coninuo seu fã, Roberta! Mas fico na espera de seu próximo disco, só com composições de Roque Ferreira!

13. COBRAS E LAGARTOS - Zé Maurício Machline e Ângela Vieira - Como fazer com que uma faixa gravada por um agitador cultural e uma atriz não caia na vala da mediocridade pelo fato de nenhum deles ser, de fato, um cantor? Grave uma canção de Sueli Costa e Hermínio Bello de Carvalho. A beleza dos versos e o refinamento da melodia resolvem tudo. E quem resiste a um "Me devolva os meus travesseiros"?

14. SAGA - Filipe Catto - Digo com certa segurança: Filipe Catto vai longe! Ainda vai ser um dos grandes artistas da MPB! A profundidade da sua interpretação contrasta e combina com o agudo de sua voz. E é tudo muito diferente do que já se fez ou ainda se faz para não notar tanta criatividade! Indico, recomendo, divulgo!

15. CORAÇÃO VULGAR - Elisa Paraíso - Mais uma vez o compositor da faixa é quem segura a onda. Não que Elisa não seja uma boa cantora ou que o arranjo não seja bom. Mas é tudo muito comum, muito banal. O que se destaca mesmo é a qualidade que Paulinho da Viola sempre impõe na sua produção.

16. EU NUNCA ME ACOSTUMO - Fábio Luna - Eu nunca me acostumo a essa coisa prolífera que tem o Rio de Janeiro! Não seca nunca a fonte carioca do samba! A cada geração, novas surpresas! Fábio Luna é mais uma delas, com um samba pautado na tradição, mas com toques sutis de modernidade.

17. LENCINHO BRANCO - Núbia Lafayette - Eu acho um luxo a gente ainda ter por aí uma Núbia Lafayette! A começar pelo nome, a cantora é toda requinte: repertório, arranjos, interpretação... tudo nela remete a um tempo que já passou, a um universo tido por uns como brega, mas que não deixa de ser também sedutor.

18. EM PAZ - Bruna Caram - O pop nunca me seduziu, mas com Bruna Caram foi diferente. Talvez por sua voz delicada, talvez pelo repertório um pouco mais sofisticado que o da maioria de suas colegas, Bruna sempre conseguiu me cativar. Adoro essas faixas em que a cantora vai subindo na melodia e, quando a gente acha que não vai sobrar voz, ela ainda tem carta e fôlego para algumas notas acima.

19. SE TU SOUBESSES - António Zambujo e Zé Renato - Duas vozes belíssimas, irmanadas pela música de sotaque português. Ambos delicados, ambos refinados, ambos modernos e perfeitos. De um lado, o fado ressignificado; do outro, o que há de melhor no canto masculino brasileiro. E o resultado é um mar de beleza e sensibilidade.

20. VOCÊ JÁ ME ESQUECEU - Fernanda Takai - Temos aqui ou não um bolerão daqueles? E o mais legal: com aquela sonoridade cool que só o Pato Fu e Fernanda Takai conseguem criar! Mistura da boa!

21. FITA AMARELA - Zeca Pagodinho - Brahmas à parte, Zeca sempre foi, para mim, um dos melhores cantores que a gente tem. Não só pelo seu timbre, já marcado pelo tempo e pela boemia, mas também pela forma com que ele encara as canções que interpreta. Ouçam esta faixa, de Noel Rosa, extraída do disco-tributo Uma noite Noel Rosa, e entendam o que eu quero dizer.

22. FELICIDADE - Diogo Poças - E não é que o irmão da cantora Céu também canta? E não que eu gosto mais dele do que dela? Provavelmente pelo repertório, que não procura ser inventivo (correndo o risco de ser irrelevante), mas que consegue ser atual. E eu amo esta canção!

7 comentários:

Jr Vilanova disse...

Rapaz, que ótima notícia para um domingão de sol no inverno! Seja bem-vindo.

Parabéns pela decisão de retornar e deixo também o meu abraço blogueiro... seu espaço merece um super destaque na blogosfera, é fantástico!

Vida longa ao MPBruno.
Jr.

Fernando de Sá Leitão disse...

Compartilho da mesma alegria do Jr Vilanova em relação a retomada das trilhas, das coletâneas. Os comentários para cada canção só apimenta a curiosidade para baixar e ouvir.

Parabéns, Bruno e que logo venham outras!

Abraço,

Fernando

Anônimo disse...

É isso aí, Super!
Bom vc ter voltado ao blog. Bom pra muita gente.
Bjs.

Bruno disse...

Oi, pessoal! Muito obrigado pelas mensagens de vocês! É isso o que mais me incentiva a continuar postando aqui!!! Venham sempre, comentem, baixem, critiquem, fiquem à vontade!
Beijoooo

Anônimo disse...

Olá!
Acabo de encontrar este blog por casualidade. Ainda que dizem por aí que não existe esse tipo de coisa..
21. FITA AMARELA - Zeca Pagodinho
Boa escolha, novamente.

Gostei. Passarei outras vezes por aqui!
Um bom dia para você; que é sempre melhor que um até logo.

Pedroh disse...

Olá. Queria parabenizar a volta. Seu blog é muito bom.
Só um comentário... a músics "Agora sim" não é da própria Roberta Sá. Ela queria uma música inédita no seu DVD e pediu para o Carlos Rennó fazer algo. Aí ela, o Pedro Luís e o Carlos trabalharam juntos e saiu essa maravilha.
Sério, muito feliz com a sua volta.

João Garrido disse...

Que coletânea MARAVILHOSA... Só pra variar!!! ADORO esse blog... Massa que você tenha voltado a atualizar! =D