terça-feira, 9 de junho de 2009

Dia dos namorados - Para namoro já de tempos

Oi, pessoal!

Dando continuidade aos posts da semana do Dia dos Namorados, eis mais uma coletânea. Conforme prometido ontem, essa é para aqueles namoros de algum tempo, com o sentimento já mais tranquilizado, as sensações mais amadurecidas, mas com o mesmo encantamento de sempre. O CD tem vários momentos. Alguns mais intensos, outros mais suaves; uns mais melosos, outros mais divertidos. Tem para todos os gostos! Para baixar, basta clicar aqui.

1. NOSSA CANÇÃO - Zé Renato - Foi a melhor forma que achei de abrir a coletânea. Tirei essa faixa do disco mais recente desse cantor, só com músicas imortalizadas pelo Roberto Carlos. É um disco romântico, é claro! "Olha aqui, preste atenção. Esta é a nossa canção. Vou cantá-la seja onde for, para nunca esquecer o nosso amor"

2. CASA PRÉ-FABRICADA - Roberta Sá - Linda composição, na linda voz de Roberta Sá. Fala do bem-estar que a pessoa amada nos traz. "Canta, que é no canto que eu vou chegar. Canta o teu encanto, que é pra me encantar. Canta para mim qualquer coisa assim sobre você, que explique a minha paz."

3. VOCÊ - Gal Costa - A letra mostra a sensação de renovação e encantamento que o amor traz. Mesmo depois de sofrimento, o amor aparece e muda tudo. "Você é mais do que sei, mais que esperei, mais que esperava. Sou feliz agora."

4. MENINO PASSARINHO - Talvez não tenha nada melhor do que ficar abraçado, esquecendo do mundo, da vida, de tudo. E é disso mesmo que fala essa faixa. "
Quando estou nos braços teus, sinto o mundo bocejar. Quando estás nos braços meus, sinto a vida descansar".

5. FASCINAÇÃO - Nana Caymmi - Tem quem se apaixone pelos olhos, pela voz, pela inteligência, pela beleza. Gosto do trecho em que a letra diz: "Teu sorriso prende, inebrie, entontece. És fascinação, amor." Porque às vezes um sorriso é mesmo capaz de nos deixar tonto.

6. É O AMOR - Maria Bethânia - "Eu não vou negar, sem você tudo é saudade. Você traz felicidade, eu não vou negar". É brega? Não sei! É romântico? Sem dúvida! É lindo? Claro que é!!! E, na voz de Bethânia, tudo é permitido.

7. O SEU AMOR - Gilberto Gil - Faixa que já fala dos amores mais amadurecidos, daqueles que sentem os que já aprenderam que amar não significa prender. E, sobretudo, aprenderam que amar significa, isso sim, respeitar. "
O seu amor, ame-o e deixe-o ser o que ele é".

8. EXEMPLO - Jards Macalé - Homenagem aos namoros antigos, de muitos anos, que resistem ao tempo. Só pessoas elevadas, muito especiais, levam um namoro (de verdade, com sentimento, cumplicidade e prazer) por tanto tempo. "
Esse é o e exemplo que damos aos jovens recém namorados: que é melhor se brigar juntos, do que chorar separados".

9. PAZ DO MEU AMOR - Taiguara - Declaração de amor rasgada! Elogios exagerados, atributos exacerbados! Romantismo pesado! "
Você é isso, uma beleza imensa. Toda recompensa de um amor sem fim".

10. PÉ DO MEU SAMBA - Mart'nália - Para um sambista, nada é mais importante do que o samba... só a pessoa amada. Então, esta é uma declaração de amor e tanto: é o sambista carioca comparando seu amor aos encantos do Rio. "
Você é o Largo do Estácio, curva de Copacabana. Tudo o que o Rio me deu!"

11. NOVA ILUSÃO - Zélia Duncan - Agora as flores entram em cena, metaforizando o mais sublime dos sentimentos. "Se um beija-flor descobrisse a doçura e a meiguice que teus labios têm, jamais roçaria as asas brejeiras por entre roseiras em jardins de ninguém".

12. TE AMO - Alcione - Até os pagodeiros sabem se declarar com um romantismo que não seja vulgar. E Alcione melhora tudo. "Eu sei que te amo demais, amor. É verdade, não sei mentir. Tá na cara e no coração. Hoje eu ando feliz demais, vou sorrindo, vivendo em paz. Meu amor, meu amor".

13. AS QUATRO ESTAÇÕE - Geraldo Azevedo - Não importa como esteja o tempo, é sempre melhor estar com quem se ama, não? É o que diz essa música, que ainda consegue ser hiperbólica na letra: "Saiba, meu bem, que eu te amo nas quatro estações. Parece até que eu tenho trezentos corações. E todos transbordando de amor para te dar".

14. INIGUALÁVEL PAIXÃO - Emílio Santiago - O tom popularesco não tira o romantismo dessa faixa. É que o amor é democrático e não seleciona nível social ou cultural. "Que a lua venha nos iluminar, e o sol para nos aquecer. Pois, quando a brisa da manhã chegar, irá fortalecer ainda mais a união. Vou sonhar então".

15. AS COISAS TÃO MAIS LINDAS - Cássia Eller - Quem ama sabe que não tem nada nem ninguém que seja mais lindo que o ser amado. E Nando Reis nos mostra ainda que até as coisas mais bonitas podem ainda ficar melhor: "
E as coisas lindas são mais lindas quando você está". É verdade.

16. NÓS DOIS - Cida Moreira - Essa é para os namorados que já pensam em casar, mas que querem sempre continuar namorados. É a manutenção da ternura, com o amadurecimento que o tempo traz. "Nada mais nos interessa, sejamos indiferentes. Só nós dois, apenas dois. Eternamente". Tem a grife chique de Cartola.

17. LÁGRIMAS E TORMENTOS - Marisa Monte - O amor começa a ganhar traços de alegria. Essa mesma alegria com que ele inunda a nossa vida quando resolve bater à porta. E a vida vira um parque de diversões. "Me perdoa se eu me excedo em minha euforia, mas é que agora eu sei o que é felicidade".

18. WAVE - Roberto Carlos e Caetano Veloso - A paz da Bossa Novase contagiou de amor e, mesmo sem deixar de lado a placidez típica do estilo e as referências ao mar, consegue traçar um postulado romântico inquestionável. "Vem de mansinho a brisa e me diz que é impossível ser feliz sozinho".

19. NÃO IDENTIFICADO - Caetano Veloso - Ah, como seria bom se todos tivessem os dons de um Caetano e pudessem fazer música para as pessoas que amam. Esse é o tema dessa linda canção. "Minha paixão há de brilhar na noite, no céu de uma cidade do interior. Como um objeto não identificado".

20. O MELHOR DE MIM - Ana Carolina - É hora de mostrar e gritar (bem ao modo Ana Carolina) como o amor melhora nossa vida. "Minha vida mudou de vez. Depois que você chegou, sou outra pessoa, uma pessoa bem melhor".

21. SE TU QUISER - Elba Ramalho - E quem é que nunca teve vontade de fazer todas as vontades do seu grande amor? "Se tu quiser, eu invento vento pra ventar amor. Se tu quiser, acendo a estrela mais bonita lá de cima. Faço tudo o que puder pra tu ficar mais eu".

22. É FESTA - Simone - E, para terminar, deixando claro que amar não é sofrer - pelo contrário, é viver e viver bem -, uma música para celebrar o amor. "Quando a gente ama, ri de orelha a orelha. Faz qualquer programa, o que der na telha. Faz até seresta. É festa, é festa, é festa!"

Link para baixar o disco: http://www.4shared.com/file/110894935/35835f45/Dia_dos_namorados_-_Para_namoro_j_de_tempos.html.

Espero que tenham gostado dessa coletânea. E fiquem atentos! Amanhã um disco para os que estão na fossa, para os que querem terminar um namoro, para os que acabaram de terminar. Enfim, um disco para aqueles momentos com cara de fim que às vezes pinta.

Nenhum comentário: