sexta-feira, 9 de julho de 2010

Raízes [e frutos] da MPB 01 - Noel Rosa


De tempos em tempos, o jornal Folha de S. Paulo lança às bancas uma coleção diferente: já tivemos música erudita, museus, receitas, atlas e dicionários. Eis que chegou a vez da MPB ser contemplada... e o que se vê? Mais do mesmo. A ideia é ótima: selecionaram 25 dos mais importantes compositores da nossa música e montaram para cada um deles uma coletânea com gravações antigas desses autores. Só que o que vale, em cada número da coleção, é o livreto e, não, o CD. Porque são os livretos - escritos por feras como Zuza Homem de Mello, Tarik de Souza, Rodrigo Faour etc. - que realmente conseguem agregar diferencial ao produto, trazendo a biografia do artista, as letras das músicas contidas no CD, além de ótimas fotos.
Quanto ao conteúdo dos discos, o que se tem, de fato, é quase tudo já bem batido. Devo fazer aqui a ressalva para algumas raridades que a coleção resgata, como gravações inéditas em CD, por exemplo - mérito de pesquisadores dedicados e generosos, como é o caso do brilhante Faour. Mas são momentos realmente raros, predominando aqueles fonogramas surrados, que todo o mundo que gosta de MPB já conhece. Mas, em resumo, preciso dizer: vale comprar a coleção, porque os textos são ótimos, os livretos são realmente bonitos e as raras pérolas acabam compensando.
Só que, para compensar mais ainda, achei por bem lançar aqui no MPBruno uma coleção paralela e inspirada nesta da Folha. Enquanto a deles se chama "Coleção Folha Raízes da MPB", a minha vai se chamar "Raízes [e frutos] da MPB" e a regra vai ser: sigo rigorosamente a lista das quatorze músicas deles, apenas substituindo os intérpretes mais antigos (Orlando, Silvio, Aracy...) por alguns mais atuais (Ney, Gal, Diogo...). Depois, completo o rol com mais seis faixas, procurando cobrir algo de representativo da produção do compositor, tentando encaixar uma ou outra novidade e/ou raridade do mercado fonográfico. Quando não der, deixo a versão do CD da Folha mesmo. Mas vou tentar com que isso seja raro.
Então é isso: começo pelo grande Noel e fico na espera de que vocês gostem!
1. FEITIO DE ORAÇÃO - Zé Renato
2. SÉCULO DO PROGRESSO - Ana Costa e Martinho da Vila
3. PRA QUE MENTIR? - Cristiano Gualda
4. O X DO PROBLEMA - Amélia Rabello
5. CONVERSA DE BOTEQUIM - Diogo Nogueira
6. QUEM DÁ MAIS - Cristina Buarque
7. PALPITE INFELIZ - Roberto Silva
8. NUVEM QUE PASSOU - Francisco Alves
9. NÃO TEM SOLUÇÃO - João Nogueira
10. MULATO BAMBA - Marcos Sacramento
11. FEITIÇO DA VILA - Rosa passos
12. COM QUE ROUPA - Olívia Byngton
13. DAMA DO CABARÉ - Carmen Costa
14. O ORVALHO VEM CAINDO - Pedro Miranda
15. QUANDO O SAMBA ACABOU - Alaíde Costa
16. TRÊS APITOS - Mariana Bernardes
17. ÚLTIMO DESEJO - Wilson das Neves
18. JOÃO NINGUÉM - Monarco
19. RAPAZ FOLGADO - Martinho da Vila e Mart'nália
20. SILÊNCIO DE UM MINUTO - Roberta Sá

6 comentários:

Agatha disse...

Feliz por você ter atualizado..

:)

Anônimo disse...

Bruno,

Muito obrigada por ter voltado!!

Bruno disse...

Oi, Agatha! Oi, Anônimo! Muito obrigado pelas mensagens de vocês! Isso é o que mais me incentiva a continuar postando!
Abraçoooo
Bruno

Caio Xavier disse...

Olha Bruno, descobri esse blog há poucos dias e já estou viciado! Parabéns por seu trabalho. Ainda não escutei cuidadosamente a coletânea do Noel, mas a gravação de Chico Buarque de conversa de botequim é simplesmente inigualável. Quem grava a versão da coletânea da Folha?

Bruno disse...

Que bom que gostou do blog, Caio! Na versão da Folha, quem gravou "Conversa de botequim" foi o Moreira da Silva. Está impagável também, mas, como a proposta aqui era realmente mudar tudo, achei esta, que está à altura, né?!
Abraço e volte sempre!!!

Anônimo disse...

Parabéns pelo Blog. Já virei freguês....rsrsrs. Muita música boa e genuína.