sexta-feira, 26 de junho de 2009

Samba para dançar

Olá, meus amigos!

Depois de um dia longo e cansativo, só mesmo um bom samba para pôr as coisas no lugar. E é a vez, agora, do samba meio de gafieira, feito mesmo para se dançar. Então é muita percussão pesada, melodia gostosa e naipe de metais a todo vapor! O mais interessante é que não se trata de uma coletânea "antiga", com gravações de qualidade ruim. Pelo contrário! O samba de gafieira tem renascido no Brasil pelos esforços de gente nova! É claro que essa gente segue o riscado traçado pelos mais velhos, mas sempre impõem sua marca pessoal, de modernidad, inovação e ousadia. Confiram!

Encontrem um lugar na sala, empurrem poltronas, arrastem mesinas, liguem o som bem alto e aproveitem esse 80 minutos de gafieira! E, para baixar, clique aqui.

1. EU VOU PRA LAPA - Alcione - A marrom é quem abre o disco, nesse samba que homenageia o tradicional bairro carioca, onde tem brotado novamente, com muito vigor, o samba carioca. É na Lapa que ficam as gafieiras mais famosas e, por isso, a escolha da faixa.

2. LÁGRIMA ESCONDIDA - Banda Glória - Esse ótimo grupo de jovens está dando um sangue novo ao samba e a outros ritmos ainda mais antigos. Seu primeiro CD é realmente especial e é por isso que quatro faixas dele aparecem aqui nesta coletânea.

3. RESIGNADO - Dois do Samba - Dudu Nicácio e Rodrigo Braga são os componentes dessa dupla, que prima pela qualidade dos arranjos. Reparem na percussão bem gravada e na harmonia cheia de instrumentos. A melodia é belíssima, a propósito!

4. MAIS UMA ILUSÃO - Elza Soares - Nossa deusa negra nunca deixou de gravar sambas de gafieira e este é apenas um excelente exemplar. Quem assistiu ao filme "Chega de saudade" teve a chance de ver Elza interpretanto uma crooner de um salão de dança. Memorável!

5. ELA REBOLA - Orquestra Imperial - Jovens descolados e hypados do Rio de Janeiro se juntaram a alguns veteranos e criaram este grupo. Esqueçam os preconceitos e ouçam com atenção: o som é sensacional! Dá para dançar horrores!

6. ESTATUTO DE GAFIEIRA - Marcello Furtado - Este é um dos vários sambas que falam da própria cultura da gafieira, numa atividade que beira a metalinguagem. O retrato de um cotidiano já passao é interessantíssimo! A gravação foi pinçada do delicioso disco O baile - Dança de salão.

7. TUA ESCOLA - Banda Glória - Outra gravação dessa ótima banda. É um samba mais tranquilo, com a percussão menos marcante, mas com a melodia extremamente rica. E a cantora esbanja charme. É para aquele momento de descansar ou de dançar junto.

8. NOTÍCIA - Marcos Sacramento - Outro sambista novo, de talento inegável e futuro promissor. O samba que ele aqui defente é dos melhores e mais famosos do nosso cancioneiro. O arranjo é bem puxado à gafieira e, por isso, a faixa está aqui.

9. FALSO MORALISTA - Casuarina - Mais um grupo de jovens cariocas, surgido na Lapa e que, aos poucos, vai conquistando espaço no mercado do disco. O entrosmento entre os componentes, que tocam e cantam, é muito especial. Reparem bem!

10. MARGARIDA - Jards Macalé - Emulando um Moreira da Silva menos malandro e mais debochado, Macalé se revela, mais uma vez, grande intérprete. Esta faixa é do seu disco em homenagem ao rei do samba de breque.

11. AMOR EU RIO - Karla Sabah - Versão divertida e suave da música "The more I see You". É, talvez, a minha gravação preferida de todo o disco. Nunca uma canção americana se encaixou tão bem em um contexto brasileiro como aqu.

12. RECENSEAMENTO - Banda Glória - Este samba antigo retrata uma situação social bastante divertida, se que isso signifique uma letra chata ou uma melodia cansativa. E é sempre bom ver gente nova resgatando do passado essas pérolas esquecidas.

13. PALPITE DE GAFIEIRA - Moyseis Marques - Outra canção que fala da própria gafieira, dessa vez dando destaque à dança. Só que os compositores são todos jovens, o que deixa a coisa mais interessante ainda! O arranjo é um primor à parte.

14. ESCURINHO / ESCURINHA - Nadinho da Ilha - Amigo de Geraldo Pereira, Nadinho apresenta aqui dois clássicos do saudoso sambista. São sambas bem antigos, com cara de samba antigo mesmo. Serve para a gente ver como esse ritmo evoluiu, sem perder suas raízes.

15. DAMA IDEAL - Luiz Melodia - E quem diria que Luiz Melodia se sairia tão bem cantando sambas de gafieira, né? Às vezes eu acho que a crítica e o público não lhe deem os merecidos espaço e sucesso.

16. PAPEL DE PÃO - Banda Signus - Esse conjunto dá apoio para vários artistas, no disco O baile - Dança de salão. É a orquestra típica dos ambientes de dança, que sabe transformar um samba quase pagode em um samba de gafieira perfeito.

17. CACHORRO VIRA-LATA - Banda Glória - Este samba estourou na voz de Carmen Miranda (assim como o já citado "Recenseamento") e é revivido aqui pela jovem Banda Glória. Os que tiverem boa memória vão lembrar da versão gravada por Baby do Brasil, apresentada na abertura de uma novela global das sete.

18. FUI AO DENTISTA - Moreira da Silva - Não tinha como não incluir o Kid Morangueira! Sua capacidade de interpretar sambas hilários, mantendo uma certa elegância, é impressionante. E destaque também seja dado ao compositor dessa obra... um verdadeiro cronista!

19. CUMPLICIDADE - Pedro Miranda - Quando Pedro lançou seu primeiro disco, atirou para todos os lados: tinha samba antigo, samba novo, samba baiano, samba carioca, samba ligeiro, samba dolente. Algumas vezes ele acertou, como essa faixa selecionada.

20. SAMBA DA BOLEIA - Fausto Nilo - Como é duro escrever essas palavras terminadas em "eia" (som aberto) sem acento! Em Portugal já se fazem manifestações e boicotes contra esse novo acordo. Será que rola por aqui? Ah, o samba! Fausto é um dos maiores letristas brasileiros. Reparem porquê, ouvindo esta faixa.

21. SE VOCÊ JURAR - Beth Carvalho - Mistura perfeita entre samba antigo com samba de gafieira: pandeiro de um lado, bateria do outro, solos de sopros e muitas síncopes. E a voz de Beth costurando tudo. Viva Ismael Silva!

22. ELE É QUEM MANDA - Nei Lopes - Um dos compositores de samba mais inteligentes que nós temos comparece aqui com um delicioso exemplar mais acelerado. É para aqueles casais que já têm tempo de salão e se arriscam nos passos mais ousados.

23. PISEI NUM DESPACHO - Zeca Pagodinho - Já que Zeca lançou um disco ao vivo dedicado inteiramente à gafieira, é ele quem encerra esta coletânea. O maestro Rildo Hora não deixa por menos, tendo preparado um arranjo mais do que especial. E Zeca mostra que, além de partideiro, é um grande intérprete!

Link para baixar o disco: http://www.4shared.com/file/114194320/82256a86/Samba_para_danar_-_mpbrunoblogblogspotcom.html.

4 comentários:

Anônimo disse...

Tá bombando!
É por merecimento. Em frente.
Bjs.

Rafa disse...

Valeu, por compartilhar!!! Vou conferir!!!

concept de la mode disse...

Ola boa tarde eu tentei baixar cd e o link foi excluido vc pode me dizer onde baixo de novo? Obg

Unknown disse...

Tb tentei baixar o arquivo Samba para dançar, porém não encontrei. Poderia, por favor postar novamente ou enviar para fabiois73@hotmail.com, o link para download.
Grato,
Fabio