quarta-feira, 3 de junho de 2009

Elba Ramalho - Balaio de Amor

Este é um disco que tenho escutado muito! Faz tempo que gosto da Elba e faz tempo também que ela lança discos ótimos - todos eles com capa e encarte visualmente muito caprichados. Mas um disco como este, inteiro bom, só com músicas gostosas de se ouvir, fazia realmente muito tempo que não vinha. E agrada saber que ele vem pela Biscoito Fino que, cada vez mais, se torna um reduto da boa música brasileira e das grandes intérpretes.

A ideia era comemorar os 30 anos da carreira de Elba com um disco só de inéditas, baseado em forrós, baiões e xotes. Nada mais justo, privilegiando ritmos nordestinos, tão caros ao público sempre fiel de Elba. Nada mais ousado, num tempo em que discos comemorativos são quase sinônimos de acústicos, releituras, ao vivo etc. Elba acertou em cheio e fez um disco apaixonado.
Quem produz o disco, faz os arranjos, toca sanfona e ainda canda em uma das faixas é Cezinha, o novo namorado da cantora. A ele talvez possa se atribuir o tom linear que o disco tem, com arranjos todos muito parecidos e instrumentação semelhante. Mas a qualidade das composições faz com se releve isso.

"Fuxico", "Riso cristalino", "Me dá meu coração", "D'estar" e "Se tu quiser" são canções belíssimas, com melodias gostosas e letras românticas. Não fazem feio frente aos xotes de amor que já fizeram muito sucesso, como "De volta pro aconchego" e "Gostoso demais".

Agora, "Um baião chamado saudade" é pérola rara! Letra linda, poética e fácil de decorar. Melodia criativa (sem ser pernóstica), doce e empolgante. Arranjo perfeito. Nota mil!
Elba está cantando como nunca, conseguindo dar notas mais graves, o que faz com que seu canto continue cristalino, mas sem a agressividade cortante dos seus primeiros discos.

Viva Elba! Viva o Nordeste!
Viva a Biscoito Fino! Viva o bom gosto!

2 comentários:

Anônimo disse...

Arrasou!!! Ainda não tinha ouvido o disco.. vou por no meu Ipod tonight. Bjossss, bô

Anônimo disse...

Concordo com o comentário do "bô". Mto lindo o blog. Bjossss. Adivinha?!