quarta-feira, 22 de julho de 2009

MPB para dias chuvosos

Um grande amigo meu deixou um comentário aqui, um dia desses, pedindo um disco de músicas para dias de chuva. Eu acho que ele queria um disco para se ouvir em casa, naqueles dias em qeu o mundo parece desabar em lágrimas lá fora. Mas minha sensibilidade me sugeriu fazer um disco que tivesse a chuva como tema. Tem chuva miúda, chuva pesada, chuva gelada, chuva esperançosa etc. É claro que várias canções ficaram de fora... procurei me ater aos 80 minutos que um CD comporta, dando preferência às gravações de boa qualidade. Espero que todos gostem! E, em breve, vou procurar atender aos outros pedidos aqui já deixados! Para baixar o CD de hoje, clique aqui.

1. QUANDO A CHUVA PASSAR - Ivete Sangalo - O disco abre com esta faixa porque ela tem cara de primeira faixa: uma introdução suave, que vai crescendo, até o momento em que Ivete deságua seu vozeirão. É brega? Talvez. É romântico? Muito!
2. A CHUVA CAI - Argemiro Patrocínio - O sambão de velha guarda aparece aqui em um arranjo todo delicado, baseado em violão e cavaquinho. E a voz de Seu Argemiro, já gasta pelo tempo, é emocionante. A letra é de uma sensibilidade imensa.
3. PRIMAVERA - Nana Caymmi - Muitos calouros de programas de televisão, quando querem mostrar a extensão de suas vozes e sua capacidade de improvisar, atacam de "Primavera" e saem gritando pelo palco. Deviam, em vez disso, ouvir mais Nana Caymmi. Para ver que, mesmo quando a música sugere arroubos, cantar corretamente é sempre a melhor receita.
4. SANTA CHUVA - Maria Rita - Faixa tirada do primeiro disco da filha de Elis Regina que, então, merecia essa alcunha - como se nota por esta gravação. Hoje ela tem luz própria e trilha seus próprios caminhos. Mas a composição de Marcelo Camello tem seu charme e merece ser lembrada.
5. LAMA NAS RUAS - Zeca Pagodinho - O sambista Almir Guineto é compositor de mão cheia e sabe, como poucos, criar melodias ao mesmo tempo comoventes e empolgantes. Eis um exemplo dessa sua capacidade, incrementada pela belíssima interpretação de Zeca.
6. A PRIMEIRA CHUVA - Eliana Printes - Balada de clima country, com um forte apelo romântico. A voz de Eliana não é daquelas que se possa chamar de especial ou diferente. Entretanto, ela sabe cantar e a faixa chega a soar gostosa.
7. QUE MARAVILHA - Wilson Simonal - É a hora de a vez de Simonal. Depois de décadas de ostracismo, o nome do artista ensaia uma saída da pecha de cagueta. De qualquer forma, o cara era um cantor sensacional e tinha um suingue imbatível. Reparem.
8. CHUVA NO BREJO - Marisa Monte - O compositor desta faixa é Moraes Moreira e, por isso, temos uma melodia tão linda, com uma letra meio estranha. Mas o arranjo delicado e a instrumentação inventiva fazem boa base para a linda voz de Marisa. Não podia ficar de fora da coletânea.
9. CHOVENDO NA ROSEIRA - Elis Regina - Um dos grandes clássicos da MPB. Elis pondo sua voz a serviço da delicadeza dos versos e das notas de Tom Jobim. É, sem dúvida, uma das gravações mais batidas da nossa música... mas não tinha como ser excluída deste disco.
10. CHOVE LÁ FORA - Tito Madi - O momento agora é da dor-de-cotovelo, dessas bem doídas e sofridas. E quem canta o clássico do gênero é o seu próprio compositor. Vindo logo depois de "Chovendo na roseira", é um contraste e tanto.
11. PINGOS DE AMOR - Kid Abelha - Esta é uma daquelas canções que, logo depois da primeira audição, já se pode sair cantando junto, tamanha é a obviedade de sua melodia e de sua letra. Mas é uma delícia! E a voz de Paula Toller, no comando do Kid Abelha, é pura sedução!
12. CHUVA - Milena - A simplicidade do nome desta faixa é a cara de Paulinho da Viola, seu compositor. E a interpretação ficou a gargo da quase esquecida Milena. É faixa extraída do disco Elas cantam Paulinho da Viola, recentemente lançado pela Lua Music, com produção de Thiago Marques Luiz.
13. CHOVE, CHUVA - Jorge Ben - Vamos brincar de Qual é a música? e sugerir a palavra "chuva"? Quem não lembra imediatamente desta canção? Por isso ela aparece aqui em seu registro original, na voz do seu compositor, ainda na sua versão primitiva: Ben, em vez da forma atual, Benjor.
14. PROMESSA - Maria Bethânia - A Abelha Rainha se veste de Elizeth Cardoso e canta o longo lamento que pede chuva no sertão. A temática é nordestina, mas a melodia e o arranjo são totalmente sofisticados, de uma beleza impressionante.
15. O RITMO DA CHUVA - Demetrius - De nome ninguém talvez saiba que canção é esta. Mas basta que se ouça para que se lembre logo de já tê-la ouvido em algum lugar. É balada de melodia simples e letra cheia de clichês, mas que consegue encantar.
16. MEDO DA CHUVA - Elymar Santos - Um dos grandes sucessos de Raul Seixas aparece aqui na voz derramada de Elymar. É versão interessante, porque mostra que o cantor carioca, quando quer, consegue domar seus exageros vocais e canta lindamente. Mas ao seu estilo, é claro.
17. CHUVA DE PRATA - Gal Costa e Roupa Nova - Ninguém passou pelos anos 80 sem ter ouvido pelo menos cem vezes esta faixa. Eis a chande de ouvir 101. Porque a voz de Gal está tinindo e a música é, sim, muito linda. O único problema é que foi executada à exaustão.
18. TEMPORAL DE AMOR - Christian & Ralph - Foi a dupla sertaneja Leandro & Leonardo que fez sucesso com essa faixa. Mas a interpretação dos colegas Christian & Ralph é um pouco menos irritante. Vale a pena ouvir porque a melodia, em alguns momentos, consegue ser divertida. E a letra... é aquela coisa melosa de sempre.
19. QUANDO CAI A CHUVA - Nalva Aguiar - Já que estamos no campo dos sertanejos, vamos dar voz a uma verdadeira dama da música interiorana. Nalva Aguiar arma mais uma das suas e surpreende ao soltar a voz nessa balada sentimental. É pura dor de amor!
20. CHUVA - Claudette Soares - Não, não repeti a faixa do Paulinho da Viola. A canção homônima é de Pedro Camargo e Durval Ferreira e, aqui, recebe a interpretação toda particular de Claudette. Uma pena que não se dê muito espaço para essa cantora de voz (e estatura) pequena, mas de grande técnica.
21. NO COMPASSO DO CRIADOR - Katinguelê - Um pagodão pesado, típico dos anos 90, cantado pelo grupo que era liderado pelo inesquecível (?) Salgadinho. E atire o primeiro pandeiro aquele que nunca cantarolou "chuva cai e abençoa esta nossa união".
22. XÔ, CHUVA MIÚDA - Simone Moreno - O arranjador Rildo Hora vive procurando jovens cantoras de samba para produzir. Já fez arranjos e discos para Nalanda, Juliana Diniz e Simone Moreno. Esta última aparece aqui interpretando um antigo samba de Martinho da Vila. E o arranjo é, de fato, sensacional!
23. AI, AI, AI - Vanessa da Mata - A brejeirice de Vanessa encontra o tino para o sucesso de Liminha e, juntos, eles compuseram esta canção. Embora seja grudenta, dessas que não saem de jeito nenhum da nossa cabeça, ela tem uma letra linda e um arranjo irresistível.
24. CHUVA, SUOR E CERVEJA - Simone - Só quem já pulou um carnaval debaixo de chuva sabe do que Caetano e Simone estão falando nesta faixa. É um romantismo misturado com euforia que só pode acontecer mesmo nos reinados de Momo. "E vamos embolar ladeira abaixo, que acho que a chuva ajuda a gente a se ver!"

2 comentários:

Vitinho disse...

Eu não paro de ouvir! Caiu como uma luva para esses dias de chuva!

Beijo!

Vladimir disse...

Há anos atrás também tive a mesma idéia que você e o primeiro CD que compilei foi sobre chuva!! Agora com a sua seleção vou fazer uma nova edição, acrescentando umas e tirando outras!!
Tenho alguns temas em mente, mas a falta de tempo me fez prorrogar para outra oportunidade!!

Valeu!! Parabéns pelo trabalho!! A arte gráfica também ficou muito bacana!!