terça-feira, 2 de junho de 2009

Coletânea - Maio 2009

Todo mês eu faço uma coletânea. Já tem mais de ano que sigo fazendo isso. São discos variados, com canções bonitas, curiosas, divertidas, emocionantes etc. Hoje vou postar a mais recente de todas, feita semana passada. Espero que gostem! Para baixar, basta clicar aqui. Comentem à vontade!

2009 - 05 - Maio


1. CHATTANOOGA CHOO-CHOO - Ná Ozzetti - Este ano Carmen Miranda faria 100 anos, por isso estou a homenageando em todas as coletâneas do ano. Essa faixa faz parte do disco Balangandãns, que a Ná Ozzetti lançou recentemente, só com músicas imortalizadas na voz da Carmen, mas com arranjos muito legais! Adorei essa canção!
2. MINHA VERDADE - Moyseis Marques -
Esse menino promete! Faz sambas deliciosos, gravados sempre com arranjos encorpados, que misturam elementos do samba tradicional, com a limpeza do som típica dos nossos tempos. Mais um bom exemplo desse talento!
3. ONTEM E HOJE - Angela Maria -
Quanta emoção! Que melodia simples, porém sedutora! Adoro as cantoras antigas e às vezes é muito prazeroso encontrar uma gravação assim tão sensacional! A letra é um detalhe à parte: "O teu fracasso é o meu sucesso..."
4. NASCI PARA BAILAR - Orquestra Imperial -
Andei ouvindo algumas coisas do João Donato e estou começando a admirá-lo. Essa música é daquelas que a gente parece que sempre conheceu. Uma delícia! E a Orquestra Imperial mostra mesmo a que veio: um grande arranjo!
5. BECO - Mart’nália -
Martinho da Vila disse que, das cantoras novas, sua filha era a melhor, porque tinha afinação, presença de palco, tocava instrumentos e ainda compunha. Ele está certo! Essa faixa (do disco "Pé do meu samba") é sensacional!
6. MEDO DA CHUVA - Elymar Santos -
Não podem faltar elementos semi-bregas nessas coletâneas! Elymar Santos cantando Raul Seixas é um luxo! Mostra que, com um bom repertório, ele se revela um grande cantor! O arranjo é quitsch total!
7. PANO LEGAL / CAFÉ SOÇAITE - Anna Lemgruber -
Maria Bethânia gravo essas duas canções (também agrupadas) em um de seus primeiros discos, "Recital na Boite Barroco". A segunda canção faz referências a várias personalidades da época. Por isso mesmo houve uma "adaptação" na letra, que cita agora Loyolas, Danuzas etc.
8. MEU ROMANCE - Marcos Sacramento -
Adoro quando um artista contemporâneo regrava alguma coisa bem antiga! É o que acontece aqui com um samba imortalizado na voz de Orlando Silva.
9. AMOR BANDIDO - Joanna
- Quase ninguém passou incólume musicalmente à década de 80. Sullivans e Massadas ditaram as regras, com suas melodias grudentas, letras vazias e arranjos sintetizados. Mas hoje, anos depois, algumas dessas canções merecem ser ouvidas novamente.
10. SE EU ENCONTRAR - Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho - Nada mais nobre no samba do que a velha guarda. Agora, quando duas delas se encontram (da Portela e do Império Serrano), fazendo cama para Arlindo e Zeca, é luxo só! Mais uma daquelas melodias que só os compositores da antiga sabem fazer.
11. PISTON DE GAFIEIRA - Jards Macalé - Um clássico da música de gafieira, interpretada por um dos fãs-confesso de Moreira da Silva. Jards é um grande artista, que merecia mais destaque! É muita voz, muito suingue, muita malandragem! Reparem que, depois que a letra diz "o pistom tira a surdina", o pistom realmente soa mais alto e sem surdina! Capricho no arranjo!
12. COME AGAIN - Alaíde Costa
- A letra aqui é o que menos importa. Importam, sim, a voz estupenda combinada com o piano perfeito. Deleite! Melodia delicada, interpretações geniais!
13. ME DÁ MEU CORAÇÃO - Elba Ramalho
- Para comemorar seus 30 anos de carreira, Elba lançou um disco só com forós, xotes e baiões. São quase todos irresistíveis. Esse é um deles. Dá vontade de sair cantando junto.
14. OS RIOS QUE CORREM PRO MAR - Teresa Cristina - Música antiga, gravada especialmente para a novela "Um só coração". Um primor de gravação, com Teresa mostrando porque é considerada a estrela maior da nova geração do samba.
15. VEM DANÇAR COMIGO - Angelo Máximo - Faixa absolutamente impagável! Um arranjo histriônico, um cantor exagerado, uma letra estapafúrdia e uma melodia quase universal. Uma ousadia musical que, hoje, ninguém mais tem coragem de fazer.
16. O QUEREDOR - Banda Glória - Outra boa gravação da nova geração. É um forrozinho gostoso, com letra divertida e melodia agradável. A Banda Glória não faz sucesso à toa.
17. ALÉM DO PARAÍSO - Jussara Silveira - Gosto quando a Rede Globo coloca gravações inéditas e feitas exclusivamente para as suas trilhas. Esse é um exemplo: boa melodia, letra linda e a voz suave de Jussara. Ainda faz lembrar muito a Gal, o que não deixa de ser bom!
18. DANÇARIA A NOITE INTEIRA - Cauby Peixoto - Só ele teria coragem e cacife para gravar uma versão dessas, descambando de repente para o inglês original. Outra ousadia!
19. SEM POUPAR CORAÇÃO - Nana Caymmi - Faixa que dá título ao CD mais recente de Nana. É um bolerão, do jeito que ela e os fãs dela gostam. Tem uma melodia gostosa.
20. SENHORA LIBERDADE - Zezé Motta
- Às vezes é difícil entender porque Zezé fica tanto tempo sem gravar, né? Ouvi uns boatos há um tempo que ela estaria gravando um disco só de sambas, com produção de Maria Bethânia. Se os sambas forem como esse, será um disco perfeito!
21. PROMESSA - Elizeth Cardoso
- A divina mandando ver com seu vozerão! Música linda, letra imensa, poesia pura, melodia sinuosa e sedutora. Mais uma grande cantora da antiga, dando sua contribuição!
22. É TÃO BOM - Luiz Caldas e Caetano Veloso
- Pelo que consta, essa gravação foi feita para uma novela antiga da Globo e a faixa está sendo reeditada agora em uma nova coletânea do Caetano. Para quem não lembra, Luiz Caldas é aquele cantor cabeludo que gravou coisas impagáveis, como o tema de abertura da novela Tieta e aquela música que dizia "Nega do cabelo duro, que não gosta de pentear"
23. DOCE VAMPIRO - Ney Matogrosso
- Vasculhando os discos antigos do Ney achei essa linda gravação! Arranjo atemporal fazendo base para uma voz perfeita! E Rita Lee, mostrando que é uma das maiores compositoras do Brasil.
24. BERCEUSE CRIOULLE - Maria Bethânia
- Não podia faltar Bethânia! Aqui ela aparece cantando uma canção de Jards Maclé e Wally Salomão. É para fechar o disco com chave de ouro.

Download do disco: http://www.4shared.com/file/109525544/2e1f0097/2009_-_05_-_Maio_-_mpbrunoblogblogspotcom.html

Um comentário:

Marcio Motta disse...

Você é a pessoa mais fascinada por MPB que conheço.
E faz bem! Quem sabe aprendo a admirar mais com as suas descrições aqui?
bjo!
MARCIO MOTTA