quinta-feira, 2 de julho de 2009

Discos comprados 01

Olá, meus amigos!

Hoje dou início a uma nova série de CDs, que se chama "Discos comprados". É que, como compro muitos CDs e DVDs, acabo tendo contato com novidades quentes do mercado. A ideia aqui não é distribuir gratuitamente os discos. Não! A minha proposta é comentar rapidamente cada disco lançado e postar uma coletânea com algumas faixas de cada disco. Assim, se a pessoa gostar dos comentários e se interessar pelas músicas, ela fica mais propensa a comprar o CD completo nas lojas. Sempre fui a favor do mercado fonográfico e não vejo a internet como uma ameaça. Pelo contrário. Acho que o meio virtual tem como se transformar em uma possibilidade agregadora, ajudando na divulgação das músicas, impulsionando as vendas e estimulando a fruição artística. Para mim, a internet pode - e deve - ser boa, favorável e positiva para os consumidores, para os artistas e para as gravadoras.

Serão sempre coletâneas de 20 faixas, retiradas cinco de cada disco. Hoje começo, por exemplo, misturando quatro artistas bem diferentes, cada um com seu estilo bem definido, tendo a qualidade musical e a verdade artística como ponto de união. Espero que vocês gostem! Para baixar, clique aqui!

IVETE SANGALO - Pode entrar - O imenso apartamento que Ivete comprou em Salvador deve ter espaço de sobra, tanto que ela resolveu montar dentro dele um estúdio particular, extremamente bem equipado, com aparelhos de última geração. Para comemorar sua nova aquisição, a baiana recebeu em seu lar-estúdio artistas de vários tipos, todos amigos dela. A presença mais ilustre, sem dúvida, foi a de Maria Bethânia. Mas tem também momentos ótimos, como o dueto de Ivete com Marcelo Camelo e Carlinhos Brown. De fato, como indica o nome do projeto, o clima do disco é bem caseiro, intimista e afetivo, como atestam as imagens do correspondente DVD, lançado simultaneamente.

J. VELLOSO - E os Cavaleiros de Jorge - O segundo disco de J. (sobrinho de Caetano e Bethânia) é menos regional que o priemrio, sem deixar de trazer em sua essência o samba de roda do recôncavo e a musicalidade típica baiana. O que faz com que o disco seja menos regional são os arranjos, que contam com solos e acordesde guitarras, baixos bem marcados e outras sonoridades mais contemporâneas. Os destaques do disco ficam por conta da interpretação do compositor para temas já gravados por Maria Bethânia e Mariene de Castro, como "Kirimurê" e "Foguete".

ALINE CALIXTO - Aline Calixto - Na onda das novas intérpretes (como Roberta Sá, Mariana Aydar e Céu), surge esta mineira de voz vigorosa e apelo sambista. Seu disco de estreia é marcado pela mistura de composições da própria Aline com sambas de feras de sempre, como Monarco, e de craques de hoje, como Edu Krieger. Os arranjos são muito bem construídos, sem que se possa classificá-los como ousados. E o momento máximo do CD é mesmo quando a cantora recebe quatro monstros do samba para diviri os vocais da faixa "Uma só voz": Walter Alfaiate, Wilson Moreira, Monarco e Nelson Sargento. Que prestígio!

MARCOS SACRAMENTO - Na cabeça - A voz de Marcos é das mais marcantes ta atualidade, conseguindo juntar potência e extensão a um timbre bastanteincomum. Além disso, o cantor prima pelo bom repertório e pelos belos arranjos. Neste disco, não foi diferente: Marcos está escoltado por grandes violonistas, interpretando tanto clássicos da MPB quanto composições recentes. Se em seu primeiro disco, Memorável samba, o intérprete contava com arranjos volumosos, de muitos instrumentos e de forte percussão, agora o que dá o tom é a economia e a simplicidade, deixando espaço para a voz de Marcos se destacar à vontade.

1. BALAKBAK - Ivete Sangalo
2. JORGE VALENTE / ORAÇÃO PARA SÃO JORGE - J. Velloso (com Jorge Mautner)
3. ORIGINAL - Aline Calixto
4. NA CABEÇA - Marcos Sacramento
5. AGORA EU JÁ SEI - Ivete Sangalo
6. FEITICEIRA - J. Velloso
7. ENFEITIÇADO - Aline Calixto
8. SIM - Marcos Sacramento
9. COMPLETO - Ivete Sangalo (com Mônica San Galo)
10. KIRIMURÊ / CANINDÉ - J. Velloso
11. OXOSSI - Aline Calixto
12. MORENA - Marcos Sacramento
13. QUANTO AO TEMPO - Ivete Sangalo (com Carlinhos Brown)
14. ME DÁ UM CHEIRO - J. Velloso
15. RAINHA DAS ÁGUAS - Aline Calixto
16. ÚLTIMO DESEJO - Marcos Sacramento
17. TEUS OLHOS - Ivete Sangalo (com Marcelo Camelo)
18. FOGUETE - J. Velloso
19. CANTO DE QUERO MAIS - Marcos Sacramento
20. UMA SÓ VOZ - Aline Calixto (com Walter Alfaiate, Wilson Moreira, Monarco e Nelson Sargento)

Link para baixar a coletânea: http://www.4shared.com/file/115726772/bba24600/Discos_comprados_01_-_mpbrunoblogblogspotcom.html.

5 comentários:

Fábio Almeida disse...

Velho... Vc como ''critico musical'' deve ta com saudades da kra de ''Daniela Mercury'' que enrola o seu novo lançamento ''Canibália'' a cerca de 10 anos - Se vc podesse escrever algo sobre a espera... e receber a campanha séria primordial blz:?

Obs: blue.fabio@hotmail.com

Jr Vilanova disse...

Bruno,

Excelente e generosa iniciativa! Muito obrigado e pode ter certeza que (pelo menos comigo) seu objetivo foi alcançado! Já estou muito interessado no som de Aline Calixto!

Jr.

Anônimo disse...

Se eu tivesse um blog desse, jamais disponibilizaria nada dessa merda da Ivete Sangalo.

Anônimo disse...

Adoro seus bloge realmente é difícil de tirar o som de Marcos Sacramento da cabeça.
Como canta !!!!!!
Abs, Flav.

Amauri Mariano Neto disse...

amigo me passa o link desta coletânia gostei muito.