quinta-feira, 23 de julho de 2009

MPB dos passarinhos

Hoje estou pondo no ar mais uma coletânea temática. Quando pensei no tema dos passarinhos, achei que talvez não conseguisse encher um CD de 80 minutos. Só que vieram tantos sabiás, tantas andorinhas e tantos outros pássaros, que eu tive que deixar vários de fora. Para baixar, clique aqui.

1. SABIÁ LÁ NA GAIOLA - Paula Santoro - Não faz muito tempo que Paula lançou um disco inteiro baseado nos sabiás, chamado... Sabiá. É um disco lindo, de sonoridade suave, como se pode notar por esta faixa que, sem dúvida, é conhecida de todos. Quase cantiga infantil.

2. FEITO PASSARINHO - Paulinho da Viola - A sofisticação de Paulinho aflora aqui com toda sua força. Os versos profundos fazem parceria com a melodia sinuosa. E o arranjo, sóbrio e contido, colabora para o clima denso.

3. A BORBOLETA E O PASSARINHO - Teresa Cristina - Este é um dos sambas de Teresa que eu mais gosto. Trata-se de um lindo samba-choro, com melodia riquíssima e letra muito inspirada, que conta a história do enlace amoroso que se deu entre os seres voadores de duas espécies diferentes.

4. SAMBA DOS PASSARINHOS - Moacyr Luz e Martinho da Vila - Como o nome deste samba deixa claro, são vários os pássaros que aparecem ao longo de sua letra. E o arranjo faz mesmo lembrar uma passarinhada completa, com cavaco bem agudo e solo de flauta.

5. PRA MACHUCAR MEU CORAÇÃO - Gal Costa - A grande cantora mostra todo o seu potencial e deixa ainda mais bonito este samba já tradicionalmente associado à escola de samba Mangueira. "Meu sabiá, meu violão e uma cruel desilusão foi tudo o que ficou...".

6. MEU CANÁRIO - Marisa Monte - Quando Marisa lançou seu tão anunciado disco "só de sambas", o Universo ao meu redor (de onde foi extraída esta faixa), muita gente ficou decepcionada ao notar que se tratava de um disco bem com a cara da cantora: com arranjos inusitados, todos os sambas eram parecidos e ficava difícil distinguir um do outro. O bom é que quase todos eles eram de nível excelente!

7. CHORO DE PASSARINHO - Luiz Melodia e Jane Reis - Faixa tirada do disco Estação Melodia, lançado recentemente por Luiz só com sambas das décadas de 30 e 40. Para defender este choro, o cantor convocou sua esposa e eles, juntos, se sairam muito bem. Delicadeza pura.

8. A MAJESTADE, O SABIÁ - Roberta Miranda - Esqueçam os violinos sintetizados, a participação "especial" de Chitãozinho & Xororó e o jeito impostado de Roberta cantar. A versão que se ouve aqui deste clássico é do mais recente disco da cantora, Senhora raiz, e o arranjo é extremamente simples, com a cantora baixando o tom e cantando com mais suavidade. Melhorou muito!

9. PASSARIM - Be Happy e Jaime Alem - Depois de já estar devidamente consagrado como um dos membros da Santíssima Trindade da Bossa Nova - ao lado de João Gilberto e Vinicius de Moraes -, Tom passou a se dedicar mais à flora brasileira e, consequentemente, aos passarinhos. Veio daí esta linda obra.

10. SABIÁ LARANJEIRA / ANDORINHA PRETA - Nara Leão - Os discos que Nara lançou ao longo da sua carreira eram sempre surpreendentes, porque misturavam no repertório clássicos do momento, sambas antigos e cantigas populares. Esta gravação é um ótimo exemplo de como Nara sabia formar suas listas de músicas.

11. CHITÃOZINHO E XORORÓ - Ana Salvagni - Esta faixa é um clássico absoluto da música caipira brasileira. E a gravação escolhida é do primeiro disco da ótima cantora Ana Salvagni. Destacam-se o arranjo bem elaborado e o cantar preciso e afiado da intérprete.

12. AI QUE SAUDADE D'OCÊ - Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Zé Ramalho - Como poderia ficar de fora o beija-flor, um dos pássaros mais lindos e brasileiros que existem? Seu voo ágil e sua habilidade de parar no ar são fascinantes, assim como fascinam também as vozes unidas desses três cantores.

13. CANÁRIO DO REINO - Mônica Salmaso - Um hino ao ofício de cantar. Cantar pelo prazer de cantar, cantar pelo dom dado por Deus. Mônica deve saber bem o que é isso, porque não costuma faze concessões em seus discos e sempre se mostra competende e refinada. Confiram.

14. SABIÁ - Clara Becker - A sabiá é um dos poucos passarinhos que comem no chão. Se você quiser dar uma banana ou um pedaço de mamão a uma sabiá, deixe tudo no chão que ele pousa e se alimenta. E façam isso ouvindo este lindo forró nordestino, interpretado também lindamente por Clara Becker.

15. SABIÁ DE MANGUEIRA - Joyce - "Aquele sabiá foi quem me deu inspiração para fazer meu primeiro samba-canção". Assim termina este samba tradicional de Mangueira, interpretado aqui com elegância e reverência por Joyce. A faixa é do disco No Tom da Mangueira, lançado por ocasião do desfile em homenagem ao compositor.

16. TICO-TICO NO FUBÁ - Roberta Sá - Zequinha de Abreu se superava na hora de compor. Criou obras imortais, conhecidíssimas de quem toca ou gosta de ouvir choro. Mas nada superou o sucesso desta obra, apresentada aqui em arranjo meio charleston, tipo anos 20, com Roberta nos vocais. Ficou demais!

17. SÓ VENDO QUE BELEZA - Henricão - "Quando chega a tarde, um bando de andorinhas voa em revoada fazendo verão. E lá na mata o sabiá gorgeia linda melodia pra alegrar meu coração". Lirismo puro, em uma interpretação sublime, com voz grave e arranjo de regional.

18. PASSARINHO - Angela RoRo - A intensidade dos versos de Angela ganham contraste no arranjo suave, baseado no piano. E é engraçado notar como um animal leve e delicado tal qual um passarinho pode inspirar uma cantora tão intensa e profunda.

19. SABIÁ - Marcos Sacramento e Clara Sandroni - Quem compôs este lindo samba foi nada menos que Sinhô, um dos precursores do samba. Dizem que o sambista costumava compor ao piano e que viria daí a sofisticação de suas obras. De qualquer forma, temos aqui uma faixa belíssima, com um Marcos Sacramento mais contido que o normal, fazendo dueto com a Clara Sandroni de sempre.

20. MINHA VONTADE - Cristina Buarque e Pastoras da Portela - Momento de máxima delicadeza do disco: a irmã de Chico Buarque se irmana às velhas cantoras da Portela e, juntas, cantam à meia-voz este samba antológico. São pouco mais de 80 segundos de música... mas valem por uma vida.

21. NAS ASAS DE UM PASSARINHO - Alceu Valença - Música tipicamente nordestina - com direito a pífanos no arranjo - no melhor estilo Alceu. Mas também há toques de modernidade, como a batida aparentemente sintética. "Nas asas de um passarinho, sobrevoei a cidade. Eu te vi e tu fugias, como se fora miragem".

22. UM SER DE LUZ - Alcione - Samba feito em homenagem a Clara Nunes depois de sua morte, esta obra ganha aqui a interpretação pungente da Marrom, que era amiga íntima de Clara. A comparação da cantora com o pássaro é só mais um detalhe, nessa canção tão inspirada.

23. SOU SEU SABIÁ - Caetano Veloso - Caetano, ao escrever estes versos, compôs quase um acalanto. O personagem da canção se equipara a um sabiá e, por isso mesmo, dá conforto e alegria à pessoa amada nas horas mais difíceis.

24. TIÊ - Dona Ivone Lara - Para terminar, um partido alto dos mais famosos, criado e interpretado pela majestosa Dona Ivone. Conta a sambista que esta foi uma das suas primeiras obras, tendo sido composta nos seus tempos ainda de criança. Quanta inspiração!

Link para baixar a coletânea: http://www.4shared.com/file/120158609/3ae20302/MPB_dos_passarinhos_-_mpbrunoblogblogspotcom.html.

Nenhum comentário: