quarta-feira, 1 de julho de 2009

Coletânea - Fevereiro 2009

Olá, meus amigos!!!
Estou devolta a postar as minhas coletêanes, todas misturadas, todas cheias de variedades e surpresas. Esta que posto agora foi feita no fim de fevereiro, em dias bastante complicados para mim. Tinha acabado o carnaval, outras coisas mais tinham acabado, estava ansioso pela banca do mestrado... Só não ficou uma coletânea deprê porque as músicas foram coletadas durante todo o mês de fevereiro. Então tem muito samba, muita novidade, muita expectativa pelo amanhã. Espero que gostem! E aguardem... em breve a coletânea mais recente, a do mês de junho!
Para baixar o disco de hoje, clique aqui!
1. VIDA DA MINHA VIDA - Moacyr Luz e Zeca Pagodinho - É muito difícil escolhar a faixa que merece abrir uma coletânea tão variada e rica. Optei por essa porque temos aqui um samba inédito muito bom, um convidado especial (Zeca) que está cantando como nunca e um arranjo perfeito!
2. FOGO E PAIXÃO - Fábio Jr. - O lado brega logo aflora e faz trazer a combinação explosiva de Wando e Fábio Jr. Me parece que esta gravação foi feita para a novela Chamas da vida, da Record, e eu gostei muito do resultado! Se a gente ignorar a figura e se detiver apenas na sua voz, Fábio é um bom cantor!
3. NOS EMBALOS DA VILA - Juliana Amaral - Mais uma sambista nova, dessas que surgem aos montes. Mas Juliana tem características próprias, como o gosto pelos sambas bem tradicionais, gravados em arranjos também conservadores. Fica linda a mistura do antigo com sua voz graciosamente potente.
4. O ESPELHO - Fausto Nilo - Não consigo entender como canções tão linda quanto esta conseguem ficar sem fazer sucesso. Mesmo sem ser um grande cantor, seu compositor aparece aqui defendendo sua obra, e consegue mostrar toda a graça da letra e da melodia.
5. AME - Roberta Sá e José Maurício - A faixa está aqui pela presença de Roberta Sá, é claro. Como essa menina canta bem! Não restam dúvidas de que vai ser uma das nossas grandes intérpretes. E o samba, de Paulinho da Viola, ajuda, né?
6. SAUDADE DO MEU BARRACÃO - Ney Matogrosso - Faixa rara, gravada por Ney para seu disco Batuque, mas que acabou ficando de fora. Recentemente ela foi incluída no disco Pérolas raras, elaborada pelo meu amigo Rodrigo Faour. A faixa faz jus ao nome da tal coletânea.
7. NOVOS TEMPOS - Cláudio Jorge - Mart'nália gravou este samba magistralmente, mas aqui ele aparece defendido pelo seu próprio compositor, que é também um excelente violonista. A faixa é um exemplo típico do samba bem moderno, feito atualmente, misturando tradição e inovação.
8. SOLIDÃO DE AMIGOS - Leonardo - Conhecia essa canção na voz derramada e exagerada de Jessé. Com Leonardo no vocal, a canção ficou menos melosa e mais caipira. Adorei o resultado. Quando os sertanejos gravam coisas bonitas, é sinal de que nem tudo está perdido.
9. EVIDÊNCIAS - José Augusto e Roberta Miranda - Agora junte um clássico de Chitãozinho & Xororó às vozes de José Augusto e Roberta Miranda e tenha uma faixa indescritível! Se Roberta é impostada, Augusto é sofrido. É faixa para os poucos que sabem apreciar essas coisas.
10. FOGUETE - Mariene de Castro - Ex-mulher de J. Velloso (compositor desta faixa), Mariene é cantora singular. Ela mistura samba de roda com canção romântica, sem perder o charme. Notem a letra linda desta música... romântica ao extremo!
11. AMOR DE VERDADE - Roberto Ribeiro - Sambão pesado para encerrar a primeira metade do disco. É samba para se cantar, porque a melodia é fácil e empolgante, bem combinada com uma letra que também toca o ouvinte. Recentemente Beth Carvalho gravou este samba... mas eu prefiro a versão original.
12. AS TIME GOES BY - Ibrahim Ferrer e Omara Portuondo - Uma das músicas mais famosas do cinema ganha aqui arranjo latinoe versão em espanhol. Serve para a gente notar como a musicalidade de Cuba (e da América Latina em geral) consegue se apropriar das obras alheias e digeri-las com classe e bom gosto.
13. AVES DANINHAS - Dalva de Oliveira - Impossível não se impressionar com a ousadia de Dalva nesta faixa. Como alguém conseguiria cantar uma letra como a desta faixa, de um jeito tão impostado e compenetrado, sem soar ridículo? Só Dalva consegue!
14. DESENREDO - Nana Caymmi - Não sou muito chegado aos compositores mineiros... não me agradam suas harmonias, suas melodias e suas letras. Mas, quando Nana entra na roda, a coisa fica irresistível!
15. ARTIGO ESGOTADO - Luiz Carlos da Vila - Mais um lindo samba, agora com traços de crônica urbana cotidiana. Seu compositor (que é também quem interpreta a faixa) é craque em colocar termos inusitados do nosso dia-a-dia nos seus sambas. Até a SOCILA entrou na letra!
16. CAMINHOS DO SOL - Zizi Possi - Como eu já disse em outra ocasião, os anos 80 não foram bons para Zizi, que se deixou levar pelos caminhos dos sintetizadores e das músicas de melodia fácil. Mas, de vez em quanto, é bom recordar um momento ou outro dessa espetacular cantora.
17. AINDA MAIS - Dona Inah - A velha sambista paulistana entoa aqui versos de Eduardo Gudin. O arranjo caprichado serve de cama para que ela se mostre boa cantora e para que ele se revele inspirado compositor. Dá até vontade de cantar junto.
18. TODOS OS SENTIDOS - Martinho da Vila - A elegância de Martinho nunca foi comparada com a de Paulinho da Viola. Entretanto, Martinho consegue falar coisas banais e rasteiras de um jeito poético, longe da vulgaridade, refinadas pela pelodia impecável. "E nas cabeças só caipirinha, vinhos chilenos e Rémy Martin".
19. ROMANCE DE UMA CAVEIRA - Alvarenga & Ranchinho - Momento especialíssimo deste disco: um achado maravilhoso! Fazia tempo que não me divertia tanto com a letra de uma música! Reparem em cada verso... um mais perfeitamente cômico que o outro! E a interpretação marcante da dupla é um capítulo à parte!
20. VEJA (MARGARIDA) - Elba Ramalho - Quando Elba cantou esta música no primeiro disco da série Grande Encontro, muitos acharam lindo o arranjo, todo trabalhado nos violões com cordas de aço. Mas é porque não tinham ouvido esta versão, a original. A voz de Elba ainda era acutíssima, quase perfurante... mas o arranjo é demais!
21. MAL ACOSTUMADO - Julio Iglesias - Momento surpreendente: Julio Iglesias cantando Ara Ketu! O mais legal é notar as soluções musicas que o arranjador encontrou para misturar o samba brasileiro ao "estilo" de Julio. Ritmo marcado nos sintetizadores, voz com eco e um leve clima esfumaçado.
22. PRA QUE CHORAR - Cauby Peixoto - Baden e Vinicius formaram uma das parcerias mais marcantes da MPB. Só talvez não imaginassem que, um dia, esta composiçãoganharia a interpretação única de Cauby. A mensagem é linda e otimista... reparem! "Pra que chorar, pra que sofrer? Se há sempre um novo amor, em cada novo amanhecer."

Nenhum comentário: