domingo, 23 de agosto de 2009

Discos comprados 06

Três grandes nomes da MPB lançaram discos praticamente ao mesmo tempo e chegou a hora de comentar brevemente cada um desses discos! Entra na dança também uma cantora bem menos conhecida, mas de talento imenso. Vem comigo!

NA VEIA - Simone - De casa nova, gravando agora pela Biscoito Fino, Simone parece estar renovada, conseguindo manter laços com seu coerente passado. Se renova ao gravar músicas inéditas de compositores contemporâneos ou em plena atividade, como Adriana Calcanhotto, Paulo Padilha, Erasmo Carlos e Marina Lima. E se mantém fiel às suas próprias tradições ao regravar Gonzaguinha, Martinho da Vila e Paulinho da Viola. Se a lista de compositores é de peso, o rol dos arranjadores não deixa por menos: Rildo Hora, Nelson Ayres, Julinho Teixeira e Luis Brasil criam um clima especialmente elgante para Simone soltar a voz... que continua volumosa, precisa e sedutora! Vale a pena ouvir com calma as releituras que a Cigarra criou para canções até um tanto batidas, como a latinizada "Geraldinos e Arquibaldos", o samba perfeito "Ame" e o sucesso popular "Deixa eu te amar", sempre associada ao seu intérprete original, Agepê. E vale a pena mais ainda prestar atenção à linda canção "Migalhas", de letra confessional e melodia envolvente. Ah! Foi para este disco que Simone gravara "Sou eu", composição nova de Chico Buarque e Ivan Lins, que depois foi dada a Diogo Nogueira e Simone ficou impedida de gravar. Seria legal comparar as duas versões, mas - quer saber? - não fez falta nenhuma no disco!

ACESA - Alcione - A cada novo disco da Marrom, um novo cabelo, novas unhas e... mais do mesmo derramado romantismo, do mesmo envolvente samba, das mesmas lindas surpresas. Mesmo mudando de gravadora, Alcione se mantém a mesma: sempre rodeada de ótimos músicos, sempre abastecida por compositores que sabem bem o que lhe cabe à voz, sempre impressionando pela voz potente e pelas interpretações emocionantes. Se a gente for comparar o disco atual com os anteriores, dá para notar que a Marrom está um pouco menos romântica e populista, mais chegada ao samba e aos ritmos dançantes. Bom sinal! Sinal de renovação!

NOVE - Ana Carolina - Outra cantora que está se renovando, procurando se manter fiel a si mesma. Ficam as baladas, o tom levemente roqueiro, a voz poderosa e o material gráfico bem cuidado. Saem os apelos populistas e os exageros vocais. Destaque para as participações especiais gringas, que dão um ar mais sofisticado e pop ao trabalho. É uma pena que tenham diminuído um pouco a qualidade harmônica das melodias e a sofisticação das letras. Mas a participação de Gilberto Gil na autoria de uma das composições e a produção bem marcante do disco compensam.

ALMA CABOCLA - Ana Salvagni - O disco foi lançado em 2008, mas só agora decidi comprá-lo. E valeu cada centavo! Ana é uma grande cantora, de voz aguda e notas precisas, que dedicou seu disco mais recente ao cancioneiro de Hekel Tavares. E é muito bom ver um compositor assim tão importante quanto esquecido ganhar um tributo caprichado. Obras imortais estão no disco, como "Você" (que todos conhecem por causa das penas do tiê), "Sussuarana" e "Guacyra". Mas teve espaço também para composições menos conhecidas, mas igualmente lindas, como "Dedo mindinho". Destaque ainda para os arranjos do disco, especialmente delicados e bem construídos... grandes músicos participam, emprestando a Ana e aos ouvintes todo seu virtuosismo e brilhantismo.

1. MIGALHAS - Simone
2. EU NÃO DOMINO ESSA PAIXÃO - Alcione
3. 10 MINUTOS - Ana Carolina
4. DEDO MINDINHO - Ana Salvagni
5. GERALDINOS E ARQUIBALDOS - Simone
6. O SAMBA ME CHAMOU - Alcione
7. ENTREOLHARES (THE WAY YOU'RE LOOKING AT ME) - Ana Carolina e John Legend
8. SUSSUARANA - Ana Salvagni9. PAGANDO PRA VER - Simone
10. ACESA - Alcione
11. RESTA - Ana Carolina e Chiara Civello
12. VOCÊ - Ana Salvagni
13. AME - Simone
14. NAIR GRANDE - Alcione
15. TORPEDO - Ana Carolina
16. GUACYRA - Ana Salvagni
17. DEIXA EU TE AMAR - Simone
18. SINUCA DE BICO - Alcione
19. TRAIÇÃO - Ana Carolina
20. CASA DE CABOCLO - Ana Salvagni

2 comentários:

lurian disse...

Bruno, concordo com vc, a ANA SALVAGNI é uma ótima cantora que ainda está restrita ao conhecimento de uns poucos. Os discos dela são todos muito bons.

Anônimo disse...

Coletânea incrível! Agradeço pela oportunidade de ouvir ^^ Obrigada!!!