sexta-feira, 24 de julho de 2009

Simone Especial

E a série Especial continua, contemplando agora uma das nossas cantoras mais brilhantes: Simone. Depois de vários projetos ao vivo (um deles em dupla com Zélia Duncan), lançados em CD e DVD, e um lindo disco só com composições de Ivan Lins, parece que Simone vai brindar seu público em breve com um disco de músicas inéditas. Ela já está em estúdio, preparando arranjos, fazendo gravações e escolhendo repertório. Tudo indica que o novo trabalhado da Cigarra sairá pela Biscoito Fino, gravadora que tem se tornado um porto seguro para a boa música brasileira. Enquanto o disco novo não vem, a gente pode ir se deliciando com esta coletânea, que procura reunir algumas das muitas participações de Simone em discos coletivos ou projetos especiais. Tem muita coisa linda!

1. VOU FICAR NUA PARA CHAMAR SUA ATENÇÃO - Faixa gravada para o disco Seda pura, de 2001, que de última hora não foi liberada por Roberto Carlos, compositor da canção, ao lado de Erasmo Carlos.
2. SE TODOS FOSSEM IGUAIS A VOCÊ - Faixa extraída do primeiro volume do Songbook Vinicius de Moraes, de 1993, com arranjo e acompanhamento ao piano de Wagner Tiso.
3. DIFERENTEMENTE - Faixa gravada recentemente para a campanha publicitária dos sabonetes Albany.
4. ATA-ME - Esta faixa, embora seja cantada em português, Simone gravou para um de seus discos lançados no mercado espanhol, o Simone - En español, de 1991. Nunca foi lançada oficialmente no Brasil.
5. ORAÇÃO DE MÃE MENININHA - Faixa extraída do disco Festa Brasil, de 1974, que Simone divide com João de Aquino.
6. SALAMARGO - Em 1974, Simone participou do disco Sei lá, de Hermínio Bello de Carvalho, cantando esta linda faixa. Não se trata da gravação mais comum, lançada pela cantora no seu disco Quatro paredes, também de 1974.
7. MIRRA, OURO E INCENSO - Belíssima canção composta por Hermínio Bello de Carvalho em parceria com Martinho da Vila, gravada por simone para o disco coletivo Timoneiro, de 2005, só com composições de Hermínio.
8. NOSSO AMOR NÃO DEU EM NADA - Outra faixa do disco Festa Brasil, que até bem pouco atrás tempo não havia sido lançado no Brasil.
9. INGÊNUO - O violão majestoso que acompanha Simone nesta faixa é de Baden Powell e a gravação foi feita para o disco Ago! Pixinguinha, comemorativo aos 100 anos do compositor.
10. MEU NAMORADO - Faixa gravada para o inesquecível disco O Grande Circo Místico, de 1983, com composições de Chico Buarque e Edu Lobo.
11. MINHA NAMORADA - Vinicius de Moraes fez a letra para a melodia de Carlos Lyra e Simone, acompanhada pelo violão de Hélio Delmiro, gravou a obra divina e definitivamente para o Songbook Carlos Lyra, de 1994.
12. SAPOS E GRILOS - Mais uma faixa do disco Festa Brasil.
13. MARAVILHA - A inspiração desta faixa foi Cuba, daí o trocadilho entre o nome da música e a característica geográfica do país, uma ilha. Fonograma retirado do disco Álbum Musical 2, lançado em 2008 só com composições de Francis Hime.
14. VOLTEI PRO MORRO - No ano em que estreou no mercado fonográfico, 1973, Simone, além de lançar disco próprio, participou de mais dois projetos. Esta faixa foi extraída de um desses discos, o lindo Simone et Roberto Ribeiro à Bruxelles.
15. QUI NEM JILÓ - Outra faixa retirada do disco Festa Brasil.
16. PORQUE TE AMO - Sueli Costa não é cantora, embora seja excelente compositora. Por esse motivo, ao lançar seu disco Amor blue, em 2007, a compositora chamou suas intérpretes mais assíduas para participar afetivamente do projeto. Eis a faixa de que Simone participa.
17. COQUEIRO DE ITAPOAN / JOÃO VALENTÃO - Gravação ao vivo, retirada do disco Expo Som 73, que Simone dividiu com Leny Andrade, Márcia e Ari Vilela.
18. EXISTE UM CÉU - Faixa que fez sucesso ao ser incluída na trilha sonora da novela Paraíso tropical, de 2007. A composição é de Francis Hime e Geraldo Carneiro.
19. FECHEI A PORTA - Outra faixa tirada do disco Expo Som 73.
20. GAROTA DE IPANEMA - O projeto Um barzinho, um violão, lançado pela gravadora Universal em 2001 fez muito sucesso - tanto que continua rendendo coletâneas até hoje. Esta faixa foi tirada do seu segundo volume.
21. NAÇÃO - Quem faz as bases no violão para Simone deitar e rolar no samba é o próprio compositor, João Bosco. Faixa tirada do segundo volume do Songbook João Bosco, de 2002.
22. SAMBAS DE RODA DA BAHIA - Mais uma faixa extraída do disco Festa Brasil.
23. QUE NAVIO É ESSE - Outra faixa retirada do disco Simone et Roberto Ribeiro à Bruxelles.
Espero que todos gostem da coletânea e aguardem que, em breve, postarei um disco só com interpretações de Simone em espanhol.

8 comentários:

Unknown disse...

Olá, Bruno!

Parabéns pelo blog. Dentro do campo da MPB, não tinha visto algo tão interessante, valorizando os grandes nomes da MPB, principalmente as mulheres cantoras-divas do Brasil, como Simone. Agora gostaria de saber como proceder para baixar, tive dificuldades. E também como devo fazer para visitar seu blog com frequência?
Grande abraço!

Walry disse...

Realmente esta coletânea traz muitas raridades. Uma boa pedida!

Unknown disse...

acredito que o link esta com problemas baixei mais nao veios os arquivos, mesmo assim gostei de mais do teu blog, parabens, abraço.

Chico disse...

O mesmo que eu comentei no post da Alcione.

novoluar disse...

Maravilhosa seleção! Quem dera e todas as coletâneas fugissem do lugar-comum, das mesmas e reiterativas músicas!!!!! Essa aí é nota MIL!

novoluar disse...

Ah, esqueci, tenho a maioria delas, pois sou FÃ (hehehe), mas queria ouvir mesmo comé que ficou??? Decerto o som é interessante, pois a Cigarra, bem selecionada dá magníficas antologias musicais!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O link ficou indisponivel, por favor tem como você fazer o upload novamente??

obrigado pela atenção!

Att.
Ediel Teixeira