sábado, 15 de agosto de 2009

Julho 2009

Queridos amigos visitantes,

Infelizmente não tenho conseguido manter a frequência das postagens aqui no blog. Não, não estou cansado disso tudo! Não, não faltam músicas e lançamentos na MPB. Apenas voltaram as aulas e eu, como professor, volto a ter muito mais atividades a cumprir. Mas não quero abandonar este espaço privilegiado e, portanto, vou publicar pelo menos uma coletânea por semana. Espero que estejam todos gostando dos dicos que eu preparo (a quantidade de downloads me indica que sim) e que continuem frequentando o espaço, sugerindo artistas, comentando os discos, fazendo críticas, divulgando aos amigos etc. A coletânea de hoje é mais uma das coletâneas que faço mensalmente, com alguns lançamentos do mês, algumas faixas que acabei conhecendo, outras gravações antigas que volto a escutar, entre uma pérola e outra. Baixem e ouçam!

Grande abraço!

1. VOU FICAR NUA PRA CHAMAR SUA ATENÇÃO - Simone - Faixa gravada pela Cigarra para seu disco Seda pura, mas vetada na última hora por Roberto Carlos, compositor da canção ao lado de Erasmo Carlos. A elegância do arranjo e a voz classuda de Simone dão um irresistível toqe de requinte.

2. ALTAR PARTICULAR - Maria Gadú - É de dar alegria quando a gente vê que a MPB continua dando frutos. Mais ainda quando o fruto é assim polpudo e suculento: compositora sensível e cantora requintada, reunidas em uma só artista. O fruto parece Marisa Monte? Sim! Mas há uma semente de personalidade! Viva a novidade!

3. CHUVA - Dorina - Paulinho da Viola como compositor é garantia de sofisticação nas notas e nas palavras. E Dorina ao microfone é a certeza de boa interpretação e fidelidade ao samba tradicional. É sempre bom lembrar um sambão gostoso como este, em uma gravação tão linda!

4. FEITICEIRA - J. Velloso - O sobrinho de Caetano e Bethânia em mais uma das suas composições. Como de costume, a melodia não traz nada de muito inovador, mas a faixa consegue seduzir pela simplicidade e, sobretudo, pela letra bem construída e o arranjo bem formado.

5. REGRA DO AMOR - Fagner - A MPB de vez em quando passa por umas ondas de renovação que, depois, se revelam marolinhas. Eu adoro quando voltam as ondas realmente grandes, das melodias bem alicerçadas e das letras com sentido claro, em vozes importantes, como a de Fagner.

6. CRIME PASSIONAL - Filipe Catto - É um homem que está cantando, sim! E, se o mestre Cauby parte do princípio de que artista não tem sexo, vale comentar apenas o lindo timbre deste cantor, o arranjo envolvente e a canção, também muito bonita! Que venham na MPB mais intérpretes homens!

7. QUEM SABE ISSO QUER DIZER AMOR - Bruna Caram - Como já comentado em post anterior, o disco mais recente de Bruna é composto por altos e baixos: algumas faixas são um pouco cansativas e sem tanta criatividade, enquanto outras são bastante fortes e tocantes. É o caso desta aqui, de melodia crescente e letra romântica.

8. UN VESTIDO Y UN AMOR - Mercedes Sosa - A voz pesada e a interpretação arrebatadora da cantora argentina são apenas uma parte do que surpreende nesta faixa. A melodia e a letra são também extremamente comoventes e podem facilmente fazer chorar. Ouçam com cuidado.

9. SINFONIA IMORTAL - Nelson Sargento - Se a melodia deste samba não chega a ser um exemplo de criatividade ou inventividade, a letra deixa de lado qualquer chance de se desabonar a obra. É que Nelson caprichou e, para falar da relação de duas pessoas que se amam, usa o universo da música erudita de maneira tão surpreendente quanto delicada.

10. CONDENADOS - Walter Bandeira - Cantor paraense de voz grave, Walter tem a experiência de vida impressa na voz. A emoçam bem dosada e o tom bem escolhido fazem par com o arranjo elegante de piano solo. Quem não se lembra, esta música fez sucesso na voz de Simone na década de 70.

11. VEM QUE A LUA ILUMINA - Fábio Luna - E a Lapa carioca continua jorrando talentos! Vem aí de disco novo o jovem Fábio, num samba bem sacudido, de letra pouco criativa, mas de levada absolutamente envolvente. Impossível ficar parado diante desta gravação!

12. CERTEZA DE NADA - Ney Matogrosso - Participação (sempre brilhante) de Ney no disco Parceria, dos músicos Guilherme Vergueiro e Paulinho Lima. Destaque para a impressionante habilidade do intérprete, que percorre bem as sinuosas inhas melódias da canção. E o clima de boate do arranjo contrasta bem com a letra ensolarada e romântica.

13. OS MAIS DOCES BÁRBAROS - Carlinhos Brown - A música composta por Caetano para o projedo Doces Bárbaros, de 1976, já era genial, tanto pela letra quanto pela melodia. Ela é recriada aqui por Brown, com um suingue e com um arranjo de percussão absolutamente sensacionais!

14. TÔ TE QUERENDO - Diogo Nogueira - O jovem sambista está melhorando aos poucos! Seu segundo disco, do qual esta faixa foi extraída, é bem superior ao primeiro. O samba aqui apresentado é bastante envolvente, com uma melodia deliciosa e uma letra simples, de muita sonoridade!

15. PELO SABOR DO GESTO - Zélia Duncan - Não é novidade na carreira de Zélia o costume de verter ao português canções que fizeram sucesso no estrangeiro. "Catedral" e "Então me diz" estão aí para confirmar isso. E Zélia, mais do que adaptar a letra, sabe como criar gravações interessantes, com arranjos novos e interpretação profunda. Eu adorei!

16. SUFOCO - Aline Silva - Mais uma nova cantora! E mais uma vez o samba dando as cartas! Aline se vale de um dos clássicos de Alcione para mostrar que sabe cantar e que sabe imprimir nas canções que grava alguma personalidade. A suavidade da voz da cantora consegue evidenciar a beleza da melodia desta canção.

17. ESTRADA DO SERTÃO - Cida Moreira - Notas de João Pernambuco com versos de Hermínio Bello de Carvalho e a interpretação emocionante e emocionada de Cida... que união maravilhosa! Os agudos bem definidos e os médios comovidos, precisamente casados com a melodia criativa, são os destaques desta faixa!

18. VALSA DO MEU SUBÚRBIO - Marcos Sacramento - Pela gravação é possível perceber que Marcos se mantinha mais agudo, cantando em tons mais elevados, talvez com receio de explorar os graves que hoje já ousa entoar. E a composição que aqui ele defende é de uma beleza ímpar... com uma singeleza e uma sofisticação simultâneas que só as valsas conseguem ter.

19. HELLO DETROIT - Daniel Boaventura - O ator que se destacou em musicais de produções gigantescas aparece aqui como crooner, interpretando um clássico americano. A faixa faz parte do seu disco recentemente lançado, só com canções do mesmo tipo. Para quem gosta (de standarts, orquestra e voz grave), é um prato cheio!

20. FADO PARTIDO - António Zambujo e Roberta Sá - A melhor cantora da nova geração da MPB participa da edição brasileira do disco do cantor português, dividindo com ele este lindo fado. A voz delicada e ao mesmo tempo forte de Roberta faz ótima combinação com o tom contido e grave de António. Agora é esperar o novo disco da cantora, em que o português retribui a participação.

21. DEIXA CLAREAR - Clara Nunes - Revirar a discografia de Clara é ter a certeza de encontrar pérolas finíssimas, atemporais, mas que andavam já esquecidas. Este samba - bem diferente da faixa homônima gravada por Zeca Pagodinho - é daqueles bem animados, de melodia empolgante e letra carinhosa, para ser cantado em voz e tons altos! Salve Clara!

22. RETRATO DA DESILUSÃO - Aline Calixto - Poucos sambistas conseguem impor sua marca registrada nos sambas que compões. Monarco (companhado dos seus parceiros habituais) é um que sempre sabe como deixar claro que se trata de um samba seu. Melodia e letra inconfundíveis! E a jovem cantora, Aline, é só festa na voz!

23. MARIA BETHÂNIA - Maria Bethânia - Esta faixa talvez seja uma das mais raras da discografia de Bethânia. Foi gravada em 1987 para o disco Há sempre um nome de mulher, lançado em promoção do Banco do Brasil. E, depois, o fonograma só apareceu novamente na coletânea Clássicos, de distribuição relativamente restrita.

Link para baixar a coletânea: http://www.4shared.com/file/125279608/5b355a98/2009_-_07_-_Julho_-_mpbrunoblogblogspotcom.html.

3 comentários:

Anônimo disse...

Eheheheh! Esse, por absoluto privilégio, já ouço há dias. E ADOOOOOOORO! Como sempre. Bjssssss, queridíssimo.

marcus vinícius disse...

muito bom bruno, adoro suas coletâneas, to sempre por aqui!!!!
uma sugestão: faça uma coletânea com as musicas interpretados pelo Milton Nascimento, é uma grande voz que merece esta homenagem sua!!!
abraço.

Diego disse...

Coletânea legal, Bruno, eclética e agradável.
Estava curioso p/ ouvir Felipe Catto e, graças ao teu blog, enfim, eu consegui...rrss. Interessante a voz do rapaz! Gostei da canção também, "Crime Passional".
E falando em voz interessante, deslumbrante a interpretação de Ney Matogrosso p/ "Certeza de Nada", nem conheço esse disco "Parceria" de Vergueiro e Lima, vou atrás. As nuances vocais de Ney são fantásticas, e o arranjo é muito sensual, delicioso.
Parabéns pelo blog!