quarta-feira, 8 de julho de 2009

Bethânia Especial

Olá a todos!!!

Depois de Daniela Mercury aparecer por aqui cantando MPB e de Gal dar as caras em coletânea de sofisticadas participações especiais, chegou a vez de Maria Bethânia. Nada de negues ou de explode corações. A hora é das gravações menos batidas, meio raras, mas igualmente encantadoras.

Assim como Gal, Bethânia também é sempre chamada a cantar no disco dos outros ou em projetos coletivos. E ela consegue surpreender pelo ecletismo e pela abrangência de suas participações. A Abelha Rainha empresta sua voz e sua emoção a discos de forró, de samba, de música religiosa e muito mais! Tenho certeza de que quem ouvir este disco vai se surpreender! Para baixar, clique aqui!

1. SEGUE O TEU DESTINO - Depois de lançar o explêndido disco Ambar, Bethânia seguiu turnê com o memorável show Imitação da vida, cheio de poemas e cantigas populares. O programa do show era tão especial que vinha com um CD, com esta faixa. Os versos de Pessoa na voz de Bethânia emocionam qualquer um. Bela abertura!

2. GENTE HUMILDE - O Tira Poeira é um grupo de jovens chorões, que tocam com um virtuosismo impressionante. Os rapazes fazem um choro absolutamente pessoal e característico e têm recebido o reconhecimento dos próprios artistas. Tanto que, no disco mais recente deles, Feijoada completa, recebem a participação especial de Bethânia.

3. ATÉ PENSEI - Chico e Bethânia são amigos de tempos e já se tornou clichê dizer que ela é a sua melhor intérprete. Esta faixa foi tirada do sétimo volume do Songbook Chico Buarque e traz Bethânia em plena forma vocal, dosando emoção e técnica milimetricamente.

4. QUANDO CHEGARES - Esta foi a primeira canção composta por Carlinhos Lyra e fez sucesso na voz de Maysa. Recentemente, foi lançado o disco Esta chama que não vai passar, só com sucessos de Maysa interpretados por vários artistas. Bethânia se sai lindamente!

5. FALA BAIXINHO - Faixa retirada do disco Chora cantando - Ago! Pixinguinha, idealizado por Hermínio Bello de Carvalho. Nossa diva se entrosa perfeitamente com o arranjo em estilo de regional e deve ter gostado do resultado porque, anos depois, incluiu a canção no repertório do seu show Diamante verdadeiro.

6. PRECISO APRENDER A SER SÓ - Marcos Valle já compôs muita coisa sem graça, mas em alguns poucos momentos atingiu a genialidade. Um desses momentos está aqui: um belíssimo samba canção, de melodia sofisticada e letra romântica. Faixa retirada do Songbook Marcos Valle, volume 2.

7. MORENA DO MAR - Bethânia sempre incluiu canções de Caymmi em seus discos e espetáculos. Morena do mar foi lançada por Caymmi em 72 e ganha aqui a interpretação de Bethânia., É faixa gravada para o disco Caymmi, em que vários cantores prestam tributo ao baiano.

8. FREVO Nº 1 DO RECIFE - Os fãs de Bethânia devem conhecer esta canção ou de um dos seus primeiros discos ou de uma gravação mais recente, para o disco 100 anos de frevo - É de perder o sapato. Esta gravação, no entando, não é nenhuma dessas citadas, tendo sido gravada para o disco Recife frevo é, de 1996. Vale a pena conferir! Bethânia está à vontade, solta, dividindo a canção do jeito que quer.

9. SEM VOCÊ - Uma das canções mais sofridas da dupla Tom e Vinicius fica ainda mais melancôlica quando recebe a interpretação de Bethânia e solos de trompete. A faixa foi gravada para o Songbook Tom Jobim e não podia ficar de fora desta coletânea.

10. CANÇÃO III - Poemas de Hilda Hilst ganharam melodia de Zeca Baleiro e foram gravados por vários artistas no disco Ode descontínua e remota para Flauta e Oboé. Bethânia ficou a cargo de uma da faixas, dando conta do recado perfeitamente. E tem oboé mesmo... lindo demais!

11. BERCEUSE CRIOLLE - Para quem não sabe, berceuse é um acalanto, uma canção de ninar. E esta faixa é uma canção de ninar para a pessoa amada, composta luxuosamente por Jards Macalé e Wally Salomão. Bethânia canta um longo trecho a capela, mostra todo o seu potencial e depois entra o violão ímpar de Macalé. Arrepia qualquer um!

12. SÁBADO EM COPACABANA - Caymmi compôs este samba canção há cerca de 60 anos e é sensacional ver a Rede Globo selecionando-a para a abertura de uma das suas novelas das oito - Paraíso tropical. O clima de boate foi conseguido pelo arranjo, que contou com uma orquestra, cuja crooner era nada menos que Bethânia.

13. SEGREDO - Quando Dalva de Oliveira lançou "Tudo acabado", comentando em disco o fim do seu relacionamento com Herivelto, o compositor redarguiu com esta "Segredo". Tiro certeiro, de quem está ferido e sabe se expressar musicalmente. Faixa gravada lindamente por Bethânia para o disco Sinfonia de pardais, em homenagem a Herivelto Martins.

14. CAIS DO PORTO - Capiba é o Caymmi do Recife, diriam alguns. Raphael Rabello devia concordar, já que elaborou um disco só com canções do compositor, interpretadas por feras da MPB - Mestre Capiba. Bethânia ficou com com uma das mais lindas! A versão original tem quase sete minutos, por conta da longuíssima introdução. Aqui, uma versão mais curta.

15. PELA DÉCIMA VEZ - Bethânia foi amiga de Aracy de Almeida e, só por isso, já não podia ficar de fora do Songbook Noel Rosa. Mas ela não só particiou como defendeu uma das melhores faixas. A letra é tipicamente noeliana, mostrando um dia a dia tão trágico quanto cômico.

16. SORTE - Não faz muito tempo que passou nos cinemas o filme O signo da cidade, produzido e estrelado por Bruna Lombardi e seu marido Carlos Alberto Ricelli. O casal se encarregou de tudo, tendo inclusive composto a trilha sonora. Bethânia ficou com uma das faixas mais lindas, justo a que encerra a fita.

17. RECIFE, MANHÃ DE SOL - Bethânia, uma das estrelas mais brilhantes e importantes da MPB, às vezes é simples e generosa, participando de discos que vão contar com praticamente nenhuma divulgação ou badalação. É o caso do disco Asas do frevo, com canções do compositor J. Michiles, de onde veio esta faixa.

18. MORENA DE ENDOIDECER - A canção "Álibi", de Djavan, foi gravada por Bethânia e deu nome ao seu disco de 1978. Sucesso absoluto. Quando foram gravados os três volumes do Songbook Djavan, ela não poderia ficar de fora, é claro.

19. ASA BRANCA - Esta faixa foi gravada pouco tempo depois de Bethânia ter entrado na Biscoito Fino e abria o disco Doutor do Baião, uma homenagem a Humberto Teixeira. É impressionante ver como uma grande intérprete e um lindo arranjo conseguem transformar em nova uma canção já tão surrada. Destaque para a estrofe cantada em tom menor.

20. BOLERO - Batatinha é compositor do recôncavo baiano e sabe fazer canções tão deliciosas quanto sofisticadas. Quando o disco Diplomacia foi lançado, para homenagear o compositor, logo chamou a atenção esta faixa, cantada por Bethânia de forma simples, escoltada apenas por um violão. Deu destaque à beleza da letra e da melodia.

21. SOBRE TODAS AS COISAS - Outra participação de Bethânia no Songbook Chico Buarque. A letra rebuscada e profunda, típica de Chico, disputa com a melodia sinuosa, de Edu Lobo, para ver quem é a mais bela. Pedem as duas, para a interpretação soberba de Bethânia.

22. ESTRELA MIÚDA - O show Opinião, como todos sabem, foi o marco inicial da carreira de Bethânia. Ao lado dela, no palco, estavam ainda Zé Ketti e João do Vale. Só por esse fato ela já não poderia ficar de fora do disco João Batista do Vale, em homenagem ao compositor nordestino. Mas ela, para variar, se destacou... escutem e vejam por quê.

23. PÁSSARA - Talvez esta canção tenha uma das melodias mais complicadas de Francis Hime. É canção que demanda uma cantora de peso, capaz de enfrentar as curvas melódicas, sem esquecer do sentimento. Bethânia foi chamada e tudo correu bem. Faixa do disco Álbum musical, com canções de Francis.

24. CÂNTICO À NATUREZA - Pela ocasião do desfile da Mangueira em homenagem a Tom Jobim, foi lançado o disco No Tom da Mangueira, com vários importantes artistas do samba e da MPB. E um dos primeiros sambas de enredo da Mangueira (mais conhecido como "Primavera") ficou a cargo de Maria Bethânia, que divide o microfone com o grupo Garganta Profunda.

25. SIM, SEI BEM - Sueli Costa é compositora reverenciada pelos cantores, com algumas obras geniais na bagagem. Em 2007, Sueli lançou o disco Amor blue e chamou para participar do projeto algumas de suas recorrentes intérpretes. Bethânia ficou com esta faixa, que é "apenas" um poema de Fernando Pessoa musicado por Sueli.

26. AVE MARIA - Filha de Iansã e devota de Nossa Senhora, Bethânia sempre soube misturar suas religiões na hora de gravar seus discos. Daí surgiram momentos lindos de sua carreira, quando ela interpretava ora pontos de candomblé, ora cânticos católicos. Eis um momento católico, de pura devoção e intensa emoção.

27. ORAÇÃO A SÃO COSME E SÃO DAMIÃO - Os santos gêmeos, padroeiros dos farmacêuticos, dos médicos e dos doadores de órgãos recebem aqui a oferenda musical de Bethânia. É cantiga popular, interpretada divinamente pela Abelha Rainha. Faixa do disco Brincar de Rezar, da irmã de Bethânia, Mabel Veloso.

Link para baixar o CD: http://www.4shared.com/file/116673290/c86e7e33/Bethnia_Especial_-_mpbrunoblogblogspotcom.html.

9 comentários:

Unknown disse...

Bruno! elogiar seu blog é pouco! Acredito q o ideal seja te agradecerpelo cuidado, rapidez e principalmente qualidade das coletâneas! Parabéns!

Aproveito para ser ousado e sugerir duas coletâneas: uma do Chico Buarque e outra do Roberto Carlos, as duas com outras pessoas cantando... Adoro as letras dos dois mas não gosto muito das vozes...

Um ótimo feriado e obrigado!

Claudio disse...

adorei o blog!!! sensacional!!!
parabéns!!! virei fã!!!
obrigado!!!!
aonde você achou Foguete com a Mariene de Castro????

Giovani Rossini disse...

Nossa a coletânea da Bethânia está de mais. Vou visitar o blog sempre, o conteúdo e o cuidado são de qualidade.

Abraços...

Anônimo disse...

Quem entra no mu carro e escuta as coletaneas que baixo aqui me enche de elogios...aí eu faço a propaganda do blog bom demais onde eu acho isso...eita blog bom!!!
mauro dias

Anônimo disse...

registro aqui o meu download.
bjosssss

Anônimo disse...

boa tarde! o seu blog e bonito demais
o link da coletanea de bethania diz que nao existe !!
saludos desde buenos aires
roxana

Anônimo disse...

Oi, Bruno. Me chamo Francisco, estou interessado no seu acervo de Bethânia e queria que você o compartilhasse comigo. Meu e-mail é: franco711@hotmail.com

Anônimo disse...

Excelente o post, mas o link estar quebrado, por favor reposte, abraço

Anônimo disse...

Adorei a Coletânea! Parabéns.
só acho que poderiam ser creditados os compositores também, sem ser necessário creditar tantas vezes o link do seu blog...