quinta-feira, 18 de junho de 2009

Samba de homem

Oi amigos!
Vida de professor bloqueiro não é fácil! Passa da uma e eu ainda vou escrever o post de hoje! Mas faço tudo pela música brasileira, pelo samba e pela possibilidade de compartilhar tudo isso com vocês! Hoje é dia dos sambas entoados por homens e isso traz a questão do machismo no samba. Será que o samba é um ambiente machista? Estou longe de ter a resposta, mas é um bom assunto para se discutir em um bar, em uma roda de amigos, entre um samba e outro... até num blog! É claro que ficaram de fora sambistas maravilhosos, como Candeia, Carlos Cachaça, Noel e Sinhô. Mas não tinha espaço para todo mundo nos 80 minutos de um CD. Fica como ideia para uma coletânea vindoura. Para baixar o CD de hoje, clique aqui.
1. AMOR PROIBIDO - Cartola - Não tinha como começar sem ser por Cartola. É a voz do compositor que abre o disco, chamando espontaneamente os músicos que o acompanham na gravação. Dino 7 Cordas e Canhoto bastam para provar o prestígio de Cartola?
2. PAPEL PRINCIPAL - Zeca Pagodinho - O samba deve muito ao Zeca. Foi ele quem, a uma só vez, popularizou o partido alto, sem deixar de valorizar as tradições. Zeca nunca precisou apelar para sucessos fáceis ou de mal gosto. Seu samba é do bom!
3. O DESTINO NÃO É RESTAURADOR - Nelson Sargento - O refinamento de Nelson Sargendo aparece exacerbados aqui. Não é qualquer compositor que consegue comparar um romance a uma obra de arte que com o tempo desbota e ainda dizer que "o destino não é restaurador".
4. SAMBISTA PERFEITO - Arlindo Cruz - Com modéstia e consciência, Arlindo faz reverência aos grandes mestres do samba, deixando para o refrão os nomes mais atuais e populares: "Elegante do jeito Paulinho, cativante do jeito Martinho. Ser malandro e contagiante do jeito Zeca Pagodinho".
5. O IDEAL É COMPETIR - Casquinha - Um dos membros mais importantes da Velha Guarda da Portela aparece aqui em momento solo, entoando um samba exaltação notal 1000. É declaração de amor à sua escola do coração, com o refinamento típico dos sambistas antigos de Madureira.
6. A PONTE - Elton Medeiros - A arte sofisticada de Elton Medeiros surge aqui em um comovente samba romântico, de letra derramada e melodia assustadoramente linda. Reparem nas metáforas da letra... absolutamente lindas!
7. MINHA MISSÃO / PODER DA CRIAÇÃO - Martinho da Vila - Mesmo quando defende sambas que não são de sua autoria, Martinho se mostra genial. Que sambista conseguiria pegar duas obras-primas de João Nogueira e Paulo César Pinheiro e tomar para si, impondo sua marca pessoal?
8. LUZ DE CANDEEIRO - Roque Ferreira - E que venha o samba baiano, buliçoso e cheio de refrões. É Roque quem traz este exemplar, escorado em arranjo tão simples quanto delicioso. Ouça uma vez e já saia cantando.
9. DESLIZE DA VIDA - Argemiro Patrocínio - Também membro da Velha Guarda da Portela, Argemiro é poeta do cotidiano romântico e sentimental. Seus versos ficam entre o sofrimento verdadeiro e o deboche mais cínico. É poesia que não acaba mais.
10. O NEGUINHO E A SENHORITA - Noite Ilustrada - Agora é a vez de um samba do morro do Salgueiro, cantado lindamente pelo dandi Noite Ilustrada. Ele, inclusive, se dá o luxo de alterar a melodia do famoso refrão, deixando o samba mais com a sua cara. Ousadia.
11. NA BEIRA DO MAR - Wander Pires - Uma das vozes mais belas que cruzam a Marquês de Sapucaí todos os anos, Wander é cria da Mocidade Indepentende, ainda que já tenha cantado em outras escolas. A gravação aqui selecionada vale para lembrar este esquecido e delicioso samba, mostrando que Wander se sai melhor mesmo é quando pega o microfone da sua Mocidade. A hora é essa!
12. CUIDADO COM A OUTRA - Nelson Cavaquinho - Os versos inigualáveis e inconfundíveis de Nelson Cavaquinho estão aqui envoltos em um arranjo ao mesmo tempo inovador e tradicional. Uma pena que já não se dê mais espaço midiático a esses artistas geniais, de capacidade indiscutível.
13. LAMA NAS RUAS - Almir Guineto - Um pagode pesado, para ninguém botar perfeito. Sai a quadrada harmonia tradicional e entram os sintetizadores e as dissonâncias. Mas permanecem a qualidade melódica, o lirismo poético e a voz tocante desse grande mestre, Almir Guineto.
14. FOI SÓ PALPITAÇÃO - Monarco - Só a voz oficial da Velha Guarda da Portela teria estofo de cantar algo tão ousado e divertido quando "uma temerosidade me atingiu". Coisas do samba! Divirtam-se com essa letra! E caiam no samba!
15. O SHOW TEM QUE CONTINUAR - Luiz Carlos da Vila - Outra obra mais próxima do pagode moderno, sem deixar de lado os cânones do samba. E não tinha como ser diferente, já que o compositor e o intérprete são nada menos que Luiz Carlos da Vila. A letra tem uma sofisticação de fazer inveja a qualquer outro compositor!
16. PORTA ABERTA - Luiz Ayrão - Mais um samba exaltando a bandeira da Portela. É quase uma paródia, uma releitura, uma variação sobre "Foi um rio que passou em minha vida". Ainda que a elegância (e a excelência harmônica) de Paulinho não tenha sido atingida, este samba tem, sim, seu valor. "É ela, é ela: o novo amor a quem eu quero agora me entregar!"
17. PARA UM AMOR NO RECIFE - Paulinho da Viola - E, por falar nele, chegou sua hora. Paulinho nos brinda com um samba dolente magistral, desses que só ele mesmo poderia ter feito. E o arranjo, baseado apenas no seu violão e em uma orquestra de cordas, é o que faltava para a perfeição sublime do samba.
18. MEU LAIARAIÁ - Neguinho da Beija-Flor - O puxador oficial da Beija-Flor é também um ótimo intérprete de sambas "de meio de ano", como se nota aqui. Este samba de Martinho da Vila ganhou melancolia na voz rouca e lamentosa de Neguinho. Olha ele aí, gente!
19. QUINTAL DO CÉU - Wilson Moreira - Que samba lindo! Letra e melodia perfeitamente casadas, coisa rara de se ver hoje em dia. Não tem nada de previsível, sem que precise descambar para a invencionice pura. Samba luxuoso!
20. LEVIANA - Jamelão - Outro puxador, digo, intérprete que também transita com desenvoltura pelos demais meandros do samba. A potência e o volume que este homem tinha na voz devem ser louvados. Vai demorar muito até que algo parecido surge no cenário musical brasileiro.
21. A PRIMEIRA VEZ - Roberto Silva - Mais um sambista da antiga, elegante e refinado, entoando versos já muito famosos, mas em arranjo moderno e cristalino. É a combinação perfeita entre a tradição (do cantar) e a modernidade (da gravação).
22. PORTELA NA AVENIDA - Rixxa - Alô, minha Portela querida! O Pavarotti do samba toma conta deste samba exaltação mais do que famoso e faz a gente notar como sua letra é tão linda quanto sua melodia. A comparação entre a Portela e a religião é comovente.

Um comentário:

Ailton Augusto disse...

Olá Bruno.

Achei muito bacana o seu blog.
Para essa postagem de sambas de homem, eu sugiro que depois você acrescente (numa segunda coletânea) um medley que o Martinho da Vila incluiu no LP de 1973 (= Origens) só com composições do Monsueto, que é fantástico.