quarta-feira, 17 de junho de 2009

Samba no mar


Oi, turma!!!

Espero que estejam gostando das coletâneas de samba. Ou, como diz a Palmirinha: "Espero que vocês gostaram!" O tema do disco de hoje é o mar, como o próprio nome evidencia. São sambas bem balançados, meio baianos, meio africanos, meio do Recôncavo. Tem samba de roda? Tem! Tem Caymmi? Tem! Tem samba velho e samba novo tem também! Berenguendém! E, para baixar, clique aqui!

1. CONTO DE AREIA - Simone e Clara Nunes - Não tinha como não abrir essa coletânea com esse samba, que deve ser o mais bonito e mais emocionante dos que falam do mar. A participação especial e afetiva de Clara faz todo o sentido, porque seus sambas mais famosos e eternos aparecerão ao longo do disco, em outras vozes.

2. A DEUSA DOS ORIXÁS - Nilze Carvalho - Uma guerra entre deuses, uma batalha entre entidades mágicas. E o mar como cenário, como componente importante dessa peleja. E a voz negra de Nilze compõe bem o conjunto.

3. O MAR SERENOU - Wilson Moreira - Outra lembrança de Clara, claro. Agora uma voz masculina, grave e marcada pelo tempo, fazendo reverência a esta figura que samba na areia, como sereia. Será entidade ou será a própria Clara?

4. NA LINHA DO MAR - Clementina de Jesus - A voz ancestral de Clementina entoa os versos de Paulinho da Viola, tendo o ambiente marítimo como inspiração e cenário. É mais magia, mais forças sobrenaturais.

5. AMOR E FESTANÇA - Beth Carvalho - Melodia deliciosa, como se tivesse sido composta à beira do mar. É samba de roda dos bons, para ser acompanhado por palmas e cantado a plenos pulmões. E salve Beira-Mar!

6. BEIRA-MAR - Roberto Mendes - Consagrado na voz de Bethânia, este samba aparece aqui defendido pelo seu compositor, o baiano Roberto Mendes. Ainda que ele não seja um grande intérprete, o arranjo o conhecimento do artista sobre a própria obra fazem uma bela faixa.

7. CHULA CORTADA - Pedro Miranda - Eis um samba típico do Recôncavo baiano, com refrão bem marcante fazendo intervalo para versos bem construídos, com muita sensibilidade e sofisticação léxica. Dá gosto de ouvir!

8. AFEFÉ - Roberta Sá - A voz excelente de Roberta é "só" mais um detalhe nesta gravação espetacular. O samba é lindo, com letra e melodia sensacionais. O arranjo é suave sem ser leve demais. Perfeição!

9. HISTÓRIA DO MAR - Sururu na Roda - O grupo de sambistas jovens cariocas pega pesado e marca firme o ritmo deste samba. É mais uma história de amor entre o homem do mar e a mulher da praia. E o mar como cenário.

10. PRECE DE PESCADOR - Mariene de Castro - A magia agora fala mais alto, na voz forte de Mariene. É samba que exalta o poder e os encantos da Mamãe Sereia, a rainha do mar. Tente ouvir sem se arrepiar, quando os tambores repicam e a letra diz "Saí cantando vitória. Tristeza virou história... de pescador".

11. NAS ÁGUAS DE AMARALINA - Mart'nália - A filha de Martinho da Vila pega o remo e leva o disco adiante. E põe sua voz rouca e seu balanço malandro também a serviço de louvar Janaína. Na segunda parte, quando a percussão entre pesada, é duro ficar parado.

12. VOU VER JULIANA - Nana Caymmi e Zeca Pagodinho - O samba baiano de Caymmi encontra a voz carioca de Zeca. E a combinação não poderia ser mais perfeita. Sem falar no samba lindo, quase cantiga de roda infantil.

13. SIRIÊ - Fafá de Belém - E quem diria que a cantora das nuvens de lágrimas e dos bois vermelhos começou sua carreira cantando sambas ligeiros, brejeiros e brasileiros? Pois é! Ouçam e sintam a voz ainda jovem de Fafá, dando balanço a essa faixa.

14. O DEUS QUE TE LEVA - Alcione - É impressionante como o tema do mar quase sempre traz consigo o amor, a saudade, a magia e a fé. Este é mais um bom exemplo disso tudo, com melodia empolgante, letra romântica e a voz inconfundível e insuperável da Marrom.

15. PRA JOGAR NO OCEANO - Simone Moreno - Um pouco mais de alegria é o que temos aqui, na voz dessa sambista de tibre mais agudo. O arranjo de Rildo Hora, como sempre, é perfeito e só faz contagiar quem ouve a faixa.

16. RAIZ - Gal Costa - E, falando em voz aguda, lá vem ela, a rainha da afinação e do cristalino gutural. O arranjo não é dos melhores, com teclados e sons meio elétricos. Mas a canção é linda, empolgante e não merecia ficar de fora. E Gal é Gal.

17. AGRADECER E ABRAÇAR - Fabiana Cozza - Fé e moção são o que mais trazem esse samba e a voz cálida de Fabiana. A letra descreve lindo momento noturno de devoção e gratidão. Pura emoção! Quem já entrou no mar para agradecer o que a vida lhe deu sabe do que a letra fala.

18. PEIXINHO DOURADO - J. Velloso - Outro samba típico do Recôncavo Baiano, com aqueles trechos que todo mundo sai acompanhando tão naturalmente que chega a arrepiar. J. é sobrinho de Caetano e de Bethânia. Ô família danada!

19. SENHORA DAS ÁGUAS - Teresa Cristina - "Final de caminho, começo do mar. Eu vim de tão longe, sem poder parar. Ouvi minha prece, Senhora das Águas! Secai o meu pranto, molhai minha mágoa." Depois desse começo, é só se emocionar e sair sambando.

20. TIMONEIRO - Paulinho da Viola - O disco vai vagando para seu final e é Paulinho da Viola quem assume o leme, falando com sabedoria dos mistérios do mar. É respeito, conhecimento, tradição e samba do bom. "Meu velho um dia falou, com seu jeito de avisar: olha, o mar não tem cabelos, que a gente possa agarrar."

21. DAS MARAVILHAS DO MAR FEZ-SE O ESPLENDOR DE UMA NOITE - Maria Bethânia - E agora um samba enredo para encerrar tudo para cima, em alto astral e maré cheia. É samba da Portela, dos mais melodiosos e animados, cantado aqui com o requinte habitual de Bethânia.

"E lá vou eu, pela imensidão do mar..."

Link para baixar o CD: http://www.4shared.com/file/112553681/a960d2e5/Samba_no_mar_-_mpbrunoblogblogspotcom.html.

2 comentários:

Daniel Carneiro disse...

Porra Brunão!!! Achei esse blog seu show!!! Já tô baixando vários dos discos! Parabéns por ele! Muito bem feito. Não deixe de continuar, a boa MPB agradece.
abs,
daniel goiano

Robson Saldanha disse...

Cara,

Gostei muito dessa sua iniciativa, é muito interessante. Nos dá a oportunidade de conhecer outras vozes e de reviver vozes esquecidas. Extremamente louvável... quanto ao contador, eu tenho um site, é esse: http://www.statcounter.com/

Valeu!