terça-feira, 7 de julho de 2009

Beijo bandido

Quem deu a notícia foi o Mauro Ferreira, em seu blog, o sensacional Notas Musicais. Mesmo sem ter encerrado oficialmente a turnê Inclassificáveis, devido ao imenso sucesso de público e crítica, Ney Matogrosso já está preparando seu novo trabalho. Poucas pessoas tiveram o privilégio de assistir a um show que Ney apresentou no Rio há alguns meses, chamado Beijo bandido. A foto acima dá uma mostra do clima elegante e sensual que deve ter predominado no palco. O bom é que o sucesso das apresentações foi tanto, que Ney decidiu registrar em estúdio o repertório do espetáculo.

Como a ansiedade é grande, a coletânea de hoje traz as 15 músicas que devem preencher o novo disco de Ney. Procurei não repetir artistas e dar destaque a gravações de boa qualidade (a maioria é recente, portanto). Algumas faixas são mais raras, e devem agradar aos que gostam de surpresas. Também evitei incluir as canções que já tivessem sido gravadas pelo próprio Ney. Enfim, acho que ficou uma boa combinação.
1. TANGO PRA TERESA - Angela Maria e Agnaldo Timóteo - Gravação simplesmente impagável! Arranjo pomposo (bem como convém a José Milton), com vozes impostadas e letra derramada! É um tango brasileiro, bem sofrido, mas muito melodioso.

2. SEGREDO - Maria Bethânia - A Abelha Rainha gravou esta faixa para o disco Sinfonia de pardais, em homenagem a Herivelto Martins. O próprio Ney já gravou também, acompanhado pelo violão de Raphael Rabello, mas tudo indica que a nova versão seja mais plácida.

3. FASCINAÇÃO - Nana Caymmi - Quem ousaria gravar Fascinação depois de Elis Regina? Só Nana! Porque não cabem comparações. Cada uma gravou ao seu estilo, em épocas distintas, como se nunca uma tivesse ouvido falar da outra. A versão de Nana é menos batida, por isso está aqui.
4. INVENTO - Vitor Ramil - Ney sempre procurou gravar compositores novos em seus discos. Chegou até a lançar discos inteiros só com faixas de compositores "desconhecidos". Pelo jeito, seu novo disco deve também contemplar um talento ainda novo, como o compositor e cantor desta faixa.
5. DE CIGARRO EM CIGARRO - Marília Medalha - Um dos clássicos do samba canção de fossa! Fez sucesso imenso na voz grave e soturna de Nora Ney. Aqui, uma versão um pouco menos comum e bem menos pesada. A presença de um regional no acompanhamento suaviza o clima depressivo fa letra.
6. A BELA E A FERA - Tim Maia - Se Tim Maia era um ás do soul e da dita black music, era também um craque da MPB. Suas participações em discos coletivos quase sempre são arrasadoras. Por esta faixa, nota-se que o poder da voz de Tim era realmente infinito. Ele faz falta.
7. A DISTÂNCIA - Sílvio Caldas - Alguém lembrava que Sílvio Caldas já tinha gravado Roberto Carlos? Pois é! Aqui está um momento raro - e sublime - em que um grande cantor encontra e dá mais vida e beleza a uma grande canção.
8. TEMA DE AMOR DE GABRIELA - Zezé Motta - O ouvinte desatento pode achar, nos primeiros segundos da faixa, que é mesmo Gal quem está cantando. Só que não é! A dona da voz - bem mais grave - é Zezé Motta. E ela se sai muito bem, dando graça e brejeirice a essa obra prima de Tom Jobim.
9. VELEIROS - Teca Calazans - Ney acerta também quando resgata compositores um pouco esquecidos. É o que vai fazer com Teca, ao gravar a sua Veleiros. É composição inspirada, de letra e melodia intensas, que só tem a ganhar com a adesão da voz de Ney.
10. DOCE DE COCO - Joanna - A voz tristonha de Joanna até ganha certo brilho ao entoar um chorinho dessa magnitude. Na verdade ela se sai é muito bem, podendo surpreender a todos aqueles que estão acostumados a associar a cantora ao seu repertório de gosto discutível.
11. MEDO DE AMAR - Miúcha e Chico Buarque - Vinicius de Moraes não era apenas um grande poeta e, por consequência, um letrista genial. Era também um melodista de mão cheia. Isso se constata por esta faixa, de autoria exclusiva do Poetinha. As vozes curtas de Miucha e Chico nem chegam a comprometer.
12. BICHO DE SETE CABEÇAS - Geraldo Azevedo, Elba Ramalho e Zé Ramalho - É impressionante como a sofisticação melódica e a profundidade da letra desta canção combinam bem com a interpretação sertaneja de Geraldo, Elba e Zé. O clima meio mouro meio nordestino é envolvente!
13. AS ILHAS - Astor Piazzolla - Ney já tinha gravado esta faixa muitos anos atrás e deve vir agora com uma versão remodelada. Enquanto esperamos pelo petardo, podemos nos deliciar com a melodia pura de Astor Piazzolla, sem letra, ao natural mesmo.
14. POEMA DOS OLHOS DA AMADA - Caetano Veloso - A sofisticação de Vinicius como compositor era assustadora. Esta canção é um de seus poemas, extremamente bem ajustado a uma linda melodia. O jeito único de Caetano cantar e tocar seu violão servem de moldura para esta jóia da MPB;
15. MULHER SEM RAZÃO - Adriana Calcanhotto - Calcanhotto regravou uma série de canções famosas em seu disco mais recente, Maré. Dentre elas, mereceu destaque esta aqui, muito pela qualidade da interpretação, mas também por ter entrado em trilha de novela. Vale a pena conferir!

2 comentários:

Anônimo disse...

MAS O NEY GRAVOU 'AS ILHAS' EM 1974 COM PIAZZOLLA.
E VENDIDO EM COMPACTO NA EPOCA.
.
ESTÁ COMO FAIXA BONUS DO CD 'AGUA DO CEU PASSARO', LANÇADO ESSE ANO EM CAIXA.

Icaro Bittencourt disse...

Prezado Bruno, gostei bastante do teu blog, principalmente pela diversidade e qualidade da música popular brasileira que contempla em teus posts.

Mesmo assim, quero tomar a liberdade de fazer uma ressalva nesse post em relação ao músico Vitor Ramil.

Apesar de não ser ainda bem conhecido fora do Rio Grande do Sul, creio eu, penso que "desconhecido" ele também não é, já que foi vencedor como intérprete pelo júri popular do Prêmio Tim de Música.

Nem tampouco tratar-se-ia de um "talento ainda novo", já que Vitor prepara o lançamento de seu nono álbum, sendo que lançou seu primeiro aos dezoito anos na década de 80, tendo músicas suas regravadas por Gal Costa e Mercedes Sosa.

O álbum Ramilonga (1998) é uma das melhores e mais criativas expressões da música brasileira dos últimos anos.

Fica a dica!

Saudações!