sexta-feira, 17 de julho de 2009

Discos comprados 03

Como é bom ver o mercado fonográfico assim agitado, cheio de novidades, cheio de coisas boas surgindo a cada semana. São relançamentos, são coletâneas razoavelmente bem cuidadas, são discos de inéditas, discos em dupla etc. Finalmente parece ter passado - com algumas voltas - aquela maré dos discos ao vivo, com os "sucessos" da carreira do artista e o som da platéia quase se sobrepondo aos músicos e ao cantor. Hoje posto aqui, na série Discos comprados, mais quatro lançamentos do mercado. Para baixar, clique aqui. E vamos lá!

ELAS CANTAM PAULINHO DA VIOLA - Vários artistas - Thiago Marques Luiz, o produtor deste disco, está ganhando destaque no mercado musical brasileiro devido ao seu trabalho, que pode ser definido em três frentes: produzir discos novos de cantoras já meio esquecidas, como Alaíde Costa, Cláudia Telles, Célia e Claudette Soares; montar coletâneas com pepitas garimpadas nos acervos das gravadoras; produzir gravações inéditas com imenso bom gosto tanto de repertório quanto de arranjo. Este disco é seu mais recente trabalho e é de se tirar o chapéu! O ideia de um encontro de cinco vozes quentes da nossa MPB, dando corpo ao cancioneiro de Paulinho da Viola, primeiro se concretizou em um show memorável, apresentado algumas vezes em São Paulo. O sucesso e a beleza do espetáculo foram tamanhos, que o disco surgiu. E o melhor: gravado em estúdio. Fabiana Cozza abre o disco bem ao seu modo, intensa e caudalosamente. Quando ela canta "Coração leviano" em ritmo dolente e a capella é de arrepiar e fica difícil para Célia entrar na segunda parte da música. Só que Célia é escolada e se sai muito bem, principalmente quando dá sua marca pessoal a "Pecado capital". Milena - será que alguém se lembrava dela? - enfileira três faixas muito bonitas, merecendo destaque "Para um amor no Recife". Chega a hora de Cida Moreira tomar o remo e a sua tradicional dramaticidade fica contida, em favor da sua perfeita técnica. Ao se ouvir "Dança da solidão" na voz de Cida, dá vontade de rever o conceito sobre Marisa Monte. Momento mágico do disco: Cida Moreira divide com Alaíde Costa os versos-diálogo de "Sinal fechado". Sem comentários. Alaíde ainda canta mais duas faixas, ambas com a sua delicadeza tocante. O final do disco fica a cargo das cinco cantoras, que entoam "Foi um rio que passou em minha vida". Ouça o disco, e seu coração se deixará levar.

OUTRO SENTIDO - António Zambujo - Como eu já havia comentado em post mais antigo, o cantor português António Zambujo foi divulgado no Brasil por nada menos que Caetano Veloso. Daí vieram sua aparição no Programa do Jô, a presença de seus discos em sites de música etc. A verdade é que António é tudo o que não se espera de Portugal: delicadeza, sofisticação e modernidade. E o gajo canta fados e músicas tradicionais sem deixar de ser - outr avez - delicado, sofisticado e moderno. A delicadeza vem de seu canto suave, sem vibratos, sem excesso de dramaticidade. A sofisticação vem do seu repertório, que mistura os lamentos portugueses com a música-poesia de Vinicius de Moraes, por exemplo. E a modernidade é devida aos arranjos, quase sempre econômicos, mas executados com extrema precisão. "Lábios que beijei", uma das faixas do disco, que foi clássico na voz de Orlando Silva, merece destaque, porque revela a reverência que a música portuguesa faz a MPB, mesmo que a recíproca nem sempre aconteça. A versão brasileira do disco (lançada por aqui há poucos dias) traz três faixas a mais do que a edição portuguesa. Em cada uma dessas três, participam um artista brasileiro. Ivan Lins toca piano e canta ao lado de António na faixa "Bilhete", mostrando que a carga dramática que Fafá de Belém impusera a essa música não é sua única possibilidade. "Fado partido" é entoado com a participação de Roberta Sá que, como sempre, deixa evidente sua capacidade musical e a beleza de sua voz. E, por fim, Zé Renato acompanha António em "Se tu soubesses", fechando o disco de maneira sublime.

BALAIO DE AMOR - Elba Ramalho - Tudo bem que esse disco foi lançado em abril e eu inclusive já comentei sobre ele aqui no MPBruno. Só que eu não consigo parar de ouvi-lo, porque ele é de fato muito bom! É difícil hoje em dia pôr no mercado um disco com tantas músicas inéditas, sendo tantas delas de nível excelente. E Elba está cantando como nunca, sabendo explorar a suavidade de sua voz, sem perder seus agudos característicos. Se o disco é aberto com "Fuxico", faixa deliciosa, de melodia envolvente e letra amena, ele tem outras maravilhas enfileiradas, como "Um baião chamado saudade", ponto máximo do disco, "Me dá meu coração", gravada por Fagner em seu mais recente disco, Uma canção no rádio, "D'estar", com uma melodia em tom menor que comove, e "Se tu quiser", outro momento de beleza radiante. Reitero: vale cada real! É disco para se ouvir do começo ao fim, sem pular faixa nenhuma.

TÔ FAZENDO A MINHA PARTE - Diogo Nogueira - Se Gal, Bethânia, Fafá, Elba, Preta, Simone, Paula e tantas outras cantoras já exploraram seu charme, sua beleza, sua sensualidade, suas pernas, suas curvas em encartes de discos, por que um cantor homem não poderia fazer igual, mesmo não sendo Ney Matogrosso ou Sidney Magal? Pois Diogo o fez e isso serve para mostrar que o rapaz não tem medo de que pensem que ele está lançando disco só porque tem boa estampa. Tem boa estampa, mas tem também bom suingue, boa voz e bons parceiros. Se o disco não tem um grande momento, com um daqueles sambas que já soam ao primeiro ouvido como clássico, ele tem vários momentos bons, eficientes e bem cuidados. Destaque para os sambas "Tô te querendo", extremamente contagiante, "Força maior", que chega a ser empolgante, e "Não dá", que vem com a grife Wilson das Neves e Arlindo Cruz. Mas os comentários mesmo devem ir para a faixa "Sou eu", parceria de Chico Buarque com Ivan Lins. Contam por aí que Ivan tinha dado a música a Simone, para que ela a lançasse em seu futuro disco. Só que Chico preferia que Diogo gravasse primeiro a canção. Resultado: Simone não gostou (é claro), Ivan ficou desautorizado, e Chico ainda participou do coro na gravação de Diogo. Isso sim é marketing espontâneo.

1. TUDO SE TRANSFORMOU - Fabiana Cozza
2. LÁBIOS QUE BEIJEI - António Zambujo
3. FUXICO - Elba Ramalho
4. SOU EU - Diogo Nogueira
5. PECADO CAPITAL - Célia
6. NEM ÀS PAREDES CONFESSO - António Zambujo
7. UM BAIÃO CHAMADO SAUDADE - Elba Ramalho
8. TÔ TE QUERENDO - Diogo Nogueira
9. PARA UM AMOR NO RECIFE - Milena
10. BILHETE - António Zambujo e Ivan Lins
11. ME DÁ MEU CORAÇÃO - Elba Ramalho
12. FORÇA MAIOR - Diogo Nogueira
13. DANÇA DA SOLIDÃO - Cida Moreira
14. FADO PARTIDO - António Zambujo e Roberta Sá
15. D'ESTAR - Elba Ramalho
16. NÃO DÁ - Diogo Nogueira
17. NADA DE NOVO - Alaíde Costa
18. SE TU SOUBESSES - António Zambujo e Zé Renato
19. SE TU QUISER - Elba Ramalho
20. MAR DO AMOR - Diogo Nogueira


Link para baixar a coletânea: http://www.4shared.com/file/118809653/4d73ee00/Discos_comprados_03_-_mpbrunoblogblogspotcom.html.

2 comentários:

Henrique disse...

"tudo o que não se espera de 'Portugal"?
Que feio você falar isso sem conhecer o país, Bruno.

RICARDO AGUIEIRAS disse...

Bruno,
você é muito bonito, se for o mesmo da foto. E é, também, extremamente elogiável a sua atitude em compartilhar a cultura aqui, neste país onde cultura e memória não valem nada e o futebol é mais importante, né? ... pão e circo.. mas , apenas duas coisas: cuidado com seus preconceitos, reflita mais a respeito, por favor, como esse com Portugal e com os portugueses , muito absurdo. Pense que, se for assim será justo também que todos os brasileiros sejam vistos como trambiqueiros e marginais, lá fora? Preconceito é sempre uma armadilha, acaba se voltando contra você mesmo e contra a mesmíssima Cultura que você propõe compartilhar aqui. Por que age assim?
Dois: seria legal você não colocar os discos juntos para baixar, como fez aqui... por que um leitor seu pode gostar de um e não de outro artista... o legal é separar... talvez eu não tenha entendido o que fez, se me enganei, peço desculpas...
Obrigado e parabéns por divulgar a Cultura e por ser tão belo!
Ricardo Aguieiras
aguieiras2002@yahoo.com.br