quarta-feira, 14 de julho de 2010

Raízes [e frutos] da MPB 04 - Pixinguinha

Se existe mesmo a decantada Santíssima Trindade do Samba, ao lado de Donga e João da Baiana, Pixinguinha é, por certo, o Espírito Santo. Porque sua música permeia tudo o que se faz no Brasil até hoje em termos de ritmo, harmonia, melodia, arranjo etc. Impressionante notar a influência deste compositor na nossa MPB! Ouçam esta coletânea e entendam o que eu quero dizer: tem as cartas iniciais de várias vertentes do samba (pagode, de breque, canção etc.), tem os primeiros passos dos arranjos mais contemporâneos, tem as diretrizes primeiras da nossa música mais inventiva... Gênio, para se referir a ele, é pouco!

Para este quarto volume da coleção, segui o princípio de sempre, procurando versões novas ou raras para as composições de Pixinguinha. Daí que consegui juntar, em um mesmo disco, nomes bastante variados, como Quarteto em Cy, Marisa Gata Mansa e Elba Ramalho (esta novamente com uma gravação rara, inédita em CD), sem deixar de lado os previsíveis e onipresentes - em se tratando de choro - Época de Ouro, Dilermando Reis e Altamiro Carrilho. Beixem, ouçam, divirtam-se!

1. VOU VIVENDO - Cristina Buarque e Sérgio Ricardo
2. UM A ZERO - Zé Renato
3. OS OITO BATUTAS - Zé da Velha e Silvério Pontes
4. SOFRES PORQUE QUERES - Época de Ouro
5. LAMENTO - MPB-4 e Chico Buarque
6. YAÔ - Dudu Nobre
7. SAMBA DO URUBU - Quarteto em Cy
8. PATRÃO, PRENDA SE GADO - Fundo de Quintal
9. NAQUELE TEMPO - Altamiro Carrilho
10. A VIDA É UM BURACO - Carlos Malta
11. ROSA - Elba Ramalho
12. COCHICHANDO - Emílio Santiago
13. CARINHOSO - Marisa Monte e Paulinho da Viola
14. URUBATAN - Dilermando Reis
15. INGÊNUO - Marisa Gata Mansa
16. BENGUELÊ - João Bosco
17. GAVIÃO CALÇUDO - Sombrinha
18. FALA BAIXINHO - Elizeth Cardoso
19. PÁGINA DE DOR - Ney Matogrosso
20. MUNDO MELHOR - Vinicius de Moraes, Clara Nunes e Toquinho

3 comentários:

caiofernandoxp disse...

Já reparei que você é fã da Elba Ramalho, hein. rs. Mais uma vez obrigado pela coletânea!

Thaty Aguiar disse...

Acompanho aqui a muito, e foi uma grata surpresa passar por aqui e ver que vc voltou a postar.
Valeu pela partilha! rs
Bjinhus*

Bruno disse...

Oi, Caio! Oi, Thaty! Obrigado pelas mensagens de vocês!!! São essas manifestações que nos fazem continuar!!! Espero que estejam gostando das coletâneas!
Abração!