segunda-feira, 8 de junho de 2009

Dia dos namorados - Para começo de namoro

Oi Pessoal!

Essa semana vou postar uma coletânea por dia, todas em referência ao Dia dos Namorados. Cada uma vai retratar musicalmente uma fase de um namoro.

Hoje, dou início, claro, pelo começo do namoro. É quando só há qualidades, felicidade, perfeições e prazeres. Tudo é lindo, tudo faz bem, tudo parece encantado, por causa do namoro. O amor põe na frente dos nossos olhos uma lente cor-de-rosa e o mundo parece ficar melhor, a vida parece ficar mais feliz. Vamos à coletânea, faixa por faixa!

1. AVESSO - Ceumar - Letra linda: simples, porém tocante. "Pode parecer bobagem, mas eu sinto que você é a pessoa mais parecida comigo que eu conheço, só que do lado do avesso". É para abrir o disco e dar o tom da coletânea.

2. O MAIS-QUE-PERFEITO - Jards Macalé - O que seria do amor sem Vinicius de Moraes? Eis aqui um exemplo de como ele sabia pôr em palavras esse sentimento tão profundo. Jards Macalé, mais uma vez, mostra que, quando quer, é um grande intérprete. "Ah, quem me me dera... morar-te até morrer-te".

3. QUANDO VOCÊ NÃO ESTÁ AQUI - Maria Bethânia - A voz de Bethânia embeleza e enche de emoção qualquer canção. E essa, com versos de Herbert Vianna, é lindamente romântica. "Quando você não está aqui, é sempre noite, sem luar e sem fim".

4. CARINHOSO - Nana Caymmi - Para mim, essa é a maior canção brasileira de todos os tempos. Casamento perfeito entre letra (Braguinha) e melodia (Pixinguinha), gerando sensações de ternura, paixão, encantamento etc. Nana arrasa, para variar.

5. EU NÃO EXISTO SEM VOCÊ - Ana Caram - Mais Vinicius! Agora o poeta, além de retratar o amor, ainda consegue criar um jogo de comparações tão rico quanto sedutor. "Por isso, meu amor, não tenha medo de sofrer, pois todos os caminhos me encaminham pra você". Perfeição.

6. A SUA - Marisa Monte - Verdadeira declaração de amor, essa canção vale pela voz e pela interpretação ímpar de Marisa. Mas vale, mais ainda, por um trecho em especial: "Eu só quero que você siga para onde quiser, que eu não vou ficar muito atrás".

7. À NOITE SONHEI CONTIGO - Paula Toller - Como essa mulher canta! Como dissem um crítico uma vez, a voz dela é líquida, que entra pelos nossos ouvidos. E a letra dessa canção é linda! Fala de um sonho, que a gente sonha acordado. Namorar não é isso?

8. PENSANDO EM TI - Caetano Veloso - Juntar Caetano com Herivelto Martins é certeza de se ter pérola fina. Gosto da parte que diz "Nos livros que eu tento ler, em cada frase tu estás". Mostra essa capacidade que o namoro tem de fazer a gente achar que o mundo inteiro conhece e fala do nosso amor.

9. AOS TEUS OLHOS - Carlinhos Brown - Não sei se é pela figura exótica ou pelo fato de compor também axés, mas o fato é que ainda não se valoriza Brown como ele merece. É um grande compositor, de alta musicalidade! "Livre de pecado, sem juízo, o amor é que é preciso. Que ele possa nos guiar."

10. ACONTECEU - Adriana Calcanhotto - Canção adorável, relatando como, às vezes, o amor nos pega desprevenidos e, quando damos conta, já era! É a negação da poesia e da visão poética do amor. É sentimento e nada mais. Precisa de mais? "Aconteceu, sem que houvesse nem um drama. Só o tempo fez a cama, como em todo grande amor".

11. LUDO REAL - Jussara Silveira - A melodia e o arranjo são mais românticos do que a letra em si. Entretanto, retrata bem o desejo que sentimos de tentar entender e decifrar a pessoa amada. "Que nobreza você tem?"

12. PRA VOCÊ EU DIGO SIM - Rita Lee - Outra que cria um clima romântico, abordando outros aspectos do namoro. A versão a partir de uma música dos Beatles é extremamente sensível: "Se eu me entregar total, meu medo é você pensar que eu sou superficial".

13. AO NOSSO AMOR MAIOR - Angela Evans e Wilson das Neves - Não é uma letra, é um poema. Pela riqueza das rimas, pela opção léxica e pelas figuras que o genial compositor (Zé Carlos da Vila) cria. "A magia do amor, do amor maior, sublime amor, que o mundo todo esperava".

14. CONTIGO APRENDI - Gal Costa - Um clássico da música romântiga, na voz doce de Gal. A canção mostra isso que o amor tem de lindo, quando um ensina coisas para o outro. E a sensação que se tem de, por conta do novo amor, estar redescobrindo tudo outra vez. "Felicidade foi contigo que aprendi".

15. TANTO AMAR - Chico Buarque - Faixa rara, que foi regravada para o disco Uma palavra, mas que acabou sendo cortada. É do tempo em que Chico fazia grandes canções, com letras preciosas e melodias deliciosas. O começo é genial: "Amo tanto e, de tanto amar, acho que ela é bonita". É como dizer que "o amor é cego", só que de um jeito que só os grandes artistas sabem.

16. COISA MAIS LINDA - João Gilberto - Ainda falando de beleza, mais uma música exaltando as qualidades do ser amado. É que, quando a gente ama, parece que estamos amando a pessoa mais linda e perfeita do mundo. "Coisa mais bonita é você, assim justinho você".

17. COMO OS RIOS QUE CORREM PRO MAR - Zé Renato - Agora não é mais amor, é paixão! "Não sei, não encontro a razão e nem posso explicar. Só sei que estou preso, que estou cego pelo teu olhar". É ou não é terrível(mente bom) quando nos damos conta que estamos presos pelo amor e agrilhoados pela paixão?

18. VOCÊ VAI SER MEU ESCÂNDALO - Leila Maria - Essa faixa já fala daquele amor exacerbado, incontido, intenso e exagerado. É o amor proibido, que, de tão proibido, acaba ficando mais forte. "Quantas vezes consegui abafar a minha voz. Qualquer dia eu vou gritar o que existe entre nós". Quem nunca teve vontade de contar aos quatro ventos a felicidade que o amor nos traz?

19. MENINA AMANHÃ DE MANHÃ - Mônica Salmaso - Essa canção fala da sensação sublime e otimista que o amor provoca. A metáfora do amanhecer e os jogos de palavras são deliciosos. "Na hora, ninguém escapa, debaixo da cama ninguém se esconde. A felicidade va desabar sobre os homens".

20. POR TODA A MINHA VIDA - Elis Regina - Agora a coisa ficou pesada! Elis, Tom e Vinicius, juntos, para comover. São promessas eternas, radicalismos absolutos, desejos infinitos. "Eu prometo, por toda a minha vida, amar-te como nunca ninguém jamais amou".

21. AMOR PERFEITO - Clara Nunes - Última faixa do último disco de Clara. Mais emocionante não podia ser... até porque a letra e a melodia dessa canção já são profundas e comoventes por si só. Mas a voz de Clara está perfeita, misturando muita emoção com... mais emoção! A letra fala do amor, envolvido em um universo semântico musical. É pura poesia: "Cada canção é feito um beija-flor, beijando o meu amor em nosso leito. Fazendo um ninho em nosso peito, um ninho-amor, de amor-perfeito e, desse amor, perfeito amor".

22. TÁ TUDO BEM - Ivete Sangalo - Mas amar não é sofrer e Ivete mostra como dá para ser romântico e alegre ao mesmo tempo. Pondo os preconceitos musicais de lado, dá para notar como essa canção é bonita e apaixonada. "Chegou e me levou como uma onda. Entrou e conquistou meu coração".

23. MÚSICA - Vanessa da Mata - O disco vai chegando ao fim e é Vanessa quem dá o recado. Mesmo que a letra fale de um amor que acabou, fica a mensagem: "Lembre da nossa música". Porque todo amor tem sua música.

24. BOA NOITE, AMOR - Márcia Lopes - Como um bis, essa música vem depois do que seria o fim do disco. É para dar boa noite, para desejar bons sonhos, para mostrar ao nosso amor que a noite não é uma despedida. É, sim, uma renovação. Renovação do amor, que vence a cada noite dormida, a cada dia vivido, a cada manhã que clareia. "Boa noite, amor. Contigo sonharei. E a minha dor esquecerei se eu souber que o sonho teu foi o mesmo sonho meu".

Se você está apaixonado, está amando, tem um amor ou simplesmente gosta de músicas românticas, baixe o arquivo, grave num CD e dê de presente a essa pessoa especial.

Para baixar o CD, clique em http://www.4shared.com/file/110702246/36b3f8a1/Dia_dos_namorados_-_Para_comeo_de_namoro.html.

Amanhã, um disco para os que já namoram há algum tempo, com mais músicas românticas.

Boa noite, amor.

8 comentários:

Marcio Motta disse...

Posso ouvir mesmo não tendo ninguém? rs... Eu amo a calcanhoto!
Vou procurar pelas suas dicas!
VALEU!

MARCIO MOTTA

madalena disse...

Bruno,

Eu estou apaixonada e adorei a dica do CD. Ele fará parte do Kit para o meu amor no Dia dos Namorados.

O seu blog é simplesmente maravilhoso como você é. Tem sensibilidade; é gostoso de ler, pois parece que vc está aqui do ladinho lendo pra mim e tem assuntos pertinentes: vc fez um blog para dividir o que vc ama com seus amigos. Em meu nome e em nome dos nossos amigos...digo: NÓS TE AMOS.
Bjs,
Madá

Unknown disse...

Fichei chocado com a qualidade dos comentários, avaliando inteligência e sensibilidade em cada música. Conheço do avesso esse CD, aliás o amo! Um belo presente para qualquer relação né?!..
As suas interpretações, juntamente com as minhas de cada faixa, fizeram eu refletir mais! Interessante...
=)

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jamily disse...

Muito bom, amei o conteúdo do blog!!

ojio disse...

i09o

como salvar meu casamento disse...

gostei para banba do texto

como salvar meu casamento disse...

iuf