domingo, 11 de julho de 2010

Raízes [e frutos] da MPB 02 - Lamartine Babo


Lamartine Babo deu trabalho! Não consigo entender como um compositor deste gabarito, com tantas músicas belíssimas compostas - e a maioria delas absolutmente conhecida por todo o mundo -, pode ser proporcionalmente tão pouco gravado. Digo isso pela dificuldade que encontrei para achar gravações recentes dos clássicos de Lalá. E talvez o pecado deste compositor, neste sentido, tenha sido justamente ser popular demais. Ao ponto de suas músicas serem consideradas quase de domínio comum, quase sem autoria... nem chegando tanto ao disco.
Embora Caymmi tenha dito mais de uma vez que buscava sempre compor uma música fácil, simples e direta, como uma "Ciranda cirandinha", que toda a gente cantasse, Lamartine foi quem acabou chegando mais perto disso. E o fez por meio dos festejos juninos e do carnaval. Suas marchinhas se popularizaram de tal maneira que estão gravadas para sempre nos asfaltos, nos paralelepípedos e no barro das ruas e das ladeiras por onde já tenha passado um bloco carnavalesco. Ou existe alguém que não saiba cantar "Quem foi que inventou o Brasil? Foi seu Cabral, foi seu Cabral! No dia 21 de abril, dois meses depois do carnaval!". Assim como, sempre que se queimar uma fogueira e se soltar um balão, vai-se ter um pouco de Lamartine do no ar. Ou alguém aí não sabe cantar "Com a filha de João, Antônio ia se casar, mas Pedro fugiu com a noiva, na hora de ir pro altar"?

Seguindo com esta nova série, Raízes [e frutos] da MPB, apresento as mesmas 14 composições apresentadas pela versão da Folha, só que em gravações diferentes. E ainda proponho outras seis faixas, também representativas do compositor. E é aí que nos encontramos com a grande Célia, cantando majestosamente "Serra da boa esperança"; ou com um antenado Carlos Navas, acompanhado da acutíssima Tetê Espíndola, regravando o clássico "Joujoux e balangandans"; ou ainda com a sempre contida Alaíde Costa, pondo brilho na tristonha "Rasguei a minha fantasia".

E, como foi Lalá o compositor dos hinos dos principais clubes cariocas, trago ainda cinco faixas bônus, com esses hinos maravilhosos, interpretados por gente de peso, como Tim Maia, João Nogueira, Zeca Pagodinho e Paulinho da Viola. Espero que gostem, que baixem bastante e que sejamos todos felizes!

1. A. E. I. O. U. - Lamartine Babo
2. O TEU CABELO NÃO NEGA - Frenéticas
3. MOLEQUE INDIGESTO - Carmen Miranda e Lamartine Babo
4. A HISTÓRIA DO BRASIL - Sidney Miller
5. NA VIRADA DA MONTANHA - Roberto Silva
6. EU SONHEI QUE TU ESTAVAS TÃO LINDA - Pedro Mariano
7. LINDA MORENA - Márcia Salomon
8. BABO... ZEIRA - Arrelia e Altamiro Carrilho
9. BOA BOLA - Lamartine Babo
10. SÓ DANDO COM UMA PEDRA NELA - Lamartine Babo
11. GTRAU DEZ - Beth Carvalho
12. NO RANCHO FUNDO - Fábio Jr.
13. OS ROUXINÓIS - Rancho Flor do Sereno
14. SERRA DA BOA ESPERANÇA - Célia
15. JOUJOUX E BALANGANDÃS - Carlos Navas e Tetê Espíndola
16. NOITES DE JUNHO - Elba Ramalho
17. INFELIZMENTE - Nara Leão
18. RASGUEI A MINHA FANTASIA - Alaíde Costa
19. HINO DO CARNAVAL BRASILEIRO - Caetano Veloso e Jorge Mautner
20. CANTORES DO RÁDIO - Trovadores Urbanos
Faixas bônus:
21. HINO DO FLAMENGO - João Nogueira
22. HINO DO AMÉRICA - Tim Maia
23. HINO DO FLUMINENSE - Evandro Mesquita, Fausto Fawcett e Tony Platão
24. HINO DO VASCO DA GAMA - Paulinho da Viola e Los Hermanos
25. HINO DO BOTAFOGO - Zeca Pagodinho

4 comentários:

Marina disse...

Entrava quase que diariamente esperando por atualizações.
Eis que hoje um pouco desacreditada entro e me deparo com tão agradável surpresa!!
Muito obrigada, Bruno!
Tenha certeza de que minha semana de férias será muito mais prazerosa!!
Grande abraço.

Bruno disse...

Oi, Marina!
Puxa, que bom que você não desistiu do MPBruno... agora ele está de volta e espero corresponder às suas expectativas! Volte sempre!!!

Anônimo disse...

Olá, Bruno.
Que bom que você tornou a postar, tava fazendo falta suas novidades.
Adoraria ter disponivel aqui, alguns discos do início da carreira de Alcione: Gostoso veneno, E vamos à luta e Alcione.

Valeu.

Bruno disse...

Oi, Anônimo!
Sou muito fã da Alcione, mas preciso tomar cuidado com a Marrom. Tive problemas aqui no blog por conta de uma coletânea dela que "ousei" postar há alguns meses. Olha bem a lista das músicas que tinha a tal coletânea, depois vai no site de alguma loja virtual de CDs e compara com as músicas que traz um novo disco dela que saiu por aí. Você vai entender... Mas pode ter certeza que, sempre que dá, ponho Alcione em minhas coletâneas!
Obrigado pela visita!!!