segunda-feira, 29 de junho de 2009

Olá, meus amigos!
Hoje é dia de homenagear a velha guarda das escolas de samba do Rio de Janeiro e, para tanto, montei uma coletânea com faixas extraídas de discos de cinco das mais tradicionais velhas guardas: Mangueira, Portela, Salgueiro, Império Serrano e Vila Isabel. Só essas escolas têm velha guarda? Claro que não! Toda escola de samba que se rpeze tem a sua velha guarda, que nada mais é do que um grupo de pessoas de idade avançada, que colaboraram - e continuam colaborando - com a sua escola de samba. O que essas cinco referidas escolas têm em comum é o fato de terem montado grupos musicais com membros da sua velha guarda, que fazem shows, gravam discos, aparecem em eventos etc.
Os sambas de velha guarda geralmente são deliciosos, com melodias agradáveis e letras divertidas. Normalmente uma voz começa cantando o samba sozinha para, na segunda parte ou no refrão, ganhar o reforço do coro completo. O ritmo bem marcado e o jeito despojado de cantar também são características desse gênero de samba.
A Velha Guarda da Portela foi a primeira a ter um grupo musical, com disco gravado e formação pronta para apresentações profissionais. Paulinho da Viola foi quem teve a ideia de criar o tal grupo e, por isso, é considerado seu padrinho. Mas é ele quem pede bênção a seus membros. Monarco é a voz oficial do grupo, cantando na maioria das vezes. Argemiro Patrocínio, Jair do Cavaquinho e Casquinha são três dos maiores compositores da Portela, tendo cada um, inclusive já lançado um disco solo. A Velha Guarda da Portela conta também com um grupo de pastoras: mulheres de voz afinada e musicalidade incontestável. A mais famosa de todas - também pelos seus dotes culinários - é Tia Surica, que já lançou disco solo também. Nesta coletânea, há faixa de vários dos discos já lançados pela Velha Guarda da Portela. Alguns são bem recentes e outros, já mais antigo e, por isso, o som não tão perfeito.
A Mangueira também tem uma "velha guarda show", como se costuma dizer, além do seu olimpo de baluartes. A estrutura da Velha Guarda da Mangueira é semelhante à da Velha Guarda da Portela, com uma voz oficial (Jurandir), vários compositores magistrais (Carlos Cachaça, Nelson Sargento) e pasoras graciosas (Zenith, Salomé). A diferença fica mesmo por conta da musicalidade dos sambas. Os sambas da Velha Guarda da Mangueira, ao contrário do que acontece com o grupo da Portela, são muito variados, sem um estilo fixo ou marca registrada. Alguns são dolentes e sofridos, outros são ágeis e acelerados. Mas todos costumam, de um jeito ou de outro, louvar as graças e as glórias da Mangueira.
A Velha Guarda da atual campeã do carnaval carioca tem também um grupo musical bastante antigo. Mas, curiosamente, eles não têm a fama que têm as duas velhas guardas já citadas. E é estranho mesmo que seja assim, porque alguns dos sambas mais famosos do Brasil fazem parte do repertório da Velha Guarda do Salgueiro, como "1800 colinas" e "O neguinho e a senhorita".
Os sambas cantados pela Velha Guarda do Império Serrano são já um pouco mais tristes que os cantados pelos outros grupos. E colabora para isso o fato de as vozes masculinas predominarem, quase sem se notar as mulheres cantando. De qualquer forma, é uma das velhas guardas mais tradicionais do Rio de Janeiro, fazendo parte da história de uma das agremiações mais queridas, o Império Serrano.
Quando se repara nas músicas cantadas pela Velha Guarda da Vila Isabel, uma característica soressai: a alegria! No repertório dos velhos da Vila não tem espaço para melancolias, melodias tristes ou letras sofridas. Até quando o assunto é o desamor, o fim do romance, o clima é animado, com melodias de embalar qualquer um!
Espero que gostem da coletânea e, para baixar, clique aqui.
1. À VELHA GUARDA - Velha Guarda do Salgueiro
2. CORRI PRA VER - Velha Guarda da Portela
3. MANGUEIRA CHEGOU - Velha Guarda da Mangueira
4. TRISTE DESTINO - Velha Guarda do Império Serrano
5. QUEM LHE DISSE - Velha Guarda da Vila Isabel
6. QUEREMOS VER / PORTELA QUERIDA / CHEGOU A HORA DE CAMINHAR - Velha Guarda da Portela
7. FALSAS JURAS - Velha Guarda da Portela
8. O SOL - Casquinha da Portela
9. AGORA SE ARREPENDEU - Velha Guarda da Mangueira
10. ESPETÁCULO DESLUBRANTE - Seu Jair do Cavaquinho
11. DIVINO - Velha Guarda da Mangueira
12. NASCER E FLORESCER - Velha Guarda da Portela
13. VERDE E ROSA - Velha Guarda da Mangueira
14. AMOR INTERESSEIRO - Tia Surica
15. COCOROCÓ - Velha Guarda da Portela
16. SOU IMPERIAL - Velha Guarda do Império Serrano
17. O NEGUINHO E A SENHORITA - Velha Guarda do Salgueiro
18. SABIÁ CANTADOR - Velha Guarda da Portela
19. HINO DA VELHA GUARDA DA PORTELA - Velha Guarda da Portela
20. POT-POURRI DE MANGUEIRA - Velha Guarda da Mangueira
21. VELHA GUARDA / NO EMBALO DA VILA - Velha Guarda da Vila Isabel
22. VEM CHEGANDO A MADRUGADA /1800 COLINAS / MANGUEIRA, MINHA QUERIDA MADRINHA - Velha Guarda do Salgueiro

Um comentário:

Gustavo :: ovatsuG disse...

Primeiro comentário, mas passo por aqui quase que diariamente. Teu trabalho é muito massa!! Abraços recifenses