quarta-feira, 10 de junho de 2009

Dia dos namorados - Para namoro que acabou

Tem horas em que o amor vacila. E o encanto se acaba, a luz se apaga, e nada mais parece dar certo. O que é maior: o medo de sofrer ou o de fazer sofrer quem a gente tanto amou? Olhar nos olhos pode ser o que falta para que a lágrima caia, o pranto escorra e o carinho e a ternura se transformem em desespero e desalento. Abraçar por despedida quem se abraçou por puro amor é sofrer por si e pelo outro. O vazio que se sente quando se deixa de namorar é pior que o vazio da morte, porque a culpa foi sua, ou foi do outro. É hora de dizer adeus. E chorar.

1. ACONTECE - Rita Ribeiro - Só Cartola poderia ser tão sutil quando drástico. É fim de romance que não deixa dúvidas nem espaços. "Vai chorar, vai sofrer, e você não merece sofrer. Mas isso acontece. E acontece que o meu coração ficou frio. E o nosso ninho de amor está vazio".

2. NÃO SE ESQUEÇA DE MIM - Nana Caymmi e Erasmo Carlos - Melancolia pura, dizendo para que o ex-amor guarde com ternura os bons momentos vividos. A voz de Nana completa o clima. "Se resta em sua lembrança um pouco do muito que eu te quis, onde você estiver, não se esqueça de mim".

3. VOCÊ - Maria Bethânia - O sentimento vai ficando mais triste, mais profundo, conforme o tempo vai passando. A saudade só aumenta. E já não se entende porque tudo acabou. "Você, que eu não encontro mais. Os beijos que já não lhe dou. Fui tanto pra você, que hoje nada sou".

4. AS FLORES DO JARDIM DA NOSSA CASA - Roberto Carlos - Ficam as lembranças, as coisas cotidianas, que eram só nossas e que, hoje, quando reparadas, só fazem lembrar dos dois juntos. "Eu já não posso mais olhar nosso jardim. Lá não existem flores, tudo morreu pra mim".

5. DE TANTO AMOR - Erasmo Carlos e Djavan - Não tem nada mais difícil que o momento da despedida. Porque o amor é recente, ainda queima e deixa dúvida. "Vou te olhar mais uma vez, na hora de dizer adeus. Vou chorar mais uma vez, quando olhar nos olhos seus. Nos olhos seus."

6. JANELAS ABERTAS - Alaíde Costa - Resignação, superação, esperança e otimismo. Quando o amor acaba, é tempo de procurar o novo. Mas nem sempre é no novo que está o que procuramos. "Eu poderia ficar sempre assim, como uma casa sombria, uma casa vazia, sem luz nem calor. Mas, quero as janelas abrir, para que o sol possa vir, iluminar nosso amor".

7. NÃO ME CULPE - Ná Ozzetti - Quando duas pessoas que se amaram se encontram novamente por algum acaso, a sensação é desconfortante. É que volta no peito um resto de saudade e de carinho. "É que eu tenho muito amor, muita saudade. E essas coisas custam muito pra passar."

8. TODO O SENTIMENTO - Ney Matogrosso - Às vezes resta não só saudade, não só respeito. Resta também a sensação de ainda se responsabilizar pelos sentimentos do amor que passou. "Depois de te perder, te encontro, com certeza, talvez num tempo da delicadeza. Onde não diremos nada, nada aconteceu. Apenas seguirei como encantado, ao lado seu".

9. BILHETE - Elymar Santos - O fim da relação pode ser também dramática, sofrida, porque amor e raiva acabam se misturando. "Jogue a cópia da chave por debaixo da porta, que é pra não ter motivo de pensar numa volta. Fique junto dos teus. Boa sorte. Adeus."

10. VOCÊ NÃO ME ENSINOU A TE ESQUECER - Caetano Veloso - Não chega a ser arrependimento. É que a gente termina e o amor continua vivo. E o que fazer? "Agora, que faço eu da vida sem você? Você não me ensinou a te esquecer. Você só me ensinou a te querer e te querendo eu vou tentando me encontrar."

11. EU TE AMO - Jessé - As evidências mostram que, apesar do fim, tudo faz com que os dois estejam ainda unidos. Pelo passado e também pelo futuro. "Se entornaste a nossa sorte pelo chão, se na bagunça do seu coração, meu sangue errou de veia e se perdeu, me explica com que cara eu vou sair?"

12. É PRECISO DIZER ADEUS - Gal Costa - Novamente, a sensação de que tudo acabou se confronta com as doces lembranças ainda muito vivas. "Ah, eu te peço perdão, ma te quero lembrar. Como foi lindo o que morreu. E essa beleza do amor que foi tão nossa e me deixa tão só que eu não quero perder, não quero enganar."

13. POR CAUSA DE VOCÊ - Fafá de Belém - O orgulho de quem termina e quer voltar imagina vaidoso que seu ex-amor clama seu retorno. "Olhe, meu bem, nunca mais nos deixe, por favor. Somos a vida, o sonho, nós somos o amor. Me abrace simplesmente. Não fale, não lembre. Não chore, meu bem"

14. REVELAÇÃO - Simone - Os sentimentos são confusos, não se consegue entender o que o coração está passando. Ideia vão e vem. Sem resposta. "Quando a gente tenta de toda maneira dele se guardar. Sentimento ilhado, morto e amordaçado volta a incomodar".

15. VÊ SE ME ESQUECE - Ana Carolina - Quem diz adeus e não se esquece do amor, para se defender manda que a pessoa amada o esqueça. "Eu vou por aí. Vai, se livra de mim. Vai ver que é mesmo assim. Eu vou seguir a luz dos faróis, que me lembram os seus olhos."

16. QUALQUER DIA DESSES - Alcione - Sentimentos derramados, intensos e confusos. Ameaças e promessas. Tudo porque o sentimento que foi começa a voltar. "Se hoje eu sair e quiser te encontrar, não recuses por favor. Pode ser que das cinzas renasça de novo o fogo do nosso amor."

17. TORTURA DE AMOR - Waldick Soriano - E da garganta explode o desejo contido, abafado, meio sem que se queira. Nâo dá mais para aguentar. "Hoje, que a noite está calma, e que minh'alma esperava por ti, apareceste afinal, torturando este ser que te adora. Volta, fica comigo só mais uma noite. Quero viver junto a ti. Volta, meu amor".

18. DEDICADO A VOCÊ - Zizi Possi - Mas não houve resposta. Não teve volta. E só resta a chance de desejar sozinho, um dia, o reencontro. Pura imaginação. "Vem, meu coração se enfeitou de sol, se embebedou na luz do teu olhar. Queria tanto ter você aqui. Ah, se teu amor fosse igual ao meu."

19. DIA BRANCO - Wanderléa - Mais elucubrações, mais desejos, mais imaginação. Promessas de felicidade, desde que o ser amado volte. "Se você vier, pro que der e vier, comigo, eu lhe prometo o sol, quando o sol sair. Ou a chuva, se a chuva cair."

20. SEM DIZER ADEUS - Mart'nália - Há um princípio de esperança, uma chance de volta. Vem lucidez, vem claridade, vem a vontade verdadeira de se estar junto outra vez. "Eu andei e cheguei exatamente onde, algum dia, você disse que partia, pra nunca mais voltar. Eu já estava lá, a te esperar. Sem dizer adeus."

21. GOSTOSO DEMAIS - Elba Ramalho e Dominguinhos - Depois da clareza dos sentimentos, surge a consciência da saudade, da falta que o amor faz. E, pensando, a gente chega lá. "É tão difícil ficar sem você. O seu amor é gostoso demais. Seu cheiro me dá prazer. Eu, quando estou com você, estou nos braços da paz."

22. ESPUMAS AO VENTO
- Elza Soares - Só falta então tomar coragem e se abrir. Juntar coragem, pensar no que deve ser dito, baseado no que se sente e procurar quem se ama. Pois há, sim, chance de um recomeço. "De uma coisa fique certo, amor: a porta vai estar sempre aberta, amor. O meu olhar vai dar uma festa, amor. Na hora em que você chegar".

Link para baixar o CD: http://www.4shared.com/file/110999446/d2250013/Dia_dos_namorados_-_Para_namoro_que_acabou.html.

E aguardem amanhã, dia da coletânea para o momento da volta, para a hora de pedir perdão, para o reencontro de duas pessoas que se amam.

Um comentário:

Ailton Augusto disse...

Você conhece "É preciso dizer adeus" com o Tom Jobim e Edu Lobo?! Eu acho muito boa. Não conhecia a versão da Gal Costa. Vou baixar o cd para ouvir!