Zizi Possi é a voz da perfeição. Sua voz tem um timbre que nem parece voz de gente, parece cristal, parece instrumento musical, parece qualquer coisa de divino. Excetuando-se algumas faixas dos seus discos dos anos 80, tudo o que ela gravou é de extrema qualidade, sempre com uma marca própria de elegância, sofisticação e bom gosto. Quem nunca ouviu seus discos Sobre todas as coisas, de 1991, e Valsa brasileira, de 1993, precisa parar e escutá-los com calma. São verdadeiras aulas do que é boa música. Os repertórios dos discos de Zizi são variados, dando voz a nomes nitidamente elitizados - como Chico Buarque e Edu Lobo -, lapidando pérolas de autores menos associados à MPB - caso de Cartola e Nelson Cavaquinho -, sem deixar de surpreender o público com novas interpretações para músicas latinas ou nordestinas.A coletânea de hoje procura reunir os fonogramas dispersos de Zizi, muitos deles gravados para trilhas de filmes, peças ou novelas. Tem também as incursões da cantora pelos indefectíveis songbooks e mais uma ou outra joia rara. Devo dar crédito aqui ao jornalista e pesquisador musical Rodrigo Faour - amigo especial -, que vive se dedicando à nossa música brasileira, produzindo discos maravilhosos, montando coletâneas sensacionais, criando discos coletivos deslumbrantes e promovendo relançamentos encantadores. Algumas faixas da coletânea de hoje foram tiradas do disco Pérolas raras, de 2006, que trazia várias gravações esquecidas de Zizi e que eram até então inéditas em CD. Aprendam: qualquer coisa que leve o nome do Rodrigo é coisa boa!
1. ROSA DOS VENTOS - Faixa gravada especialmente para a trilha sonora da novela Os mutantes - Caminhos do coração, de 2008.
2. SEMPRE NÃO É TODO DIA - Canção de Oswaldo Montenegro e Mongol gravada em 1987 para o disco com a trilha da peça Aldeia dos ventos.
3. COM AÇÚCAR, COM AFETO - Do Songbook Chico Buarque, volume 8, lançado em 1999.
4. EU ANDO OK - Gravação feita especialmente para a trilha da novela Pé na jaca, de 2006.
5. COISA MAIS DOIDA - Faixa de 1982, extraída da trilha sonora do filme Os Vagabundos Trapalhões.
6. COPO VAZIO - Do Songbook Gilberto Gil, volume 3, lançado em 1992.
7. I GOT IT BAT AND THAT AIN'T GOOD - Participação de Zizi Possi no disco Ellingtonia, dos Heartbreakers, de 1989, com canções de Duke Ellington.
8. NÃO TEM SOLUÇÃO - Gravação, também de 1989, feita para o disco Grandes Autores - Dorival Caymmi, incluída em 1993 na trilha sonora da novela Olho no olho.
9. QUANDO O AMOR ACONTECE - Do Songbook João Bosco, volume 1, lançado em 2003.
10. O CIRCO MÍSTICO - Participação de Zizi Possi no disco com a trilha donora do balé O grande Circo Místico, de 1983, de autoria de Chico Buarque e Edu Lobo.
11. SOL E CHUVA - Faixa composta para a trilha do balé Dança da meia-lua, gravada em 1988.
12. MEIA NOITE - Do Songbook Edu Lobo, volume 1, lançado em 1995.
13. LUZES E SOMBRAS - Faixa gravada por Zizi para a trilha sonora do filme Oriundi, de 2000.
14. FLORES E JARTINS - Gravação de 1982, realizada para o especial de televisão Viagem encantada.
15. BEATRIZ - Do Songbook Chico Buarque, volume 2, lançado em 1999.
16. VIDA DE BAILARINA - Faixa de 1988, gravada exclusivamente para a trilha sonora da novela Vida nova.
17. A FORÇA - Gravação feita em 1979 para a trilha sonora da novela O todo poderoso.
18. LÁBIA - Participação de Zizi Possi na trilha sonora do musical Cambaio (2001), de Chico Buarque e Edu Lobo.
19. TEREZINHA - Faixa extraída do disco com a trilha sonora da peça Ópera do malandro, de 1979.
20. SILVANA - Gravação de 1984, feita especialmente para a trilha sonora da novela Vereda tropical.
21. THE LONG AND WINDING ROAD - Participação de Zizi no disco coletivo O submarino verde e amarelo, gravado ao vivo em 1999.
Link para baixar a coletânea: http://www.4shared.com/file/121998340/ae4dd891/Zizi_Especial_-_mpbrunoblogblogspotcom.html.

4 comentários:
Tá chique pra caramba, Bruno voce é um luxo só sobre todas as coisas.
Oi Bruno
Tens certeza que a música "Flores e Jardins" foi mesmo de um especial de TV?
Eu tenho este LP e não sabia disso... O disco é promocional da Johnson & Johnson e o que consta no verso é o seguinte:
"Este disco foi produzido originalmente como parte das comemorações à inauguração da nova fábrica de produtos para crianças da Johnson & Johnson em Jaguariúna, São Paulo. Novembro de 1982."
Abraços
Boa noite Bruno, será que poderia atualizar o blog e postar novamente este lindo cd? Ficaria muitíssimo grato!
Luiz Roberto - São José dos Campos-SP
Olá Bruno, que trabalho fantástico o seu. Estava justamente buscando canções de Zizi que não tenho para completar minha discografia dela, quando acho esse disco... pena o link estar desativado. É possível reativá-lo?
De qualquer maneira, estou favoritando seu blog!
Postar um comentário