quarta-feira, 15 de julho de 2009

Discos comprados 02

PELO SABOR DO GESTO - Zélia Duncan - O nome do disco lançado por Zélia em 2004, Eu me transformo em outras, diz muito a respeito dessa artista múltipla. Ela produz projetos coletivos, compõe para outros intérpretes, faz parcerias inusitadas, às vezes grava discos temáticos etc... Tudo isso sem deixar de ser coerente consigo própria. Pelo sabor do gesto, seu disco mais recente, é prova de que a artista sabe a trilha que está seguindo. É um disco de pop-rock, sem os clichês do gênero, sem o apelo vil das canções pasteurizadas, sem a superficialidade das letras para serem decoradas. Ao mesmo tempo, é disco com sonoridade baseada em guitarras e baixos, cheio de melodias lindas e fáceis, carregadas de letras românticas. Vale destacar também as participações especiais de Fernanda Takai e Chico César. Lindo disco!

FESTA PARA UM REI NEGRO - Jair Rodrigues - A data merecia mesmo uma comemoração em grande estilo: 70 anos de vida e 50 anos de carreira de um dos nossos maiores cantores. A festa se deu então no Auditório Ibirapuera, com vários artistas convidados e um clima de celebração no ar. Talvez por esse mesmo clima, Jair tenha se esquecido de cantar em alguns momentos, tamanha era a emoção e a agitação (já célebre) do artista. Não chegou a comprometer o material, principalmente o DVD, que registra em som e imagem toda a alegria de Jair. As participações especiais foram de amigos, como Alcione e Jorge Aragão; de seus filhos, Luciana Mello e Jair Oliveira; e de uma figura sempre especialíssima: Pelé. O Rei do Futebol não canta nada, mas tem carisma e protagoniza com Jair um dos momentos mais divertidos do DVD. Vale a pena conferir!

UMA CANÇÃO NO RÁDIO - Fagner - Eu nunca fui fã do Fagner, mesmo tendo consciência de que se tratava de um grande artista. Até que resolvi comprar seu disco mais recente... que espetáculo! Fazia tempo que não me deparava com um trabalho tão bem cuidado! Fagner deve estar de novo amor, porque fez um disco apaixonado, doce, suave e profundo. A capa, o encarte e todo o material gráfico são de muito bom gosto e o CD ainda vem em embalagem especial, comemorativa aos 40 anos da gravadora Som Livre. Só que o melhor do disco mesmo são as canções e os arranjos. Fagner e seus arranjadores conseguiram - em apenas dez faixas - mostras que é possível ser contemporâneo e antenado, mesmo sendo um cantor brasileiro, nordestino, afeito aos foles e às zabumbas. A participação de Gabriel O Pensador na faixa "Martelo", ao contrário do que se poderia supor, é arrebatadora. O forró "Me dá meu coração", lançado recentemente por Elba Ramalho em seu disco Balaio de amor, aparece no disco de Fagner em andamento mais acelerado e com toques de modernidade. Confiram a diferença! E tomara que outros discos com essa qualidade cheguem logo ao mercado.

CHUTANDO O BALDE - Nei Lopes - E o letrista afiado do samba está de volta, ribombando no compasso sincopado do samba, atirando para todos os lados. O início do disco em estilo de rap é só grupo, porque o samba logo toma assento, marca posição e domina tudo até o fim das faixas. A habilidade de Nei para fazer rima é impressionante. Em "Pombajira haloween", por exemplo, ele constrói boa parte da letra com versos que terminam em "im". Aparecem, então, os previsíveis "foi o fim", "coisa ruim" e "mesmo assim". Mas a genialidade do compositor se impõe e ele ousa rimar tudo isso com "James Dean", "tudo teen" e "estopim". Ouçam o disco inteiro e descubram várias outras pérolas desse quilate.

1. TELHADOS DE PARIS - Zélia Duncan
2. CIDADE GRANDE - Jair Rodrigues e Pelé
3. MUITO AMOR - Fagner
4. CHUTANDO O BALDE - Nei Lopes
5. TUDO SOBRE VOCÊ - Zélia Duncan
6. CHÃO DE ESTRELAS - Jair Rodrigues
7. REGRA DO AMOR - Fagner
8. SARACURUNA-SEROPÉDICA - Nei Lopes
9. PELO SABOR DO GESTO - Zélia Duncan
10. UPA, NEGUINHO - Jair Rodrigues e Luciana Mello
11. UMA CANÇÃO NO RÁDIO - Fagner e Zeca Baleiro
12. DEUSAS E DEVASSAS - Nei Lopes
13. SE UM DIA ME QUISERES - Zélia Duncan
14. MASCARADA / SONHO DE UM CARNAVAL - Jair Rodrigues, Luciana Mello e Pedro Mariano
15. MARTELO - Fagner e Gabriel O Pensador
16. OLÓ - Nei Lopes
17. DUAS NAMORADAS - Zélia Duncan
18. O CONDE - Jair Rodrigues e Pedro Mariano
19. ME DÁ MEU CORAÇÃO - Fagner
20. ONDINA - Nei Lopes

Link para baixar o disco: http://www.4shared.com/file/118414418/58117f4/Discos_comprados_02_-_mpbrunoblogblogspotcom.html.

2 comentários:

Fabricio disse...

Brunão! Rola uma de samba-rock ou seria desviar muito da sua linha de "trabalho"?

Abração
Fabricio

Jorge disse...

Sou fã ardoroso da ZD. Achei esse trabalho dela muito bom, até coloquei um post no meu blog!
Essa mulher arrasa...