terça-feira, 30 de junho de 2009

Samba de Velha Guarda e seus convidados

Hello, galera!

É um grande privilégio e deve ser muito prazeroso gravar junto com a velha guarda de alguma escola. Por isso é que existem tantos registros desses grupos participando de discos de diversos artistas. Além disso, os discos das próprias velhas guardas também costumam receber convidados. As bases desta coletânea, então, são duas: esse discos todos, em que as velhas guardas cantam, como convidados especiais; e os discos das velhas guardas.

Para baixar, clique aqui.

1. SE EU ENCONTRAR COM ELA - Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho, Velha Guarda do Império Serrano e Velha Guarda da Portela - Quando as velhas guardas se encontram, parece que o samba fica mais forte. São vozes marcadas pelo tempo e lapidadas pela vida que enriquecem qualquer arranjo!

2. PERDOA - Teresa Crisina e Velha Guarda da Portela - Faixa tirada do primeiro disco (duplo) de Teresa, só com músicas de Paulinho da Viola. Uma estreia e tanto, com direito a uma participação desse nível...

3. CHÃO DE ESMERALDAS - Chico Buarque e Velha Guarda da Mangueira - Este samba foi gravado por Chico pela ocasião do enredo dedicado a ele. No embalo do evento todo, um CD foi lançado, só com mangueirenses ilustres, cantando sambas famosos da escola.

4. VOLTA MEU AMOR - Marisa Monte e Velha Guarda da Portela - Marisa fez muito pela Velha Guarda da Portela e o disco de onde esta faixa foi extraída certamente é seu momento máximo. A cantora participou em uma das faixas... coincidentemente (ou não) a melhor de todas.

5. PIANO NA MANGUEIRA - Leila Pinheiro e Velha Guarda da Mangueira - Assim como fez Chico em 1998, Tom também fizera um samba para a Mangueira, em 1992, quando da sua vez de ser homenageado. Do alto do carro alegórico em que desfilou, Tom ficava entre acenar para a arquibancada e rezar para a escola perder. É que estava morrendo de medo daquela altura toda e não queria pensar em ter que voltar no sábado das campeãs.

6. PINTURA SEM ARTE - Alcione e Velha Guarda da Portela - Silas de Oliveira foi um dos mais importantes compositores de samba enredo que se conhece. Só que, quando se arriscava pelos sambas de meio de ano, conseguia ser também brilhante. Esta faixa é um exemplo disso.

7. O HOMEM FALOU - Maria Rita e Velha Guarda da Mangueira - Não é fácil notar a presença da velha guarda aqui nesta faixa. Quem mixou o disco Samba meu, de Maria Rita, deixou bem de fundo as vozes da escola. Mas estão todas lá, para garantir a animação da faixa.

8. DERRAMANDO LÁGRIMAS - Cristina Buarque e Velha Guarda da Portela - A irmã de Chico Buarque é uma arroz de festa para ninguém botar defeito. Ela pode ser considerada um apêndice da Velha Guarda da Portela, de tando que anda junto com eles. Mas a harmonia e o entrosamento entre a cantora e o grupo é inegável.

9. SE FOI BOM PRA VOCÊ - Beth Carvalho e Velha Guarda da Mangueira - Divergências e oportunismos à parte, Beth é das mangueirenses mais ilustres. E aqui ela defende um samba delicioso, desses que clamam pelas pastoras em coro.

10. QUANTAS LÁGRIMAS - Zélia Duncan e Velha Guarda da Portela - A voz grave e rouca de Zélia casa muito bem com o timbre metálico e alto de Monarco. Por isso esta gravação é tão perfeita, tão gostosa de se ouvir e de cantar junto.

11. OS MENINOS DA MANGUEIRA - Lenine e Velha Guarda da Mangueira - A letra deste samba é linda, contando em tom fantasioso um Natal/Carnaval no morro da Mangueira. Emocionante!

12. PRANTO DE POETA - Dudu Nobre e Velha Guarda da Mangueira - O samba continua firme, com Dudu (torcedor da Mocidade) entoando versos imortais. Não dá para dizer qual delas é mais perfeita: a letra ou a melodia deste samba.

13. FAVELA - Jards Macalé e Velha Guarda da Portela - A genialidade de Macalé aflora mais uma vez. Para fazer crítica social em forma de música, apontando o dedo para as mazelas dos morros cariocas, o cantor chamou a Velha Guarda da Portela, deixando claro que, se o arranjo aponta para a violência atual, os convidados são a prova de que o bom samba nasceu no morro e na favela.

14. COM QUE ROUPA / O ORVALHO VEM CAINDO - Olívia Byington e Velha Guarda da Portela - É lindo ouvir o diálogo cordial que se estabelece no meio desta faixa, entre Monarco e Olívia. E é mais lindo ainda escutar cada membro da Velha Guarda da Portela entoando uma estrofe dos sambas.

15. INCOMPATIBILIZADO - Fernanda Abreu e Velha Guarda da Mangueira - Se Fernanda sempre se mantivesse nos arredores da boa música, talvez tivesse mais sucesso. Sua voz é especial, com vigor e suingue raros. Por esta faixa, dá para perceber como ela se sai bem no samba.

16. ONDE A DOR NÃO TEM RAZÃO - Vanessa da Mata e Velha Guarda da Portela - Além de compor aos magotes, Vanessa é também uma ótima intérprete. Mesmo quando se encarrega de cantar um samba já meio surrado, ela consegue impor sua marca pessoal e se destacar. Lindo contraste de vozes!

17. OUTROS CAMINHOS - Dona Ivone Lara e Velha Guarda da Mangueira - A imperiana Dona Ivone se irmana de seus contemporâneos mangueirenses e solta a voz. É momento mágico, em que a ancestralidade africana brota da garganta dessas pessoas.

18. LENÇO - Zeca Pagodinho e Velha Guarda da Portela - Este é um samba clássico de velha guarda, desses com segunda parte empolgante, para ser cantada bem alto. E Zeca não podia deixar de comparecer, ele que, desde seu primeiro disco, sempre abre espaço ao grupo.

19. A FLOR E O ESPINHO / O SOL NASCERÁ / NÃO QUERO MAIS AMAR A NINGUÉM - Roberta Sá, Duani, Alcione e Velha Guarda da Mangueira - O clima é de descontração, com direito a cacos e improvisos. Mas cada qual defende seu samba, com seu estilo peculiar. Roberta é doce e precisa, Duani é malandro e animado, Alcione é exuberante e perfeita.

20. GORGEAR DA PASSARADA - Beth Carvalho e Velha Guarda da Portela - Esta faixa chega a ser didática, com Beth apresentando cada um dos seus convidados, os membros da Velha Guarda da Portela. Mas o samba é lindo demais e não se torna nada cansativo.

21. EXALTAÇÃO À MANGUEIRA - Cauby Peixoto e Velha Guarda da Mangueira - As vozes de uma velha guarda são tão encantadoras que, até quando fazem duo com um cantor como Cauby, não soam deslocadas. Fica até charmoso!

22. DE PAULO DA PORTELA A PAULINHO DA VIOLA / FOI UM RIO QUE PASSOU EM MINHA VIDA - Paulinho da Viola e Velha Guarda da Portela - Agora a descontração é total, com os portelenses da antiga cantando junto com seu padrinho-afilhado. Momento único, de entrosamento total e alegria absoluta!

Link para baixar o CD: http://www.4shared.com/file/115237404/cad714cd/Samba_de_Velha_Guarda_e_seus_convidados_-_mpbrunoblogblogspotcom.html.

17 comentários:

Anônimo disse...

It's awesome to visit this web page and reading the views of all friends on the topic of this post, while I am also zealous of getting experience.
Here is my blog : v2 cigs reviews

Anônimo disse...

І hаvе read ѕo many posts about
the blogger lovers but thiѕ paragrаph is in fact a
nicе ρiеce of writing, kеep
іt up.

Stoρ by mу blοg post; www.sfgate.com

Anônimo disse...

There's definately a great deal to find out about this subject. I love all the points you have made.

Feel free to surf to my blog :: https://www.patrr.com/mediawiki/index.php?title=Discussioni_utente:AlvaErnst

Anônimo disse...

I'm really enjoying the design and layout of your website. It'ѕ а very
easy on the eуes ωhich makеs it muсh moгe pleаsаnt
fоr me to come heгe аnd visit moгe oftеn.
Did you hirе out a deѕigner to crеate your theme?
Superb wοrk!

Alsο ѵisit my wеb-sіtе: This Site
My webpage :: Http://Www.Prweb.Com/Releases/Silkn/Sensepilreview/Prweb10193901.Htm

Anônimo disse...

Hello tо evеrу one, it's actually a pleasant for me to visit this website, it includes precious Information.

Here is my blog :: sfgate.com

Anônimo disse...

Whаt's up i am kavin, its my first occasion to commenting anywhere, when i read this article i thought i could also create comment due to this sensible piece of writing.

Here is my page Go Here

Anônimo disse...

I love my perѕonal lаνa tubе!
!

my hοmeраge Green Smoke Coupons

Anônimo disse...

Increasingly men and womеn are аdopting thiѕ method which they're discovering pretty very simple to practice.

Feel free to visit my homepage; flex belt coupon

Anônimo disse...

fantastіc ρost, ѵеry infoгmative.
I ponder why the оppoѕіte exρerts of this sectоr
don't notice this. You must proceed your writing. I am confident, you've a great rеаԁeгѕ' base already!

Feel free to surf to my site 5thdegreeproductions.com

Anônimo disse...

For less than twenty-five pounds you'll be able to acquire a pedometer and it will help you lose excess weight with out going broke.

Here is my web blog :: adjustable dumbbells reviews

Anônimo disse...

This informative article offers a brief history on this wondering, damaged down
by the selections that confront the start household health club consumer.


Feel free to surf to my web site - http://www.getfitnstrong.com/bowflex-dumbbells/bowflex-adjustable-dumbbells/

Anônimo disse...

Being unique implies you have got anything which others really don't have and currently being well-known will be to be at the top rated that other individuals will start looking around you.

Also visit my homepage Get the facts

Anônimo disse...

Spot on ωith thіs write-uρ, І seгіouslу think thіs аmazing ѕitе nеeԁs a lοt more attentіon.
I'll probably be returning to see more, thanks for the advice!

Feel free to surf to my website; http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anônimo disse...

Link exchange is nothing еlse exceрt it іѕ onlу plаcіng the othеr peгson's website link on your page at suitable place and other person will also do similar in support of you.

my blog post ... V2 Cigs Review

Anônimo disse...

The Bowflex Blaze can be an entry-level residence gym that
packs sixty high-quality physical exercises and 210 lbs (upgradeable to 410 lbs) of electric power rod resistance.


Feel free to visit my homepage ... just click the following internet page

Anônimo disse...

Swimming is a snap and can be completed by any
age group.

Also visit my website - simply click the following post

Anônimo disse...

You have made some really good points there.
I checked on the internet for more information about the issue and found most people will
go along with your views on this website.

my web blog; Free Minecraft Accounts ()