quarta-feira, 7 de julho de 2010

O melhor dos tributos 1


Embora algumas fontes podres gostem de dizer o contrário, a MPB vai muito bem! Compositores surgem e fazem frente digna aos medalhões do passado; vozes aparecem por todos os lados, surpreendendo pela variedade de timbres e estilos; o samba e o choro nunca estiveram tão em alta entre os jovens; em nenhuma outra época foi tão fácil gravar um disco e divulgá-lo pela internet. O que vai mal, e vai mal mesmo, é o mercado fonográfico, as grandes gravadoras - e não a MPB.

Mas há que se louvar algumas atitudes - infelizmente cada vez mais isoladas - a favor do mercado fonográfico e também da MPB. Como, por exemplo, os tributos em forma de disco, produzidos por Thiago Marques Luiz de quando em quando. É com este pretexto, o de divulgar e salvar o primoroso trabalho deste produtor, que dou início a mais uma série aqui no MPBruno, com coletâneas que reúnem algumas faixas de discos feitos em homenagem a determinado artista.

E, por hoje, fica o recado: quando se pararem com um tributo produzido pelo Thiago, saibam que têm em mãos o mais cuidadoso trabalho. Um trabalho que invariavelmente envolve nomes consagrados da nossa MPB (Cauby, Célia e Alaíde, para que fiquemos em apenas três), misturados ao que de melhor há nas novas safras (Fabiana, Mateus e Verônica, só para manter o padrão tripartite), tudo isso cercado por arranjos absolutamente sedutores e por músicos de extrema competência. Sem falar nas capas e nos encartes, também sempre muito bem cuidados. Ou seja: baixem a coletânea, ouçam com carinho e comprem os discos! Vale muito a pena! Obrigado, Thiago!

CARMEN MIRANDA - 100 ANOS - DUETOS E OUTRAS CARMENS - Neste trabalho, Thiago separou tudo em dois discos, como o título sugere: em uma bolachinha metálica, gravações antiquíssimas e até raras, de Carmen cantando com outras pessoas, tais como Dorival Caymmi e Lamartine Babo, por exemplo; em outra, vários artistas da MPB atual cantando clássicos da Pequena Notável. Uma coletânea comum? Sim e não. Sim, porque muito do que este disco continha está por aí espalhado por catálogos facilmente acessíveis. Não, porque o disco trazia a gravação de "Camisa listrada" por Elza Soares. E, se Thiago tivesse produzido em toda a sua vida apenas esta faixa, já mereceria aplausos sem fim. Porque, para mim, é uma das gravações mais felizes de toda a MPB. Elza está cantando como nunca e o arranjo, bom, o arranjo eu deixo para vocês escutarem.

MAYSA - ESTA CHAMA QUE NÃO VAI PASSAR - Para fazer homenagem à nossa bad girl de olhos incendiários e voz de envolver mortais, Thiago ousou reunir um time de cantores tão díspar quanto surpreendente. Foi assim que tivemos, em um mesmo disco, Arnaldo Antunes cantando cantando uma faixa antes de Bibi Ferreira, por exemplo. E os arranjos são também primorosos, porque, neste trabalho, fica justamente a cargo deles a unidade de tudo. São os violões e os acompanhamentos econômicos que fazem com que Fernanda Porto e Alcione caibam lado a lado.

CARTOLA - 100 ANOS - O AUTOR E SEUS INTÉRPRETES - Mais um disco duplo de Thiago, mas agora recheado com várias inéditas, misturadas a faixas já antigas. Então era assim: ao lado de gravações clássicas, como a de Gal Costa cantando "Cordas de aço", uma série de raridades, como "Sim", na voz de Nelson Gonçalves. Mas o destaque ficava mesmo por conta das gravações produzidas especialmente para o disco, simplesmente deslumbrantes. Destaque para "Acontece", com Rita Ribeiro, "Basta de clamares inocência, com Fabiana Cozza, e "Eu sei", em dueto de Célia e Jair Rodrigues.

ATAULFO ALVES - 100 ANOS - A fórmula foi dando certo e Thiago, mandando brasa. E, para homenagear este compositor às vezes um pouco subestimado, preparou dois CDs bem divididos: em um deles, a velha guarda, os medalhões, os tarimbados; no outro, o que está por vir, a mocidade, o sangue novo. Ouçam-se os dois milhões de vezes e não se consiga chegar a um resultado que não seja empate. Pudera. Como desempatar um duelo, por exemplo, entre um "Errei sim", na voz de Fafá de Belém, e um "Pavio da verdade", com Verônica Ferriani? Impossível.

ADONIRAN - 100 ANOS - O poeta do Bixiga foi mais um que completou centenário e mereceu tributo em disco. E vieram para a festa nomes em quantidade e talento incomensuráveis: Eduardo Gudim, Carlinhos Vergueiro, Cida Moreira, Cristina Buarque, Leci Brandão, Wanderléa, Cauby Peixoto, Mart'nália, Zélia Duncan, Maria Alcina... e eu nem citei a metade. Thiago ainda se preocupou em tirar do baú empoeirado do tempo pérolas esquecidas de Adoniran. Daí que se possa, de quebra, conhecer composições lindas e desconhecidas deste compositor tão especial.´
A MÚSICA DE DOLORES DURAN - Mais uma vez o elenco selecionado é estelar e, para variar, temos aí mais um tesouro em forma de disco. Quem abre os trabalhos é Leila Pinheiro, que, escorada no piano de João Carlos Assis Brasil, ataca de "A noite do meu bem". Daí você enxuga as lágrimas, respira fundo e segue enfrentando Leny Andrade cantando "Se é por falta de adeus", Cida Moreira com "Canção da volta", Alaíde Costa entoando "Ternura antiga" e petardos do mesmo calibre. Irresistível.


1. CAMISA LISTRADA - Elza Soares
2. OUÇA - Alcione
3. EU SEI - Jair Rodrigues e Célia
4. MULATA ASSANHADA - Elba Ramalho
5. AGUENTA MÃO, JOÃO - Virgínia Rosa
6. A NOITE DO MEU BEM - Leila Pinheiro
7. MEU MUNDO CAIU - Ney Matogrosso
8. BASTA DE CLAMARES INOCÊNCIA - Fabiana Cozza
9. MEUS TEMPOS DE CRIANÇA - Ná Ozzetti
10. IRACEMA - Tetê Espíndola
11. CASTIGO - Fagner
12. QUANDO CHEGARES - Maria Bethânia
13. FÊNIX - Edith Veiga
14. POR CAUSA DE VOCÊ - Fafá de Belém
15. FRANQUEZA - Zélia Duncan
16. NÃO QUERO MAIS AMAR A NINGUÉM - Alaíde Costa e Zé Luiz Mazziotti
17. AI QUE SAUDADE DA AMÉLIA - Márcia Castro
18. BOM DIA, TRISTEZA - Cauby Peixoto
19. O QUE É QUE EU FAÇO - Zezé Motta
20. POR CAUSA DE VOCÊ - Zeca Baleiro
21. SALA DE RECEPÇÃO - Paulinho Boca de Cantor
22. LÍRIOS DO CAMPO Silvia Machete
23. NO MORRO DA CASA VERDE - Leci Brandão
24. SE É POR FALTA DE ADEUS - Leny Andrade

6 comentários:

Mercedes disse...

Hola Bruno, tu vuelta es una maravillosa sorpresa. Paso mucho tiempo desde la última vez…nunca perdí las esperanzas de que volvieras. Ya que tus trabajos son de los mejores. Y como no podía ser de otro modo, vuelves con lo mejor.
Se te extraño.
Beijos

Fernando de Sá Leitão disse...

Adorei mais está compilação! E também ressalto seus comentários inteligentes e instigantes para as canções e para os respectivos artistas.

Parabéns!

Abraços!

Fábio Jorge disse...

Bruno, tá linda a homenagem. Você sabe reconhecer com inteligência e sensibilidade.
Beijo grande
Fábio

Bruno disse...

Mercedes, que bom saber que pessoas de fora do Brasil também acompanham o MPBruno e gostam da nossa música! Visite sempre e, assim que der, vou fazer uma coletânea misturando sotaques, línguas e ritmos, mostrando as afinidades entre o português e o espanhol!
Beijooooo

Bruno disse...

Oi, Fernando! Obrigado pelo incentivo! Visite sempre o blog, comente, critique, fique à vontade! Procuro caprichar, para que pessoas como você, de gosto refinado, possam aproveitar!
Abraço!!!

Bruno disse...

Oi, Fábio!!! Fico feliz por você passar sempre por aqui! Por isso retribuo, passando sempre na sua loja! Daí vou me abastecendo... de histórias e CDs!
Beijoooo