domingo, 7 de junho de 2009

Coletânea - Abril 2009

Para terminarmos a semana bem, resolvi postar a coletânea que fiz referente ao mês de abril. Está recheada de sambas, mas tem também coisas românticas e divertidas. Leiam os comentários das faixas e deleitem-se! Para baixar, clique aqui!

1. UM BAIÃO CHAMADO SAUDADE - Elba Ramalho - Quando fiz a coletânea tinha acabado de comprar o CD novo da Elba e, de cara, me apaixonei por essa música! Por isso ela ganhou a honra de de ser a primeira faixa. Não dá para não gostar.

2. AO NOSSO AMOR MAIOR - Luiz Carlos da Vila - Dizem os sambistas que Luiz Carlos não compõe com a mesma frequência que os outros, mas que, quando resolve compor, arrasa com tudo. Eu concordo. São, geralmente, letras lindas, com rimas inesperadas, em melodias tão fáceis de aprender quanto lindas de se ouvir.

3. AUTO-RETRATO - Cláudia Cunha - Ouvi essa música pela primeira vez na voz da Jane Duboc, enquanto ela cantava no Programa do Jô. Procurei, procurei, procurei até que descobri o nome e o compositor: Egberto Gismonti. Achei essa versão mais bonita e, então, lá vai!

4. CADÊ MEU AMOR? - Nelson Rufino - Nelson é sambista dos bons, desses que fazem sambas lindos, todos diferentes, mas todos com sua marca pessoal. Essa sua composição já tinha sido gravada pelo Zeca Pagodinho, mas achei que seria legal dar espaço à boa voz do compositor original.

5. INGENUIDADE - Clementina de Jesus - Devo confessar que quem me apresentou essa música foi Caetano Veloso, ao gravá-la em seu mais recende disco. E devo confessar que achei a gravação dele chatíssima (como o disco todo. Mas Clementina é Clementina e ela arrasa! Samba delicioso!

6. VALEU, CLEMENTINA - Fabiana Cozza - A ideia era, claro, fazer menção à faixa anterior. Adoro a Fabiana Cozza e a considero a dona de uma das melhores vozes da atualidade. Voz que preenche tudo, que não deixa espaço, que não vacila nota, que não economiza emoção.
7. AMOR CIGANO - Fafá de Belém - Mais uma dos anos 80, quando Michael Sullivan e Paulo Massadas comandavam a música brasileira. Vale recordar, especialmente quando a melodia é até gostosinha e a intérprete é de primeira.

8. OS SEUS BOTÕES - Roberto Carlos - A carreira artística do Rei teve um longo período chamado "fase motel". Essa gravação é dessa fase e é uma das mais bonitas, para o meu gosto. Mal eu podia imaginar que a Globo a escolheria (na voz de Ivete Sangalo) para abrir o especial que apresentou no último domingo, com alguns momentos do show Elas cantam Roberto.

9. DIFERENTEMENTE - Caetano Veloso - O disco mais recente do Caetano, Zii e zie, como eu disse, é muito chato! Talvez eu é que não goste de rock e, por isso, tenha achado o disco um saco. Mas essa música vale! A letra é linda (como sempre) e a melodia é charmosa, meio que um choro, remetendo à sua linda "Diamante verdadeiro". Caetano mostra que é gênio da canção quando faz coisas como o verso final da música: "E, no entanto, diferentemente de Osama e Condoleeza, eu não acredito em Deus". Casamento perfeito entre letra e melodia!!!

10. O VIOLÃO - Nana Caymmi - Para mim, essa é a melhor faixa do novo disco de Nana, Sem poupar coração. Não é música inédita, mas merecia uma gravação assim, cheia de cuidados e defendida por uma intérprete de verdade.

11. A PUREZA DA FLOR - Grupo Revelação - Arlindo Cruz é sambista de primeira, que vem ganhando destaque nos últimos anos, principalmente depois de selar amisade musical com Maria Rita e dar a ela várias faixas para seu disco de sambas Novo amor. Essa é uma composição dele, nas vozes de um grupo de pagode bem rasteiro. Mas Arlindo mostra sua superioridade, compondo um pagodão rasgado, mas com melodia superior à média geral desse segmento.

12. SETE SAIAS - Angela Evans - Conheci essa cantora tem pouco tempo, fuçando em outros blogs. Gostei mais do seu repertório do que da sua voz em si. Essa canção, como não achei em nenhuma outra vez, coloquei na dela mesmo. Música lindinha, com letra bem sacada.

13. QUANDO SE É POPULAR - Moacyr Luz e Wilson das Neves - No ano passado, Moacyr Luz lançou um dos melhores discos de samba do ano, Batucando. Eram muitos sambas bons, com arranjos lindíssimos e convidados especiais realmente especiais. Essa faixa é desse disco e mostra como Moacyr sabe fazer samba bonito! Merecia mais destaque!

14. ALEGRIA / FESTA IMODESTA - Márcia Lopes - A cantora reproduziu aqui o mix que Chico Buarque originalmente fez, misturando duas composições bastante diferentes. Ah, que saudade do tempo em que o Chico era criativo sem ser pernóstico. Márcia não é grande intérprete... tem timbre comum e aquela técnica correta que impera hoje em dia, meio sem espaço para a emoção. Mas ficou bonito. As letras e as melodias ajudam muito, né?

15. BOÊMIA (LA BOHÊME) Martinho da Vila - Essa faixa é de um disco que o Martinho fez homenageando as músicas de países de língua latina. A versão para o português é divertida, mas a faixa fica melhor quando o cantor e compositor ataque no parlez-moi-d'amou. É uma dessas melodias que a gente parece já ter nascido sabendo.

16. PRAÇA 14 BIS - Leila Pinheiro - Sambão paulistano (isso existe?) que relata exatamente uma coisa que aconteceu comigo. "Foi quando o farol fechou, da praça o samba me chamou". Ouvi os tambores do Vai-Vai e senti que morava perto do mais tradicional samba da garoa. Mas era domingo e eu, como bom paulistano, tinha que trabalhar na segunda!

17. PERGUNTE PRO SEU CORAÇÃO - Ara Ketu - Roberto Carlos fez sucesso com essa música, mas eu precisava colocar aqui essa versão! Para mostrar como tem gente que consegue fazer músicas adaptáveis a qualquer estilo! Melodia deliciosa!

18. UM DIA, UM ADEUS - Vanessa da Mata - Não gosto e nunca gostei do Guilherme Arantes. Acho suas músicas muito chatas e ele mais ainda. Só que a Vanessa é uma intérprete de verdade e toma para si as músicas que canta. De maneiras que ficou lindo! E a letra é realmente comovente. "Só você pra dar a direção na minha vida...".

19. SANTA MADRUGADA - Cristina Monteiro - Quem via televisão na década de 90 e tolerava o pagode dominante da época vai se lembrar dessa música. Foi o único "sucesso" dessa cantora, mais uma a se perder nos arranjos pasteurizados e nas composições sem personalidade daquele estilo e daquela época. A letra é boa: uma rivalidade estabelecida entre a namorada e a madrugada, cada um com seus encantos.

20. TIM-TIM POR TIM-TIM - Mônica Salmaso - Faixa que extraí de um disco só de boogie-woogies brasileiros. João Gilberto foi, sem dúvida, um dos responsáveis por trazer à música MPB dita atual esse tipo de composição, já que elas tendiam a cair no esquecimento e ele gravou várias delas. Mônica não se mostra aqui tão brilhante quanto em seus discos próprios, mas é uma gravação bonita!

21. POT-POURRI DE SAMBAS DE RODA - Mariene de Castro - Encontrei essa gravação fuçando na internet. Vem de um disco ao vivo da Mariene absolutamente irregular, gravado talvez até sem ela mesmo saber! A boa notícia é que a versão oficial deve chegar às lojas em breve. Espero que venha com essa faixa, que é uma sequência irresistível de sambas do recôncavo baiano. E atire os primeiros prato e faca quem conseguir ficar parado!

É isso, minha gente! Quem quiser baixar essa coletânea, eis o link: http://www.4shared.com/file/110495795/a8c3ddb/2009_-_04_-_Abrril_-_mpbrunoblogblogspotcom.html

3 comentários:

mauro disse...

parabéns pelo blog.
Adoro as coletaneas e, sobretudo, os comentários para cada faixa.Excelente!

Anônimo disse...

AUTO RETRATO é linda com uma cantora mineira chamada Paula Santoro.

Vale conferir.
DALSON PRISCO

Anônimo disse...

Meu Caro
Voce saberia me informar onde posso baixar o cd de Moacyr Luz independente de 1988 e Sem compromisso de 2005 pois já pesquisei na rede e não conseguir localiza-lo.
meu agradecimentos
florianof@ig.com,.br