quarta-feira, 10 de junho de 2009

Dia dos namorados - Para volta de namoro

Depois do tempo separado, a consciência do erro e o momento da volta. Esta coletânea retrata essa hora especial, de renovação do amor, de fortalecimento dos sentimentos e restauração da intimidade. Para baixar, clique aqui.

1. ESPUMAS AO VENTO - Chicas - O disco começa exatamente como terminou o anterior. Só que não é mais apenas a vontade de voltar. É a atitude, a hora de simplesmente olhar e falar: "Sei que aí dentro ainda mora um pedacinho de mim. Um grande amor não se acaba assim."

2. UM FAVOR / VOLTA - Áurea Martins - Súplica em dose dupla. E, como o amor está novamente vivo, vem outra vez a vontade de expandi-lo para o mundo todo. "Quem souber gritar, que grite. Quem tiver apito, apite. Faça esse mundo acordar. Para que, onde ela esteja, saiba que alguém rasteja, pedindo pra ela voltar."

3. NÃO TEM SAÍDA - Belô Velloso - Admitir o erro, assumir as fraquezas, ser sincero e fiel com os próprios sentimentos. E deixar que o outro perdoe. "Aprendi: é você ou nada. Tive o mundo em minhas mãos e joguei tudo fora, por nada. Hoje eu sei que não tem saída: tô pedindo pra você voltar, tô pedindo pra você ficar na minha vida."

4. SEM VOCÊ - Chico Buarque e Tom Jobim - E seguem as declarações de amor, de dependência. Depois de receber o sim da volta, é o momento de jorrar o peito. "Meu amor, meu amor, nunca te ausentes de mim. Para que eu viva em paz, para que eu não sofra mais tanta mágoa assim, no mundo sem você".

5. UM POUCO DE CALOR - Ney Matogrosso - Novamente juntos, eles contam o que viveram nesse tempo de separação, os momentos de solidão e falsa alegria. "Meu carro, que não quer mais andar. Essa noite, que não quer terminar. Onde está você, meu amor? Eu preciso de um pouco de calor."

6. PRIMAVERA - Sylvia Telles - E novas juras de amor são feitas. Parece que tudo está mais forte, mais sólido. Os dois voltaram com força. "Amor, eu lhe direi. Amor que eu tanto procurei. Ah, quem me dera eu pudesse ser a sua primavera e, depois, morrer."

7. PRECISO DIZER QUE TE AMO - Zizi Possi - Para os que voltaram, dizer que ama nunca é demais. Mas quando dizer? "E eu não sei que hora dizer. Me dá um medo. Que medo. É que eu preciso dizer que eu te amo".

8. SONETO DE FELICIDADE - Camila Morgado - Um clichê do amor romântico. Vinicius exercitando sua capacidade de seduzir, se apaixonar e ajudar os outros a seduzirem e se apaixonarem. É o amor que volta forte, preparado para tudo. "De tudo ao meu amor serei atento antes. E com tal zelo que, mesmo em face do maior encanto, dele se encante mais meu pensamento."

9. EU SEI QUE VOU TE AMAR - Tim Maia - Como a corda e a caçamba, lá vem ela, a canção máxima dos que estão apaixonados e prometem mutuamente o amor eterno. "E cada verso meu será pra te dizer que eu sei que vou te amar, por toda a minha vida".

10. OLHA - Marlene - A distância faz a pessoa perceber que deixara para trás o par ideal para uma vida inteira. Ainda bem que houve a volta. "Olha, vem comigo aonde eu for. Seja minha amante e meu amor. Vem seguir comigo o meu caminho. E viver a vida só de amor."

11. SÓ CHAMEI PORQUE TE AMO - Carla Visi e Gilberto Gil - Quando se ama, é pena que o mundo não pare, para que se possa ficar junto da pessoa amada o dia inteiro, né? Daí a gente pega o telefone e mata a saudade. "Nem mesmo um verso original, pra te dizer e começar uma canção. Só chamei, porque te amo. Só chamei, porque é a grande a paixão".

12. EU PRECISO DE VOCÊ - Maria Bethânia - O amor, quando volta forte, cria uma sensação de simbiose obrigatória que faz com que um não saia mais viver sem o outro. "Como a abelha necessita de uma flor, eu preciso de você e desse amor. Como a terra necessita o sol e a chuva, eu te preciso. E não vivo um só minuto sem você".

13. INTIMIDADE -Adriana Calcanhotto - A intimidade é uma conquista. Atribui-se a ela as rachaduras de um namoro que acaba. Mas, não. A intimidade fortalece o casal, faz com que tudo fiqu mais fácil e mais simples. "Eu sou seu Hitler, seu Peter Pan, seu João Batista, sou seu Tarzan. Sou seu."

14. QUANDO EU FECHO OS OLHOS - Gal Costa - O clima fica mais alegre, ao se perceber que o amor reconstruído é sentido também pela pessoa que amamos. "E aqui dentro de mim você demora. Ja tornou-se parte do meu ser. Quando eu fecho os olhos, vejo só você. E cada um de nós e um, a sós. E uma só pessoa somos nós."

15. PRA FUGIR DA SAUDADE - Célia e Zé Luiz Mazziotti - Outro momento de se relatar a saudade sentida, os momentos passados longe de quem se ama. "Saudade, você fez da minha vida uma rua sem saída, por onde andou minha solidão."

16. REGRESSO - Clara Nunes - Comemorar a volta. É hora de mostrar ao mundo a felicidade que se instalou, por conta do reencontro. "Canto, canto com alegria. Hoje, a nostalgia está triste, sentindo o cantar que em meu coração bate, tão forte e contente. Dizendo a toda gente que voltaste ao meu lar."

17. SÓ TINHA DE SER COM VOCÊ - Nana Caymmi e Danilo Caymmi - A alegria da Bossa Nova, festejando o reencontro, comemorando o renascimento do amor, que brotou outra vez naquele mesmo canteiro sem vida de antes. "Quanto amor eu guardei, sem saber que era só pra você".

18. A CANÇÃO QUE CHEGOU - Cida Moreira - Felicidade que não cabe no peito. É preciso mesmo espalhar essa euforia e fazer um mundo mais feliz. "Toda tristeza que havia agora expulsei com a canção que chegou. E vou cantando, alegre, a felicidade que Jesus mandou."

19. TODO AMOR QUE HOUVER NESSA VIDA - Cássia Eller - A paixão terrível de antes é agora mais calma, mais plácida. O tempo de afastamento acalmou as ansiedades. E o amor fica melhor. "Eu quero a sorte de um amor tranquilo, com sabor de fruta mordida."

20. COMO DIZIA O POETA - Toquinho - Se o tempo de separação hoje parece medo de sofrer, medo de levar mais a fundo aquele sentimento, a volta fez a coragem falar mais alto. "Não há mal pior do que a descrença. Mesmo o amor que não compensa é melhor que a solidão."

22. CHUVA, SUOR E CERVEJA - Simone - Euforia romântica para terminar a coletânea. Mas a música, tipicamente carnavalesca, traz também doses fortes de romantismo: "Não se esqueça de mim, não se perca de mim, não desapareça."

Link para baixar o CD: http://www.4shared.com/file/111052111/a4749362/Dia_dos_namorados_-_Para_volta_de_namoro.html.

Amanhã, para terminar a semana do Dia dos Namorados, uma coletânea para ser ouvida a dois.

Nenhum comentário: