terça-feira, 21 de julho de 2009

MPB infantil

É de criança que se aprende a gostar de música. Há quem diga, inclusive, que todo mundo nasce com ouvido absoluto e que, com o tempo, vai perdendo essa capacidade. Se isso é verdade eu não sei, mas é fato que a pessoa tem mais chance de gostar de música e de ter um envolvimento maior com o universo musical se tiver sido exposta a boa música durante a infância. A coletânea de hoje atende a um pedido recebido aqui no blog já tem algumas semanas e eu espero que possa agradar a todos os que baixarem o arquivo.

A música infantil e a MPB sempre tiveram boas relações - ora mais estreias, ora mais distantes -, com vários discos privilegiando os repertórios destinados às crianças. Quem não ouviu ou não se lembra da Arca de Noé, de Vinicius de Moraes, e da Casa de Brinquedos, de Toquinho, ou de Os Saltimbancos, do Chico Buarque? Sem falar na Turma do Balão Mágico, no Trem da Alegria, na própria Xuxa e suas derivadas. Tudo isso foi na década de 80 e, para que não se diga que nunca mais o mercado fonográfico brasileiro olhou pelas crianças, vale mencionar os discos que a gravadora Biscoito Fino pos no mercado, Samba pras crianças e Forró pras crianças.

O disco de hoje, portanto, é um apanhado de tudo isso. Tem músicas bem famosas, desses discos infantis já clássicos... tem músicas famosas cantadas por artistas mais contemporâneos... tem coisa nova em vozes também novas etc. Espero que vocês gostem!

1. ALEGRIA DA VIDA - Zélia Duncan - O tema da Vila Sésamo abre o disco porque é um clássico da música infantil. Impossível alguém ter cerca de 30 anos ou mais e não se lembrar da música. A interpretação de Zélia ficou linda e foi tirada do disco Superfantástico - Quando eu era pequeno, lançado em 2002 com vários artistas contemporáneos gravando músicas infantis antigas.

2. MARACANGALHA - Coral de crianças - Dorival Caymmi foi um dos compositores brasileiros que mais seriamente se aproximaram do universo infantil. São várias as canções do mestre baiano que usam como refrão alguma cantiga popular. "Roda pião", "Atirei o pau no gato" e "Boi da cara preta" são exemplos disso. Aqui ,um samba alegre de Caymmi, interpretado pelas vozes finas e alegres das crianças.

3. HOLLYWOOD - Los Hermanos - Outra faixa do já mencionado disco Superfantástico. É a regravação de uma das faixas mais lindas já apresentadas em filmes infantis brasileiros. A versão original, com Lucinha Lins, é inesquecível, mas os Los Hermanos não fizeram feio e entraram na coletânea pelo inusitado da coisa.

4. O RELÓGIO - Walter Franco - Esta faixa prova que sofisticação e universo infantil podem se cruzar tranquilamente. A música tem uma letra aparentemente simples, cheia de jogos de palavras, e uma melodia levemente repetitiva. Mas, se formos notar, são contracantos, trava-línguas e outros requintes estilísticos. Coisas de Vinicius.

5. AS ABELHAS - Moraes Moreira - Será que havia abelhas na bíblica arca de Noé? No disco A Arca de Noé, de 1980, havia e foi Moraes quem defendeu a faixa. Ficou lindo!

6. SINA DE CIGARRA - Maria Rita - A voz delicada de Maria Rita combinou muito bem com o coro de crianças e a melodia simples porém envolvente dão charme a esta gravação, extraída do disco Forró pras crianças, de 2006.

7. A PORTA - Fábio Jr. - Eu sempre achei Fábio Jr. um bom cantor, apenas envolvido com um repertório de gosto duvidoso. Nesta faixa, defendendo versos sublimes de Vinicius e melodia tocante de Toquinho, dá para perceber como ele canta bem!

8. SAMBA LELÊ - Zé Renato - Esta faixa está aqui para que fique claro que desde cedo pode-se aprender o que é um bom samba. É do disco Samba pras crianças, de 2003, interpretada pelo idealizador do projeto, Zé Renato, e tem a sofisticação da grife Biscoito Fino.

9. A GALINHA - Miúcha - Das quatro canções principais do disco Os Saltimbancos, de 1977, talvez o tema da galinha seja a que tem a melodia mais complexa. Vale a pena ouvir com calma e perceber cada nuança. A voz do galináceo ficou a cargo de Miúcha, que se sai muitíssimo bem!

10. PIRUETAS - Chico Buarque e Os Trapalhões - No tempo em que não se acreditava na imbecilidade das crianças, Renato Aragão e sua trupe se juntavam a grandes nomes da música e da da televisão brasileira para fazer bons filmes. Esta faixa é um verdadeiro achado melódico e conta ainda com um arranjo arrebatador.

11. A PULGA - Bebel Gilberto - Para quem está acostumado a ouvir Bebel cantando à meia-voz suas beat-bossas de sempre, esta faixa pode ser uma surpresa. A delicadeza de sua voz já se fazia marcante e ela, em meio a grandes nomes da MPB, conseguiu se destacar no disco A Arca de Noé.

12. CIRANDA DA BAILARINA - Mônica Salmaso - Faixa tirada do disco que Mônica dedicou ao repertório de Chico Buarque. Trata-se de um momento inspirado, de musicalidade totalmente inventiva, que seduz pela delicadeza.

13. A BICICLETA - Simone - Toquinho caprichou na seleção dos convidados para seu disco Casa de Brinquedos, de 1983. E um dos momentos mais lindos é quando Simone canta. A animação da música às vezes pode esconder a beleza da letra... reparem bem.

14. HISTÓRIA DE UMA GATA - Nara Leão - Na história de Os Saltimbancos, apenas um dos bichos vira cantor: justamente a gata. Talvez por isso tenham escolhido uma cantora de verdade, mas que fosse também capaz de representar pela voz uma gata. Ficou lindo! Nem a recente versão de Vanessa da Mata para esta canção supera a gravação de Nara.

15. LINDO BALÃO AZUL - SNZ - As filhas de Baby do Brasil defendem aqui, até que muito bem, o clássico infantil dos anos 80. Vale lembra que se trata de um tema composto por Guilherme Arantes.

16. A MARIPOSA - Mariana de Moraes - Eis uma marcha-rancho tipicamente brasileira, com uma história a um só tempo hilária e trágica. O coro infantil e a suavidade do arranjo ajudam a tirar um pouco da dramaticidade.

17. QUADRO NEGRO - Alceu Valença - É a vez de um forró arretado animar a criançada. A letra fala de uma professora vaidosaa que, depois de uma certa confusão, reconhece: vamos estudar que é melhor! É o humor nordestino dando o seu recado.

18. PIQUE ESCONDE NA INTERNET - Pedro Miranda e Lucinha Lins - As modernidades tecnológicas acabaram com as brincadeiras infantis? Não! Talvez tenham apenas as modificado. É disso que fala esta linda faixa.

19. MARINHEIRO SÓ - Zé Renato - A melodia repetitiva, típica do samba de roda baiano, serve muito bem também ao espírito inocente das crianças. Por isso o clima tão festivo no arranjo desta faixa... é só botar para tocar e deixar as crianças cantarem junto.

20. O MACACO - Zeca Baleiro - EM 1999, a gravadora Universal lançou ao mercado o disco A Arca dos Bichos, uma evidente tentativa de se repetir o sucesso do disco A Arca de Noé. Só que as faixas eram de uma pobreza lírica assustadora e o time de intérpretes era escabroso: Beto Jamaica e Netinho são só dois exemplos. Talvez se salve apenas esta faixa, interpretada com competência por Zeca Baleiro.

21. A CASA - Toquinho - Esta é, sem dúvida, uma das canções infantis mais batidas que se conhece no Brasil. Por isso, entrou na coletânea uma versão mais rara, com a interpretação discreta de Toquinho.

22. MENININHA - Toquinho - No show Maricotinha, Bethânia em certo momento se sentava no palco e ouvia seu baixista, Rômulo Gomes, cantar uma cantiga infantil, como que transportando a intérprete ao seus tempos de criança. Agora é a vez de Toquinho cantar a tal canção e transportar a todos nós à nossa meninice.


23. SUPERFANTÁSTICO - Turma do Balão Mágico e Djavan - Esta canção briga forte pelo título de música infantil mais emblemática dos anos 80. E o mais interessante é notar que quem divide os vocais com Simony, Jairzinho e outras crianças é nada menos que Djavan. Contagiante!

24. SORRISO DE CRIANÇA - Dona Ivone Lara - A voz ancestral e a figura doce de Dona Ivone fazem remeter inevitavelmente às avós de todos nós. Por isso ela se sente tão bem rodeada de crianças, cantando este lindo samba. É emocionante!

25. O CARDERNO - Toquinho - Em vez de Chico Buarque, que cantou na versão mais famosa desta música, quem aparece aqui ao microfone é Toquinho, um dos compositores da faixa. Fica difícil não se emocionar com os versos sensíveis, em primeira pessoa. "A vida se abrirá num feroz carrossel e você vai rasgar meu papel".

26. MINHA CANÇÃO - Os Saltimbancos - O jumento, o cão, a galinha e agata finalmente aprendem a cantar. E percebem que sabem fazer música justamente quando cantam esta faixa. A melodia simplíssima serve de base para versos inspirados, que começam com a nota musical correspondente.

27. ACALANTO - Nana Caymmi e Dorival Caymmi - É hora de dormir... e fica para Caymmi e sua filha, Nana, a tarefa de embalar a criança.

Link para baixar a coletânea: http://www.4shared.com/file/119741866/7bbf5308/MPB_infantil_-_mpbrunoblogblogspotcom.html.

12 comentários:

Jr Vilanova disse...

Faltou Ivete Sangalo cantando "A girafa", hilário! Já "A bailarina" é uma músiquinha chata danada...rs... apesar de adorar Monica Salmaso!!
Valeu,
Jr.

Tharcis Oliveira disse...

Cara, parabéns pelo tue blog!!!! Mto massa!!!
Essa coletânea de MPB Infantil ficou mto boa, mas, senti falta de umas músicas do CD Adriana Partimpim, mas quem sabe num vol.II dessa coletânea igual o Samba de Menina?
Ah... Gostaria de sugerir um tema tbm: uma coletânea de samba rock.

Parabéns pelo blog!!!!

Bruno disse...

Opa! Que bom que vocês gostaram da coletânea... pois saibam que foi muuuuuuito difícil fazer a seleção final. Tinha muita música boa e sempre alguma coisa legal fica de fora. Quanto ao disco para crianças da Adriana Partimpim (Calcanhotto), eu admito que me esqueci completamente dele. Só lembrei depois, quando a coletânea já estava no ar. Quem sabe um vol. II, né?
O samba rock vai pintar em breve!!!
Abração a todos!

rox disse...

Bruno!!!!que loucura o seu blog!!! de muito bom gosto.Ja adicionei nos favoritos.Parabens!!!!

rox disse...

Aos favoritos.rsrsr

emilene disse...

excelente seu blog e de qualidade mesmo.... mais não consegui baixar as músicas.... me interesso em adquirí-las pois trabalho numa creche e o material para este público é raro.... por favor entre em contato comigo por email ou explique como faço para adquirir toda a coletanea.... obrigado! emileneregina@hotmail.com

Luciana disse...

Parabéns! Adorei seu blog!

Unknown disse...

Olá Bruno!!!

Obrigada pela seleção! O pequeno Erik vai adorar com certeza!

beijos

Christiane Sento Sé

Valéria disse...

Se vc tivesse um ícone com as músicas do Zeca Baleiro ia me apaixonar por vc...rs
Mas amei a coletânea para crianças de MPB, justamente hj estava ouvindo cds de mpb para criança no hospital em que trabalho!
Obrigada!!!

Lu Negrão disse...

Como conseguir PlayBacks da Casa de BRinquedos/ Saltimbancos/ Arca de Noe?

Ou partituras?


Obrigada

Lelo disse...

Oi Bruno,
Trabalho como gerente de marketing numa escola e adorei a sua coletânea, pena que o link do 4shared não está mais disponível. Você tem um link novo? Pode me mandar por email? leandro@isjob.com.br

Desde já, muito obrigado!

WaleskaComK disse...

Brunooo,

Posta de novo essa coletânea no 4Shared. Pleasee!!!
Estou com um charázinho seu na barriga e queria muito que ele ouvisse tudo isso!! :)

Se puder me enviar ou avisar... waleskacomk@gmail.com