quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Julho 2010


Como sempre, faço uma coletânea todo mês, misturando lançamentos com descobertas pessoais, coisas antigas e coisas novas, faixas de trilhas sonoras e de projetos especiais etc. Uma salada mista bem eclética? Sim! Mas que me dá muito prazer ao ouvir. Por isso compartilho com vocês!

1. ESTRELINHA E CONCHINHA - Cláudio Jorge - Os trabalhos são abertos com este lindo samba, de acento africano, saudando os orixás. O coral de crianças ameniza tudo e o contraste entre os tons menor e maior são perfeitos na capacidade de emocionar.

2. CABÔ, MEU PAI - Moacyr Luz - Admiro demais as composições e as interpretações de Moacyr. O samba que ele faz é sempre assim, meio diferente do que se está acostumado a ouvir e, ao mesmo tempo, muito familiar aos ouvidos. Bom demais!

3. AGUENTA A MÃO, JOÃO - Virgínia Rosa - E o que dizer de um Adoniran especialmente inspirado gravado por uma ótima cantora, com um arranjo certeiro? Impossível não gostar! E as imagens que o "poeta do Bixiga" cria são formidáveis!

4. ZAMBIAPUNGO - Roberta Sá - A melhor cantora da nova geração está cantando como nunca! E, quando se envolve no repertório sempre brilhante de Roque Ferreira (fonte que parece não parar de jorrar), o resultado é deslumbrante! Que melodia!

5. O RELÓGIO LÁ DE CASA - Marcos Sacramento e Soraya Ravenle - O humor da letra ficam em segundo plano. Porque Marcos, aqui, toma conta de tudo, põe todo o resto apra escanteio e mostra o gigantesco cantor que é!

6. RAPAZ FOLGADO - Mart'nália e Martinho da Vila - O grande Noel interpretado pelas lindas vozes de pai e filha. Luxo total! E destaque para este momento de puro refinamento poético: "Já te dei papel e lápis, arranja um amor e um violão".

7. CONFISSÃO - Emílio Santiago - O baile de Emílio está com tudo! Órgãos dando o tom, instrumentação elegante por cima e a voz aveludada do mestre dando forma a uma linda melodia.

8. AMOR ALHEIO - Milena Monteiro - As eternas imitadoras de Marisa Monte às vezes conseguem se mostrar interessantes. Principalmente quando acertam no repertório. É o caso aqui, no resgate deste clássico de Paulo César Pinheiro, gravado originalmente pela Joanna.

9. APELO - António Zambujo - Este português é genial! E, depois de um disco brilhante, chega com um outro, conseguindo surpreender! Transformar a melodia deste clássico de Baden e Vinicius de modo a lhe fazer um fado é sensacional!

10. DOCE SEREIA - Mateus Sartori - O disco mais recente de Mateus tem um tema interessante: só músicas compostas por Franciscos. E ele vai além dos previsíveis Buarque e César. Esta, por exemplo, é de Francisco Bosco, filho e parceiro nesta faixa de João Bosco.

11. O NAMORICO DA RITA - Ilana Volcov - Para mim, esta é a melhor faixa do novo disco de Ilana, já comentado aqui no blog. Mais uma vez temos o jogo entre tom maior e tom menor como destaque. E a letra, muito bem construída, merece aplausos também.

12. ESTA TERRA - Caetano Veloso - Adorei o filme O Bem Amado e gostei muito de ver que Caetano fez uma nova (e linda) trilha para a história, conseguindo se distanciar das obras sensacionais criadas por Toquinho e Vinicius para a novela respectiva.

13. LEMBRANÇA - Teresa Cristina - Sou fã absoluto de Teresa desde o seu primeiro disco. E é muito bem vê-la evoluindo, tanto como cantora quanto como compositora. Nesta faixa, a artista deixa de lado o samba que a consagrou e se mostra também ótima em momentos de introspecção.

14. AQUI - Antônio Villeroy - O parceiro mais constante de Ana Carolina também canta! E dá conta do recado direitinho, fazendo com que suas interpretações sejam às vezes mais agradáveis que as que Ana faz para as mesmas canções.

15. JUDIARIA - Tetê Espíndola - Eu ando apaixonado por esta música! Se Lupicínio, para mim, já era um gênio, agora então... Admito que a voz de Tetê não é das minhas preferidas. Mas, como existem pouquíssimas gravações desta canção, acabei optando por esta mesmo.

16. CAMINHO DO MEU CORAÇÃO - Danilo Caymmi - É Michael Sullivan deixando sua marca na família Caymmi! A melodia grudenta e a letra vazia, junto com a ótima voz de Danilo, fazem uma faixa saborosa!

17. POR QUE TE AMO - Simone - Romantismo total! Simone empresa o visgo elegante e sedutor da sua voz a mais esta joia de Sueli Costa. É MPB da boa, com melodia envolvente, do jeito que a gente gosta!

18. PLENITUDE - Elza Soares - E, já que o momento é das melodias fáceis, que venham Elza e seu gogó, cantando este samba animadíssimo e otimista. Mais uma faixa do seu lindo disco "

19. MINHA GENTE DO MORRO - Clara Nunes - Este mês fui a um show em homenagem a Candeia e esta foi a canção que mais me impressionou. Quem a interpretou foi a arrasadora Graça Braga, mas, enquanto ela não a grava, fiquemos com a inesquecível Clara.

20. NÃO SUJE O MEU CAIXÃO - Alcione - Em julho foi lançado um disco só com gravações realmente raras da Marrom, organizado pelo produtor Rodrigo Faour. O disco é um espetáculo e é de lá que saiu este samba, tão divertido e inusitado quanto delicioso.

21. RECIFE, MANHÃ DE SOL - Maria Bethânia - Ah, como é bom ouvir Bethânia cantando essas coisas lindas! Meio frevo lento, meio marcha-rancho... úma coisa maravilhosa!

22. CASINHA PEQUENINA - Gonzaga Leal - E, se é para falar em Recife, que se ouça Capiba na voz de Gonzaga Leal. Outra pérola, outra gravação belíssima, outro artista caprichoso. E os privilegiados somos nós!

23. XICA RAINHA - Patrícia Amaral, Marcus Viana e Transfônica Orkestra - Para fechar, a trilha que abria a novela Xica da Siva, na Manchete. Porque, em julho, li o livro homônimo e fiquei impressionado com a força da escrava-rainha.

13 comentários:

Carlos Cardoso disse...

Que bom que descobri este blog.
Curto descobrir novos sons e aqui vc nos proporciona isso.

Parabéns

Jr Vilanova disse...

ôpa...

A seleção está maravilhosa, sem dúvidas, mas queria uma informação: Milena Monteiro por acaso é uma baiana que teve seu primeiro cd produzido por Carlinhos Brown? Ela lançou algo novo, foi? Fiquei curioso agora...

Abraço.
Jr.

Anônimo disse...

Já baixei, Amon! Agora o que me resta é ficar à mercê da boa vontade do meu Shuffle até ele selecionar as faixas deste disco! Maldito shuffle!
bjossssss

Anônimo disse...

Vc conhece "Judiaria" gravada pelo Arnaldo Antunes?

EDSON disse...

QUERIDO QUERIA Q VC OUVI SE A FABIANA COZZA E VEJA DVD DELA ( QAUNDO O CEU CLAREAS) DEPOIS ME FALA ABÇ EDSON

Amilton disse...

Oi Bruno. Me segue no meu Blogg t. Estou tentando fazer ele aumentar. Em breve postarei novo texto.

Anônimo disse...

parabéns belo blog, muito bom mesmo, quando sobrar tempo vou explora-lo melhor.
dá uma olhada lá no meu!

thetracksofmytears.wordpress.com

grande abç

João Garrido disse...

Grande Bruno, estou sentindo falta das atualizações do seu EXCELENTE MPBruno! Abraço!

Morais disse...

O Jornal do Sexo está em sua nova edião. Veja:
Genro come nora na ausência do filho
Secretária casada dá para o patrão

Vinny disse...

Olá Bruno . Parabéns mesmo pelo blog . Muito bem caprichado e selecionado . As seleções são o que há de melhor em nossa MPB . Redescobri muita coisa boa que nao havia percebido antes . Até mesmo quem eu não curtia ouvir já estou ouvindo . E também descobrindo coisas novas . Para mim É melhor ouvir os artistas assim misturado com suas diferentes versões , é mais leve e menos cansativo . Gosto muito das capas dos cds . Adoro os Raízes e Frutos , a seleçao de discos comprados e as seleções do mês , como essa de julho 2010 , que está linda !
Lugar obrigatório pra visitar é o seu blog ! Muito Grato .

Qual delas? disse...

Conheci seu blog há menos de 1 hora e adorei. Sua ideia é ótima.
Como esclarecimento, a melodia da canção "Amor alheio" é do meu amigo Ivor Lancellotti.

Profª Sissi disse...

Rapaiz...... estava procurando o cd tempo tempo tempo tempo da queridíssima Bethania, e eis que encontro um blog recheado de cds ótimos para baixar e apreciar por dias a fio....... li estes primeiros posts, e devo concordar, "saudades dos tempos em que se aprendia a gostar de música por acaso". Que eu me lembro, com 7, 8 anos eu escutava Perla no "3 em 1" da minha vó, e eu escutava por horas e horas, sozinha na sala, a bela voz da paraguaia. Ningúem entendia como uma criança, ao invés de brincar lá no parquinho, ficava ouvindo música. E assim, sozinha, ninguém tentou me enfiar músicas goela abaixo. Bem, eu cresci, lá se vão alguns vários anos, GRAÇAS A DEUS tenho um bom gosto musical, e o 3em1 da minha vó está em disputa pela herança (junto com uma caixa de relíquias de vinil, incluindo aqueles da Perla que eu adorava) qdo ela passar desta para melhor...rsrsrs..... eu digo que o aparelho é meu por questão moral, eu adorava cuidar, limpar e ouvir músicas nele! Vou virar fâ deste blog, faz tempo que você não posta nada, parou com a atividade?

Anônimo disse...

I've read some excellent stuff here. Certainly worth bookmarking for revisiting. I surprise how much effort you put to create any such fantastic informative site.

Here is my page; www.eroticadigi.com