sexta-feira, 5 de junho de 2009

Coletânea - Março 2009



Mais uma coletânea para vocês! Essa é uma das minhas preferidas! Para baixar, basta clicar aqui!

1. CAMISA LISTRADA - Elza Soares: fazia muito tempo que não ouvia uma gravação tão perfeita! Que a Elza era uma das nossas maiores cantoras, isso todos já sabiam. Mas que ela estava cantando cada vez melhor era novidade! E que arranjo lindo... só cavaco e violoncelo. Só uma grande intérprete é capaz de dar uma nova cara a uma música já tão batida e aparentemente debochada. E, na voz de Elza, a canção ficou meio melancólica, meio desolada. Parabéns ao Thiago Marques Luiz, que produziu essa pérola!

2. KILLING ME SOFTLY - Omara Portuondo: gosto desse ar latino que essa famosa canção americana ganhou. A letra em castelhano é demais! "Suave me mata su ritmo y sus acordes".

3. COPACABANA MEACH - Dalva de Oliveira: nossa Estrela Dalva, em mais um exercício de expandir os seus limites artísticos. Gravação espetaculpar, principalmente se se considerar que já tem mais de 50 anos. A melodia é uma delícia e a intérprete dispensa comentários!

4. PERFIDIA - Nat "King" Cole: gravação pinçada de um dos dois discos que Nat gravou só com boleros e sambas-canções latinos. Genial!

5. CHOREI - Leila Pinheiro: samba de Eduardo Gudin. Não sou muito fá dele... mas um bom arranjo e uma boa intérprete melhoram muita coisa. E colocar "doravante" num samba é fantástico! Lá vem a maldade: nem parece samba de São Paulo!

6 PERTINHO DE VOCÊ - Elisângela: ouvi essa música pela primeira vez em uma situação absolutamente insólita, que nem vem ao caso. Mas a nossa fase Discoteque Tropical tem coisas maravilhosas!!! Essa gravação é irresistível!

7. ABRIGO DE VAGABUNDO - Demônios da Garoa e Adoniran Barbosa: aprendi a ouvir música ouvindo Adoniran Barbosa. Sua capacidade de retratar o cotidiano popular é invencível. Eis mais um exemplo: é o poder público e o jeitinho brasileiro! Homenagem também ao meu bisavô, também chamado João, igualmente "fiscal da prefeitura".

8. VOCÊ VAI GOSTAR - Ana Salvagni: Ana está despontando agora, apesar da idade já avançada. Gosto dessas músicas caipiras tradicionais, que mostram a origem de muita coisa na nossa música. Fora que essa, em particular, eu cantei em alguma festinha do colégio, quando eu era criança. Então ainda sei a letra de cor.

9. NÃO IDENTIFICADO - Paulo Ricardo: para mim, essa é uma das músicas mais lindas que o Caetano já fez. E o arranjo ficou bom, embora o jeito do Paulo Ricardo cantar me incomode um pouco. Vale pelo inusitado.

10. OLHOS CASTANHOS - Fafá de Belém: Fafá não é considerada pela grande maioria das pessoas como uma das maiores cantoras do Brasil porque às vezes ela se perde e erra feio em seu repertório. Mas, quando canta fado, por exemplo, mostra como sabe interpretar!

11. CORAÇÃO ATEU - Maria Bethânia: eis a minha diva maior, em momento de renovação, gravando novamente um de seus grandes sucessos, agora mais contida, apenas apoiada na obra de Sueli Costa e no piano de João Carlos Coutinho. Acho que ninguém teria coragem de gravar essa música novamente.

12. ACALANTO - Roberto Carlos: é imprssionante as coisas que se pode achar quando se vasculham os discos antigos do Rei! Essa música, presente de Caymmi para sua mulher Stella, é linda e, na voz do Roberto, ganha um toque especial de romantismo.

13. REFÉM DA SOLIDÃO - Elizeth Cardoso: essa gravação, pelo que consta, foi feita numa época em que Elizeth já estava idosa, doente, no fim da vida. Raphael Rabello também estava doente, mas se superou nas cordas do seu violão e, juntos, os dois fizeram um disco sensacional! A Divina muitas vezes soou melosa demais, empostada demais ou angiga demais. Com um bom arranjo e um petardo de Vinicius e Baden, fica clara a sua magnitude.

14. BÁSICA - Aline Muniz: para quem procura novidades... basta procurar. Não é nenhuma Clara Nunes cantando nenhum Ary Barroso. Mas é música brasileira nova, da boa. Letra simples, melodia tradicional, arranjo agradável. Por que não?

15. I WILL ALWAYS LOVE YOU - Dolly Parton: essa é para mostrar que as coisas apenas se renovam. Dolly Parton é uma cantora de country americano estranhíssima, loira, plastificada, meio Barbie, meio Marta Rocha. E deve ter adorado quando algum produtor genial teve a idéia de botar a Whitney para gravar essa música para o filme O gurda-costas em um arranjo meloso-apoteótico.

16. CAMARIM - Alcione: o que um bom repertório (entenda-se Cartola) não faz, né? Letra e melodia perfeitas! Uma voz espetacular a serviço do bom samba.

17. MISS CELIE'S BLUES - Renato Russo: música da trilha do filme A cor púrpura. Que swing esses negros têm, né?! E que piano é esse? Arrasador!

18. SAMBA DOS PASSARINHOS - Moacyr Luz e Martinho da Vila: Carlos Cachaça disse que o samba agoniza, mas não morre. Hoje em dia parece que nem agonizando mais ele está. Essa música é mostra de que bons sambas ainda são feitos por aí!

19. VINGATIVA - As Frenéticas: Puro deboche! Um tango abolerado, uma coisa caliente-trôpega! Comecei a ouvir essa gravação em março (por isso está nessa coletânea) e, coincidentemente, está no novo DVD da Rita Lee. Peguei no ar!

20. GUARDE SEU CONSELHO - Caetano Veloso: adoro esses sambas antigos, baianos, bem escritos, com melodias aparentemente simples, mas que são cheios de nuanças. Depois que você aprende a letra, não dá vontade de parar de cantar.

21. MARIA, MARIAZINHA - Teresa Cristina, Jussara Silveira e Rita Ribeiro: música extraída do show Três Meninas do Brasil. É a "graça da mistura", como diz Moraes Moreira. Essa música é um forró antigo, bem arretado, mas que tem uma melodia muito linda e animada.

22. MALUCO BELEZA - Razão Brasileira: conheci Raul Seixas por meio dessa gravação. Eu tinha um CD desse grupo de pagode e na época me surpreendi com essa música, tão melhor e tão diferente das demais do album.

23. PAIXÃO DE UM HOMEM - Waldick Soriano: já li por aí que as músicas do Waldick são todas iguais. Que sejam... mas algumas são mais iguais que as outras e, portanto, mais deliciosas de ouvir.

24. DESCULPE, MAS EU VOU CHORAR - Fabio Jr.: Depois que o Leandro morreu, fizeram um disco tributo, com vários cantores interpretando as músicas celebrizadas pelo finado cantor e seu irmão Leonardo. Essa faixa é desse tal disco. Sertanejo (ou sertanojo) dos bons!

25. GRAN TORINO THEME - Jamie Cullum: fiz questão de colocar essa faixa para marcar um dos melhores filmes do ano! O filme é lindo e essa música, que toca durante os créditos, é igualmente linda e comovente! Tirei a parte que quem canta é o Clint Eastwood (diretor e protagonista do filme) porque aí já seria demais!

26 CHUVA, SUOR E CERVEJA - Simone: essa música do Caetano é maravilhosa! É uma letra extremamente romântica, levemente melancólica, mas que não deixa de lado a temática típica do carnaval. "Não se perca de mim, não se esqueça de mim, não desapareça" poderia estar em uma canção de Roberto e Erasmo, por exemplo. Sem falar no jogo de palavras: "Vamos embolar ladeira abaixo, que acho que a chuva ajuda a gente a se ver". Genial! Tirei de um disco da Sinome, dos anos 70, quando ela ainda era inventiva e surpreendente.

Link para baixaro CD: http://www.4shared.com/file/109978645/1616198e/2009_-_03_-_Maro_-_mpbrunoblogblogspotcom.html

Nenhum comentário: