domingo, 12 de julho de 2009

Junho 2009

Acabaram os dias de feriado, não é, minha gente? O Rei fez show no Maracanã, Zeca Pagodinho gravou seu DVD... e eu vou postar aqui minha mais recente coletânea mista e fixa. Como é uma coletânea feita no mês de junho, tem um quê de festa junina no clima, com xote, baião, temas nordestinos e muita animação. Tem também algumas faixas tiradas dos lançamentos do mês e umas pérolas desencavadas do fundo do baú. Espero que gostem e que anime a todos! Para baixar, clique aqui.
1. OLHA PRO CÉU - Ceumar, Dominguinhos e Nando Cordel - O disco abre com um clássico dos festejos de São João, mostrando qual vai ser o estilo do disco todo. A voz suave e precisa de Ceumar aponta para os caminhos da qualidade e do bom gosto, enquanto a animação de Dominguinhos indica os meandros nordestinos. Vamo que vamo!
2. AMANHECER - Anna Lemgruber - Um primor de arranjo e uma cantora que promete altos voos musicais. Ainda estamos no começo do disco e os versos que falam em "hora de levantar" parecem ainda esquentar a coletânea.
3. TODOS OS VERBOS - Zélia Duncan - O trabalho mais recente de Zélia foi muito bem recebido pela crítica e falta agora o público dar reconhecimento à artista. Esta faixa mostra como o pop-rock feito por Zélia é agradável e popular, sem ser burro ou pasteurizado. Letra sutil, inteligentíssima.
4. MODA DE VIOLA - J. Velloso - Faixa extraída do novo disco de J., de musicalidade extremamente delicada e letra muito linda! A presença de Jaime Alem (maestro de Bethânia) no arranjo - por conta do fato de o disco ter sido lançado pelo selo Quitanda, de Bethânia - deu um ar interiorano e romântico... perfeito!
5. É O AMOR - Alcione - E eu consigo deixar de fora das minhas coletâneas o samba e a Marrom? Aqui ela está toda empolgada, dando voz a um sambão animadíssimo, desses que têm refrão grudento e festivo. Tomara que o disco que Alcione está prometendo lançar este ano tenha mais desse tipo de gravação.
6. POMBAJIRA HALOWEEN - Nei Lopes - Os versos de Nei continuam afiados e ligeiros. Reparem como o sambista é eficiente na hora de combinar palavras de sonoridade parecida, criando estrofes absolutamente criativas e divertidas. E a crítica por trás da graça faz todo o sentido!
7. MARIA JOANA - Ana Martins - Este samba, meio bossa nova, é do pouco conhecido Sidney Miller e a qualidade da composição mostra que vale a pena procurar ouvir um pouco mais desse artista. A interpretação aqui fica a cargo de Ana, que é filha da Joyce e, como a mãe, canta direitinho, mas não chega a encantar.
8. PEÇO A DEUS - Mestre Marçal e Caetano Veloso - Samba típico da Portela, defendido aqui pelo lendário Marçal, ao lado do inconfundível Caetano. A animação é plena e a percussão, como não poderia deixar de ser, é bem marcada e bem marcante. É bom, de vez em quando, curtir um samba mais otimista!
9. MUITO OBRIGADO AXÉ - Ivete Sangalo e Maria Bethânia - Eu, particularmente, acho que as cantoras poderiam ter escolhido um tonzinho acima para cantar essa música com menos suaviadde e poder pegar mais pesado nas notas. Mas isso não quer dizer que não tenhamos aqui uma gravação lindíssima, com Ivete e Bethânia intercalando versos e vocais, em um dueto inesquecível. A melodia, de Carlinhos Brown, se não é de todo criativa, não chega a comprometer.
10. FLOR DO MAMULENGO - Fagner - O novíssimo disco de Fagner consegue trazer o canto do artista envolvido em um clima mais moderno e renovado, o que é ótimo. Principalmente porque a marca pessoal dele continua intacta, como se pode perceber por esta faixa, de puxada forrozeira, misturada com elementos do reggae. Criatividade pura!
11. RETRATO DA DESILUSÃO - Aline Calixto - Em um dos posts anteriores, comentei que Aline era mineira. Chegou a hora de me corrigir: ela é Carioca e viveu muitos anos em Minas. Agora sim! Este samba é lindo, típico de velha guarda, composto pela dupla de craques Monarco e Ratinho. Ou seja: melodia inventiva e letra bem construída.
12. É SÓ VOCÊ QUERER - Elba Ramalho e Cezinha - O disco mais recente de Elba, o lindíssimo Balaio de amor, traz várias faixas que falam de saudade, de distância, de arrependimento e outros desamores. Como Elba está apaixonada, envolvida afetivamente com o seu sanfoneiro e arranjador, Cezinha, sobrou para o dueto do casal uma das poucas faixas que falassem do amor em situação de triunfo. Ficou lindo, até porque Cezinha tem uma voz muito bonita, que lembra a do seu mestre, Dominguinhos.
13. SEA - Mercedes Sosa e Jorge Drexler - Conheci esta canção na voz do Ney Matogrosso, gravada para o seu disco mais recente, Inclassificáveis. A versão era um pouco mais acelerada, agressiva, de arranjo contuntende. Aqui o tom sentimental toma conta da gravação, com a voz de Mercedes comovendo qualquer um.
14. MINHA PALHOÇA - Marcos Sacramento - Não sei exatamente o que veio antes: o ovo ou a galinha; a Marambaia ou a Palhoça. O fato é que "Minha palhoça" é canção que segue o mesmo estilo adotado em "Só vendo que beleza (Marambaia)" (ou vice-versa): ritmo acelerado, letra bem encaixada na melodia, citação a pássaros, cantorias, paisagens bucólicas etc. Qual você prefere?
15. INSÔNIA - Rita Lee - O DVD recentemente gravado por Rita Lee para o projeto Multishow ao vivo trouxe algumas poucas músicas inéditas. "Insônia" é a mais criativa delas, com uma letra divertida - que fala do triângulo amoroso entre a pessoa que quer dormir, Morfeu e a Insônia - e um arranjo criativo - que mistura base de rock com elementos de rumba.
16. TÁ? - Mariana Aydar - Das várias cantoras que vêm surgindo no cenário musical brasileiro, sempre fui mais Roberta Sá do que Mariana Aydar. É que Mariana sempre me soou levemente arrogante e prepotente, esnobando o títiulo de "sambista", justamente depois de pedir bênção a Leci Brandão e Zeca Pagodinho e de basear o repertório de seu segundo disco em sambas de vários tipos. O fato é que, em alguns momentos, a cantora se sai muito bem, como nesta faixa, de letra muito criativa, que omite a sílaba "ta" de todos os seus versos.
17. NA VOLTA DA LADEIRA - Verônica Ferriani - Sax de vários tipos, trompetes, tubas e percussão fazem a introdução deste frevo delicioso. E logo entra a voz doce de Verônica, para entoar a letra ligeira e bem trabalhada. Uma gravação belíssima, que foge totalmente do que se está acostumado a ouvir hoje em dia.
18. PROCURANDO A ESTRELA - Zé Ramalho e Daniela Mercury - A melodia desta canção não é das mais criativas, chegando em alguns momentos a se parecer com outras músicas. Mas a interpretação rascante de Zé Ramalho e a participação delicada de Daniela compensam. Belo momento!
19. DOA A QUEM DOER - Maria Creuza - Um clássico dos anos 80, com aqueles arranjos todos iguais, baseados totalmente em sintetizadores, e uma letra pobre (de Paulo Sérgio Valle, acreditem), apenas a serviço de uma melodia fácil e grudenta (de Gilson, sem surpresa). Maria Creuza dá seu recado, sem brilhar nem comprometer.
20. MENINO DOS ZÓIO MEU - Nalva Aguiar - A figura de Nalva, cantando em um programa feminino vespertino, de pulôver marrom e seu tradicional cabelo loiro, me marcou profundamente. Daí que resolvi pôr esta faixa aqui, para compartilhar com vocês o prazer de ouvir a interpretação melosa dessa cantora.
21. QUANDO TU PASSAS POR MIM - António Zambujo - Quem está ajudando muito na divulgação deste cantor português é Caetano Veloso, que tem falado do rapaz em alguns veículos. A verdade é que Zambujo é ótimo cantor e, em seu disco atual, Outro sentido, conta com arranjos elegantes, que fazem lembrar a tradição do fado. Eis uma das faixas... e vamos aguardar que o disco seja lançado logo no Brasil.
22. MINHAS COISAS - Odair José - É Roberto Carlos fazendo escola, ao misturar uma letra romântica que fale de elementos do cotidiano com uma melodia bem sentimental. Até a voz anasalada Odair tem! É brega, mas é lindo!!!
23. PARTIDO CLEMENTINA DE JESUS - Clara Nunes e Clementina de Jesus - Talvez ninguém conheça este samba pelo nome oficial. Mas, se algém disser "Não vadeia, Clementina", todos vão se lembrar da resposta: "Fui feita pra vadiar". Aqui, a versão original do samba, com a própria personagem dividindo os vocais com Clara Nunes. É para fechar o disco com chave de ouro e muita animação.

Um comentário:

Anônimo disse...

Julho já vai indo e não canso de ouvir a deliciosa sonoridade de junho. Brigada, queridão! Bjs.