
1. SABIÁ LÁ NA GAIOLA - Paula Santoro - Não faz muito tempo que Paula lançou um disco inteiro baseado nos sabiás, chamado... Sabiá. É um disco lindo, de sonoridade suave, como se pode notar por esta faixa que, sem dúvida, é conhecida de todos. Quase cantiga infantil.
2. FEITO PASSARINHO - Paulinho da Viola - A sofisticação de Paulinho aflora aqui com toda sua força. Os versos profundos fazem parceria com a melodia sinuosa. E o arranjo, sóbrio e contido, colabora para o clima denso.
3. A BORBOLETA E O PASSARINHO - Teresa Cristina - Este é um dos sambas de Teresa que eu mais gosto. Trata-se de um lindo samba-choro, com melodia riquíssima e letra muito inspirada, que conta a história do enlace amoroso que se deu entre os seres voadores de duas espécies diferentes.
4. SAMBA DOS PASSARINHOS - Moacyr Luz e Martinho da Vila - Como o nome deste samba deixa claro, são vários os pássaros que aparecem ao longo de sua letra. E o arranjo faz mesmo lembrar uma passarinhada completa, com cavaco bem agudo e solo de flauta.
5. PRA MACHUCAR MEU CORAÇÃO - Gal Costa - A grande cantora mostra todo o seu potencial e deixa ainda mais bonito este samba já tradicionalmente associado à escola de samba Mangueira. "Meu sabiá, meu violão e uma cruel desilusão foi tudo o que ficou...".
6. MEU CANÁRIO - Marisa Monte - Quando Marisa lançou seu tão anunciado disco "só de sambas", o Universo ao meu redor (de onde foi extraída esta faixa), muita gente ficou decepcionada ao notar que se tratava de um disco bem com a cara da cantora: com arranjos inusitados, todos os sambas eram parecidos e ficava difícil distinguir um do outro. O bom é que quase todos eles eram de nível excelente!
7. CHORO DE PASSARINHO - Luiz Melodia e Jane Reis - Faixa tirada do disco Estação Melodia, lançado recentemente por Luiz só com sambas das décadas de 30 e 40. Para defender este choro, o cantor convocou sua esposa e eles, juntos, se sairam muito bem. Delicadeza pura.
8. A MAJESTADE, O SABIÁ - Roberta Miranda - Esqueçam os violinos sintetizados, a participação "especial" de Chitãozinho & Xororó e o jeito impostado de Roberta cantar. A versão que se ouve aqui deste clássico é do mais recente disco da cantora, Senhora raiz, e o arranjo é extremamente simples, com a cantora baixando o tom e cantando com mais suavidade. Melhorou muito!
9. PASSARIM - Be Happy e Jaime Alem - Depois de já estar devidamente consagrado como um dos membros da Santíssima Trindade da Bossa Nova - ao lado de João Gilberto e Vinicius de Moraes -, Tom passou a se dedicar mais à flora brasileira e, consequentemente, aos passarinhos. Veio daí esta linda obra.
10. SABIÁ LARANJEIRA / ANDORINHA PRETA - Nara Leão - Os discos que Nara lançou ao longo da sua carreira eram sempre surpreendentes, porque misturavam no repertório clássicos do momento, sambas antigos e cantigas populares. Esta gravação é um ótimo exemplo de como Nara sabia formar suas listas de músicas.
11. CHITÃOZINHO E XORORÓ - Ana Salvagni - Esta faixa é um clássico absoluto da música caipira brasileira. E a gravação escolhida é do primeiro disco da ótima cantora Ana Salvagni. Destacam-se o arranjo bem elaborado e o cantar preciso e afiado da intérprete.
12. AI QUE SAUDADE D'OCÊ - Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Zé Ramalho - Como poderia ficar de fora o beija-flor, um dos pássaros mais lindos e brasileiros que existem? Seu voo ágil e sua habilidade de parar no ar são fascinantes, assim como fascinam também as vozes unidas desses três cantores.
13. CANÁRIO DO REINO - Mônica Salmaso - Um hino ao ofício de cantar. Cantar pelo prazer de cantar, cantar pelo dom dado por Deus. Mônica deve saber bem o que é isso, porque não costuma faze concessões em seus discos e sempre se mostra competende e refinada. Confiram.
14. SABIÁ - Clara Becker - A sabiá é um dos poucos passarinhos que comem no chão. Se você quiser dar uma banana ou um pedaço de mamão a uma sabiá, deixe tudo no chão que ele pousa e se alimenta. E façam isso ouvindo este lindo forró nordestino, interpretado também lindamente por Clara Becker.
15. SABIÁ DE MANGUEIRA - Joyce - "Aquele sabiá foi quem me deu inspiração para fazer meu primeiro samba-canção". Assim termina este samba tradicional de Mangueira, interpretado aqui com elegância e reverência por Joyce. A faixa é do disco No Tom da Mangueira, lançado por ocasião do desfile em homenagem ao compositor.
16. TICO-TICO NO FUBÁ - Roberta Sá - Zequinha de Abreu se superava na hora de compor. Criou obras imortais, conhecidíssimas de quem toca ou gosta de ouvir choro. Mas nada superou o sucesso desta obra, apresentada aqui em arranjo meio charleston, tipo anos 20, com Roberta nos vocais. Ficou demais!
17. SÓ VENDO QUE BELEZA - Henricão - "Quando chega a tarde, um bando de andorinhas voa em revoada fazendo verão. E lá na mata o sabiá gorgeia linda melodia pra alegrar meu coração". Lirismo puro, em uma interpretação sublime, com voz grave e arranjo de regional.
18. PASSARINHO - Angela RoRo - A intensidade dos versos de Angela ganham contraste no arranjo suave, baseado no piano. E é engraçado notar como um animal leve e delicado tal qual um passarinho pode inspirar uma cantora tão intensa e profunda.
19. SABIÁ - Marcos Sacramento e Clara Sandroni - Quem compôs este lindo samba foi nada menos que Sinhô, um dos precursores do samba. Dizem que o sambista costumava compor ao piano e que viria daí a sofisticação de suas obras. De qualquer forma, temos aqui uma faixa belíssima, com um Marcos Sacramento mais contido que o normal, fazendo dueto com a Clara Sandroni de sempre.
20. MINHA VONTADE - Cristina Buarque e Pastoras da Portela - Momento de máxima delicadeza do disco: a irmã de Chico Buarque se irmana às velhas cantoras da Portela e, juntas, cantam à meia-voz este samba antológico. São pouco mais de 80 segundos de música... mas valem por uma vida.
21. NAS ASAS DE UM PASSARINHO - Alceu Valença - Música tipicamente nordestina - com direito a pífanos no arranjo - no melhor estilo Alceu. Mas também há toques de modernidade, como a batida aparentemente sintética. "Nas asas de um passarinho, sobrevoei a cidade. Eu te vi e tu fugias, como se fora miragem".
22. UM SER DE LUZ - Alcione - Samba feito em homenagem a Clara Nunes depois de sua morte, esta obra ganha aqui a interpretação pungente da Marrom, que era amiga íntima de Clara. A comparação da cantora com o pássaro é só mais um detalhe, nessa canção tão inspirada.
23. SOU SEU SABIÁ - Caetano Veloso - Caetano, ao escrever estes versos, compôs quase um acalanto. O personagem da canção se equipara a um sabiá e, por isso mesmo, dá conforto e alegria à pessoa amada nas horas mais difíceis.
24. TIÊ - Dona Ivone Lara - Para terminar, um partido alto dos mais famosos, criado e interpretado pela majestosa Dona Ivone. Conta a sambista que esta foi uma das suas primeiras obras, tendo sido composta nos seus tempos ainda de criança. Quanta inspiração!
Link para baixar a coletânea: http://www.4shared.com/file/120158609/3ae20302/MPB_dos_passarinhos_-_mpbrunoblogblogspotcom.html.
Nenhum comentário:
Postar um comentário