terça-feira, 6 de julho de 2010

Junho 2010


Olá, amigos!

Tenho o prazer de trazer para vocês mais uma das minhas coletâneas mensais. Espero que gostem e que se divirtam escutando!

1. ESTRELA AZUL DO CÉU - Gilberto Gil - O bom é que, quando os gênios vão ficando velhos, conseguem transitar tranquilamente pelo universo mais jovem, sem deixar de trazer consigo o peso e a qualidade que só os gênios têm. É o que acontece nesta faixa, simplesmente linda, que mistura sons modernos com a qualidade típica do Gil.

2. SAMBA ITALIANO - Célia - Esta canção me remete à minha infância, momento em que eu ia descobrindo os discos, a MPB, e tendo contato, primeiro, com Adoniran Barbosa. Merecia uma versão assim caprichada, com arranjo sofisticado e interpretação segural. Palmas para o produtor Thiago Marques Luiz, que mandou ver!

3. UMA PROVA DE AMOR - Zeca Pagodinho - Quando Zeca lançou o disco homônimo, eu não botei muita fé nesta faixa. Foi preciso que a sua gravadora pusesse no mercado mais um disco ao vivo do sambista para eu perceber que temos aqui um samba lindíssimo! E o arranjo do Rildo Hora é sempre um artigo especial, né?

4. OUTRAS MULHERES - Simone Guimarães - Foi ouvindo o disco da Juliana Kehl que conheci esta canção. Mas achei a versão que ponho aqui mais interessante, mais forte, mais intensa, com um arranjo que combina bem com a força que a letra tem. E não estamos falando de uma composição qualquer. Está-se falando em Joyce e Paulo César Pinheiro.

5. SABES MENTIR - Djavan - As trilhas sonoras das novelas da Globo andaram péssimas há alguns anos. Mas, mais recentemente, elas estão ficando cada vez melhores, com gravações inéditas, encarte e tudo o mais. Achei muito especial esta interpretação que Djavan deu a este clássico antigo, consagrado na voz de Angela Maria. Que violão é este, minha gente?

6. GUARDO EM MIM - Teresa Cristina - Comprem o DVD ao vivo de Teresa Cristina, Melhor assim, e não se arrependam jamais. Uma música é mais linda que a outra e a cantora está cada vez melhor. Reparem nesta faixa, já meio distante do universo do samba, como é bonita!

7. É O AMOR OUTRA VEZ - Dori Caymmi - Foi a Bethânia que Dori confiou primeiro esta canção e a musa, claro, arrasou na interpretação, no seu disco Tua. Mas agora é a vez do filho do meio de Dorival pegar do seu brilhante violão e mostrar a sua versão da obra. Mais sensível, mais contida, mais discreta, como sói acontecer nos discos de Dori.

8. SENHOR DA FLORESTA - Maria Bethânia - E, falando em diva, cá está ela! Desta vez, interpretando uma canção antiquíssima, porém muito linda. Procurei versões de outros cantores, mas nem Jair Rodrigues nem Paulinho Boca de Cantor (!) gravaram tão bem esta música! A versão de Bethânia é de arrepiar!

9. VALSA LISÉRGICA - Rodrigo Maranhão - Outro disco que recomendo comprar é Passageiro, o mais recente de Rodrigo Maranhão: extremamente bem cuidado, com um encarte lindíssimo e, o mais importante, composições inéditas de primeira qualidade. Ouçam esta faixa e vejam se não estamos diante de um grande compositor?

10. LERO DO BOLERO - Nana Caymmi - Quando Nana foi contratada pela Universal, lançou de cara um disco de inéditas (Desejo) que não causou tanto frisson assim, mas que continha entre suas faixas mais pasteurizadas uma ou outra pérola... como esta aqui!

11. LEVA-ME CONTIGO - Pery Ribeiro - O filho de Dalva e Herivelto nunca me convenceu como um cantor de verdade. Mas, nesta faixa, ele se sai muito bem, defendendo com muita dignidade e até certa emoção este clássico de Dolores Duran. Outra faixa tirado de um dos mais lindos discos-tributo já feitos pelo produtor Thiago Marques Luiz.

12. DOCE ACALANTO - Elza Soares - Elza, sim, sempre foi uma cantora e algo mais. E sua discografia encerra discos belíssimos, que quase ninguém conhece. Voltei é um deles e esta faixa aqui é apenas uma amostra de como Elza pode passear pelo universo semi-brega do pagode romântico sem se machucar, se destacando como grande intérprete.

13. SAUDADE - Moska e Chico César - Outra canção dada primeiro a Bethânia pelos seus compositores, cantada aqui por eles mesmos. E, quando a obra é perfeita, dê-se o arranjo que se der, interprete-a do jeito que for, que o sublime permanece. E não dá para não destacar: "Quem foge da saudade, preso por um fio, se afoga em outras águas, mas do mesmo rio".

14. RECOMEÇO - Antonio Villeroy e Maria Gadú - Um dos compositores mais constantes de Ana Carolina lança mais um disco solo e, de mãos dadas à nova cantora-it do Brasil, apresenta esta pequena preciosidade. Gostei muito, principalmente pela sutileza do arranjo e pela estrutura da melodia!

15. O X DO PROBLEMA - Martinho da Vila e Aline Calixto - Imagino a cena: no estúdio, estão todos eles, o arranjador, os músicos, Martinho e mais uma das suas convidadas para o disco Poeta da cidade, Aline Calixto. A ideia é que os dois dividam a letra igualmente, mas, quando Aline começa a cantar, fica difícil encontrar espaço para qualquer intervenção. E Martinho, generoso, deixa a menina cantar e faz apenas luxuosas pontuações. E viva Nöel!

16. FRACASSO - Nelson Gonçalves - Acompanhado por Raphael Rabello, nosso inesquecível vozeirão dá corpo a esta obra-prima de Mário Lago. Tem "Fracasso" na voz da Fafá e de muitos outros cantores. Mas nenhum conseguiu superar a beleza que tem esta gravação. Saudade em dose tripla.

17. MANUAL DA MULHER - Dhi Ribeiro - Acusem-me de brega, de popular e de qualquer coisa, mas eu estou apaixonado pelo novo disco desta cantora. Não tem uma faixa ruim, não tem nada sobrando. Ponto também o arranjador e produtor Rildo Hora, com seu faro fino para detectar talentos. Mas não esperem assim um samba sofisticado ou uma MPB moderna. Dhi, seguindo os passos da sua musa Alcione, ora se lambuza nas baladas derramadas, ora sapateia no samba bola-pra-frente.

18. QUE LOUCURA - Renato Piau - Foi a gravação de Luiz Melodia que me fez atentar para a beleza desta composição. E esta interpretação, mais atual, está sensacional: arranjo animado, voz bem posta, tudo o que seu compositor, Sérgio Sampaio, poderia querer! Demais!

19. PURA SEMENTE - Marquinhos Satã - E como é bom resgatar um pagode ou outro da década de 90 e perceber que nem tudo era porcaria, não é mesmo? O arranjo não ajuda muito, mas não há como negar que se trate de um samba daqueles!

20. I'M A WOMAN - Sex and The City 2 - Quem viu o filme vai lembrar: as quatro assanhadinhas de Manhattan sobem no palco, pegam o microfone e atacam com esta canção já meio velha, mas repaginada com um arranjo metido a moderno. Canção feminista, mas que seduz pela alegria!

21. ARTISTA EU - Vanusa - Fazia quase dois anos que eu procurava incessantemente o disco da Vanusa que contivesse esta faixa. Demorou, procurei muito, mas finalmente achei. E valeu a pena: minha memória não estava enganada e a faixa realmente é belíssima, penduradinha no limite do precipício do brega. Vanusa pula ou não pula?

22. QUALQUER JEITO - Katia - Chamando assim, pelo nome, talvez não se atine de cara. Mas é ela mesma quem aparece aqui, cantando um de seus (poucos) hits: Katia Cega. Aliás, eu não sei por que razão não escrevem assim mesmo nos seus discos. Certamente as pessoas reconheceriam mais e teriam o privilégio de ouvir esta e algumas outras pérolas, clássicas dos anos 80.

23. O MUNDO É ASSIM - Velha Guarda da Portela - O lirismo, a poesia e a sabedoria dos velhinhos da Portela encerram o disco em alto nível. Como não se emocionar com estes versos, de tanta simplicidade, mas também de tanta profundidade? "O mundo passa por mim todos os dias, enquanto eu passo pelo mundo uma vez".

Um comentário:

Karine disse...

Oi, Bruno, que maravilha o teu blog, acabo de chegar até ele através da comunidade de Roberta Sá. Fiquei aqui mais de uma hora lendo teus textos, só não tive tempo de baixar nada ainda, o que farei certamente... Vim aqui fazer um comentariozinho sobre um detalhe curioso e aparentemente sem importância se a questão não fosse significativa também pra mim de alguma forma. Bem, eu me refiro ao fato de você ter dito que se escrevessem Kátia Cega nos discos dela, as pessoas a identificariam mais facilmente. Ok, tudo bem, ligariam a deficiência à pessoa, mas dói, viu? Eu sou cantora, sou cega, tive lá meus 15 minutos de fama e senti na pele o que é ser identificada muito mais por uma limitação do que pelo meu canto. O meu vídeo mais visto no youtube tem cega no título. Eu vejo meio como apelação, sabe, um marketing que parece partir da ideia de que cantora e cega tenham significados contrários, incompatíveis. E que, por uma situação incrivelmente inusitada, estão, lado a lado, a despeito da lógica, atribuindo sentido, caracterizando alguém.. Eita, fui meio bem exagerada, né? Mas achei interessante comentar, pra vc ver um outro lado da história. Um grande abraço e vou virar frequentadora assídua!